Quanto vale o seu domÃnio na web?
Você já escolheu o seu domÃnio na web? Sabe realmente o quanto ele vale?
A cada dia que passa, milhares de novos sites são criados e igual quantidade de domÃnios é registrada, o que significa que, quanto mais tempo passa, mais difÃcil será encontrar aquele excelente nome de domÃnio para o nosso negócio por um preço realmente acessÃvel.
E você não deveria descuidar-se na tarefa da escolha, compra e venda de domÃnios a usar em seus empreendimentos, pois o domÃnio funciona na web como a fachada de sua empresa, a sua recepção, sendo portanto a primeira coisa e causar-lhe alguma impressão.
Antes de prosseguirmos, acredito que nós deverÃamos começar por algo bem simples, mas que algumas pessoas podem estar sem entender: o que são domÃnios?
O que são domÃnios?
Como já comentamos agora há pouco, domÃnios são a sua fachada (no caso, a “frente” de um site), o nome do site, o endereço pelo qual um visitante pode procurar um determinado site.
O nosso domÃnio, por exemplo, é o clube-do-dinheiro.com. O seu domÃnio será o nome que você comprar para identificar o seu site.
Um domÃnio é composto geralmente composto por três partes:
- O nome do domÃnio em si - no nosso caso, clube-do-dinheiro;
- A extensão do domÃnio - no exemplo, o .com;
- A designação do paÃs onde está registrado - no caso de domÃnios registrados por instituição do Estados Unidos, a designação do paÃs é omitida. Caso o clube-do-dinheiro.com fosse registrado no Brasil, por exemplo, terÃa ao final acrescentado o termo “.br”.
Há diversas possÃveis extensões para um domÃnio, bem como diversos paÃses onde aquele domÃnio poderá estar registrado, o que é vantajoso para quem está à procura de um novo domÃnio, mas já há tantos criados que é bom correr! Eu mesmo estava à procura de um novo domÃnio esses dias e um em que eu estava de olho havia sido comprado.
Após alguma luta encontrei outro igualmente bom. Ainda não estou com tempo para iniciar tal novo empreendimento, mas já o registrei - ficaria muito decepcionado se, uns dois meses depois, voltasse a verificar e percebesse que outra pessoa o adquiriu também!
Onde efetuar compra e venda de domÃnios?
Há principalmente dois tipos de sites / empresas especializados na venda de domÃnios: aqueles que vendem domÃnios que ainda não foram registrados (conhecidas em inglês como registrar ) e aquelas que leiloam domÃnios, alguns novos, outros com algum histórico de uso.
Deve-se tomar muito cuidado na hora de escolher um domÃnio, principalmente se for adquirir um que já tivera outro dono, pois seu domÃnio pode já ter sido bloqueado / banido de certos programas para monetização que podem lhe interessar futuramente, como faz o Google Adsense. Caso adquira um domÃnio que tenha sido banido por eles e queira utilizar tal sistema de monetização no mesmo, é aconselhado que entre o quanto antes em contato com a equipe de suporte do Google Adsense e esclareça a situação.
Geralmente evito os leilões, pois os valores dos domÃnios vendidos costumam atingir valores muito altos. Opto, assim, por adquirir junto com um registrar.
Você pode procurar um dos sites leilões e negociar a venda de seu domÃnio, caso o mesmo seja muito bom. Caso simplesmente queira não mais ter o domÃnio, é suficiente entrar em contato com o registrar e notificá-lo sobre tal fato. Deixar de pagar a taxa anual também fará você perder o domÃnio, por isso, evite ao máximo atrasar tais tipos de pagamentos.
Dicas para escolher um bom nome de domÃnio
- O Google Search, bem como outros motores de busca, desconsidera o uso de hÃfens em seu domÃnio, o que significa que, para posteriores cálculos no motor de busca, o domÃnio motordebusca.com terá o mesmo peso que o motor-de-busca.com. Logo você pode comprar domÃnios com ou sem hÃfen;
- Caso compre nomes de domÃnio com hÃfen, dê preferência a nomes com no máximo dois hÃfens - até algum tempo atrás, nomes com muitos hÃfens eram considerados spam pelo Google;
- Na hora de comprar seu domÃnio, escolha aqueles com extensões que serão muito bem-vindas na localização em que quer atuar. DomÃnios .com, por exemplo, são muitas vezes melhor que domÃnios .net. Quanto ao paÃs, você pode escolher um domÃnio americano, sem a extensão do local, ou a terminaçao .br ;
- No Brasil, hoje é liberada a venda de domÃnios .com.br para pessoas fÃsicas e jurÃdicas (até pouco tempo atrás somente pessoas jurÃdicas poderiam comprar domÃnios comerciais), bem como a venda de domÃnios .nom.br.
- Prefira nomes de domÃnios curtos, formados por uma combinação (ou aglutinação) de uma a três palavras no máximo;
- Não tenha pressa a ponto de ficar com o primeiro nome de domÃnio que encontrar! Há vários sites como registrar e todos eles possuem um formulário geralmente conhecido como “WhoIs” onde você pode checar se um dado domÃnio está disponÃvel ou não. Procure bastante - eu mesmo, quando vou adquirir um novo domÃnio, chego a passar cerca de uma hora, vendo e revendo milhões de nomes até encontrar o seu!
Ferramentas para estimar o valor de seu domÃnio
Provavelmente você quer saber quanto valem os domÃnios que você adquiriu ou quer adquirir. Mas será que é possÃvel saber isso?
Sim, é provável ter uma ESTIMATIVA do valor de cada domÃnio, mas não o valor real!
Cada ferramenta disponÃvel na Internet tenta calcular o valor de um domÃnio baseado em vários fatores, mas raramente chegam a um valor comum, o que reduz a credibilidade nas mesmas. Para um de meus blogs, por exemplo, o valor do domÃnio variou entre USD 300.00 e USD 12000.00 dependendo da ferramenta!
Uma ferramenta que você pode usar para estimar o valor de seu domÃnio é dnScoop.
Entretanto, vale lembrar que ele lhe dará uma estimativa baseada em cálculos e que, portanto, não quer dizer que seu blog realmente valha todo o valor.
Bem, agora você já pode tratar da compra e venda de seus domÃnios. E você? Tem alguma sugestão? Comente-a aqui!
Se você gostou deste artigo, que tal...
If you enjoyed this post, please consider to leave a comment or subscribe to the feed and get future articles delivered to your feed reader.



October 1st, 2009 at 7:35 am
Rapaz, to até pensando em vender meu dominio ou algua-lo.
October 27th, 2009 at 7:47 pm
Olá Luis, tudo bem?
Acabo de visitar o seu website e a sua proposta parece muito boa, só precisa trabalhar melhor o layout e, talvez, a parte de SEO.
Não sei o quanto você fatura atualmente com seu domÃnio, mas com certeza só vale a pena passá-lo adiante se conseguir um bom valor pelo mesmo, caso contrário você pode se arrepender mais tarde!
May 14th, 2010 at 8:28 am
dnScoop.com não funciona com dominios que não sejam .com