Características do pequeno empreendedor de sucesso

Abrir o seu próprio negócio e tornar-se um pequeno empreendedor é o sonho de muitas pessoas atualmente. E para este objetivo não existe idade e nem tempo certo ou incerto, o que vale de verdade é a capacidade de empreendedorismo de cada um. Afinal, você possui as características de um pequeno empreendedor de sucesso?

Aqui vale um lembrete: ter uma micro ou pequena empresa não faz de você um pequeno empreendedor e sim um micro ou pequeno empresário, pois para ter o perfil de um pequeno empreendedor é preciso analisar se possui algumas características necessárias para este perfil.

Por que se preocupar com isso? Simples: se você não possui este perfil empreendedor ou acha que só porque possui um pequeno negócio não precisa estar tão preparado, as chances de ir a falência são enormes. E mais: seus concorrentes possuem este perfil, então você não conseguirá sobreviver neste mercado acirrado sendo apenas o dono do seu negócio e não se preocupando em aperfeiçoar-se.

Então que tal continuar lendo o artigo e ver se possui estas características de um pequeno empreendedor de sucesso?

Um pequeno empreendedor…

  • Sabe assumir riscos

Conforme o artigo do Denilson sobre Risco x Rendimento, não há um bom rendimento sem haver um risco envolvido. Assim, se você não está disposto a assumir estes riscos e fazer o possível para minimizá-los, vá parando por aqui e faça uma grande reflexão sobre o que é ter o seu próprio negócio e fazer dele um sucesso.

Um pequeno empreendedor de sucesso saberá administrar estes riscos e enfrentar novos desafios.

  • É otimista

Se o dono do negócio não acredita que ele dará certo, como poderá fazer dar certo?

E como ser um pequeno empreendedor que terá um grande caminho pela frente se não houver otimismo e esperança de que os projetos terão sucesso?

Acreditar que tudo é possível utilizando sua capacidade de empreendedorismo é essencial.

  • Toma decisões importantes

Faz parte de todo negócio a tomada de decisões importantes e caberá ao pequeno empreendedor decidir o que precisa ser feito para que o seu investimento possa dar lucro e superar todas as expectativas. Para isso é preciso analisar alternativas e decidir qual a mais viável.

  • Sabe liderar

Ser líder não é ser chefe! Liderar é muito mais do que mandar que os outros façam alguma coisa, liderar é orientar, incentivar, fazer com que sua equipe sinta-se parte da empresa e que cada um saiba que possui um papel muito importante no crescimento da organização.

Neste mercado altamente competitivo, as oportunidades surgem para todos, mas somente os que possuem características de um empreendedor sabem aproveitá-las da maneira correta.

Aproveitar oportunidades nada mais é do que ver uma chance de algo novo e melhor até mesmo em meio a crises ou em momentos em que ninguém mais enxerga isso.

  • Possui conhecimento da área que atua

Ter paixão pelo que fazemos é um dos requisitos essenciais para obtermos sucesso com isso. Imagine fazer algo que desconhece os processos ou mesmo então alguma coisa que odeie.

Alguns cometem este erro constantemente abrindo novos negócios que não possuem conhecimento só porque está dando dinheiro. A conclusão disso é que vão a falência porque estão competindo com pessoas do mesmo ramo que possuem conhecimento e gostam do que fazem.

Se você quer investir em algo que acha que vai dar dinheiro, mas não tem conhecimento da área, antes de tudo, busque este conhecimento e torne-se um expert no assunto. Isso aumentará em grande porcentagem sua vantagem competitiva como empreendedor.

  • É independente e autoconfiante

Não que isso faça a pessoa ser egoísta, pois egoísmo é uma das características que um pequeno empreendedor de sucesso não possui.

Ser independente significa ser o seu próprio patrão, ter sua opinião própria, saber tomar atitudes. E autoconfiante é o quê? É confiar em você mesmo e acreditar que você pode fazer tudo isso, que você é capaz.

  • É organizado

O sentido de organização para um pequeno empreendedor vai muito além de deixar arrumada sua mesa e papéis. Lógico que isso é importante, mas ser organizado como empreendedor é saber aliar todos os processos e recursos da empresa (humano, material e financeiro) de forma que juntos possam dar o resultado que você espera para a empresa.

  • Conhece a importância de um bom planejamento

Ainda é preciso explicar a importância de um bom planejamento? Sem planejamento os riscos são maiores e as chances de sucesso diminuem. Além disso, quando há planejamento os custos são menores e o lucro é maior.

Um pequeno empreendedor sabe que deve usar seu senso de organização e vontade de ganhar dinheiro para planejar todos os projetos da empresa.

  • Busca informações e sabe adaptar-se

Atualmente quem possui informação é mais poderoso do que quem não possui. Saber mais do que os demais dá uma vantagem competitiva em relação aos demais, pois a quantidade de novas informações que surgem diariamente e que poderão ser utilizadas em seu negocio é muito alta.

E às vezes a busca de informações te leva ao conhecimento de uma mudança de mercado. É aí que entra a questão da adaptabilidade. Não adianta simplesmente você ignorar a nova informação e continuar parado no tempo. Informações foram feitas para colaborar com a evolução, tanto sua como empreendedor quanto do seu negócio. Quem não se adapta, não se mantém por muito tempo dentro do mercado e muito menos se torna um empreendedor de sucesso.

Estas são somente as características mais importantes de um pequeno empreendedor porque citar todas poderia te assustar no início. Acredito que a chave de qualquer empreendedor, seja ele micro, grande ou pequeno empresário, é aceitar que o mercado está em constantes mudanças e que a concorrência aumenta a cada dia que passa. Assim, não adianta ter um perfil empreendedor, abrir um novo negócio e não fazer mais nada para o aperfeiçoamento contínuo.

Existem palestras, cursos e muitas matérias nesta área. O Sebrae mesmo possui um cronograma de cursos (que já foi até disponibilizado aqui em “Cursos do Sebrae”) voltado a todos pequenos empreendedores que desejam tornar-se um sucesso. E o melhor: é gratuito. Basta apenas ter vontade, pesquisar e se informar sobre as opções existentes em cada cidade.

As exigências de um empreendedor mudam conforme as novas exigências e tendências do mercado se alteram, então o verbo ATUALIZAR-SE não deve ficar de fora do contexto de quem pretende tornar-se um pequeno empreendedor de sucesso (e por que não desenvolver-se e tornar-se um grande empreendedor de sucesso).

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nosso e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

3 comments

  1. admin says:

    Aqui estou eu, marcando presença na leitura de mais um texto de nossa amiga Jeniffer! O artigo está muito bom, Jeniffer! Espero ver qual será o próximo que sairá de sua cartola. :-)

  2. Marcio says:

    Bom dia a todos os leitores!

    O artigo realmente está bem explicado, e para quem tem vontade de ser empreendedor vale seguir as dicas.

    abs.

    MARCIO

  3. carlos alberto de almeida santos says:

    Muito bom, lendo e relendo sempre…
    Ter dedicaçao ousadia na medida certa e observando os detalhes …
    Foco em uma ideia e sempre buscando alternativas extrategias, passo a passo para ser um bom empreendedor nao e mesmo??
    Materias como estas so vem a contribuir !!
    PARABENS!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print