Como ganhar dinheiro honesto no Twitter?

Se você espera ganhar mais dinheiro no Twitter do que em seu atual emprego, é bem provável que não o consiga. E não estou dizendo isso imaginando que você não se empenhará, não é nada disso. O fato é que o Twitter foi apontado como a próxima “mina de ouro”, mas nunca foi realmente concretizado para tal fim. Sim, empresas se utilizam do mesmo em suas estratégias de Marketing e obtém alguns resultados, mas para elas o Twitter é somente uma pequena parte de sua estratégia corporativa.

Bem, após o “banho de água fria”… Sim, é possível ganhar dinheiro de forma honesta “tweetando”. Mas isso depende de quais são ss habilidades e competências na web.

Meios de ganhar dinheiro no Twitter

Por exemplo, se você já possui um blog ou website e o rentabiliza de alguma forma (venda de publicidade, produtos ou serviços), pode melhorar o retorno do seu negócio atual por meio do tráfego proveniente do Twitter. Assim, ao reunir seguidores interessados no seu nicho de atuação, terá um canal a mais para alcançar sua audiência (em vez de depender somente dos motores de busca).

Se você não possui um website, mas já está acostumado a vender seus serviços em sites como o Fiverr, pode então oferecer Fiverr gigs para “tweetar” mensagens de empresas ou pessoas para seus seguidores. Isso, claro, dependerá muito do número de pessoas que o seguem: ninguém irá pagar-lhe para fazer isso se possui menos de 25.000 seguidores. E conseguir todos esses seguidores pode tomar muito tempo!

Seguindo a lógica do parágrafo anterior, você também pode ser pago para “tweetar” por meio de plataformas especializadas nisso. Infelizmente, não conheço nenhuma em língua portuguesa, mas em língua inglesa há algumas, como PaidPerTweet.com, SponsoredTweets.com e AdDynamo.com. A proposta parece genial, mas antes que você se anime demais e pense em pedir demissão no seu atual emprego, lembre-se: você precisa ter muitos, muitos seguidores mesmo, para começar a haver algum valor nisso!

Um último meio e talvez o mais sólido no longo prazo é desenvolvendo um negócio de marketing digital e incorporar o uso do Twitter em seus serviços. Essa é a melhor oportunidade, em minha opinião, porque empresas sérias e focadas em seu produto geralmente não possuem muito tempo para empregar em toda a sua estratégia de marketing digital, delegando essa tarefa a agências especializadas nisso.

Como conquistar muitos seguidores engajados?

Esse é o X da questão! Não é muito fácil conquistar um bom número de seguidores no Twitter. Se fosse fácil, pode ter certeza que o valor presente nisso seria ainda menor! Para mim, esse é um baita trabalho manual, na medida em que eu mesmo procuro seguir outras pessoas e interagir com elas. Para mim, uma boa forma de conquistar seguidores é a seguinte:

  • Tente seguir pessoas ativas e enquanto estão online – há uma maior chance de que elas sigam-no de volta;
  • Se possível, siga pessoas que já seguem outras contas Twitter focadas em seu nicho – basta fazer uma busca no Twitter para encontrar tais contas e então ver quem são seus seguidores;
  • Interaja com seus seguidores e outras pessoas, principalmente se “retweetarem” uma mensagem sua;
  • Deixe de seguir aqueles que não o seguem – pode usar a versão gratuita de JustUnfollow.com para isso;
  • Repita todo o processo diariamente, mas sem exageros para não ser banido!

Se feito corretamente, poderá conquistar de 30 a 70 novos seguidores diariamente. Infelizmente, se utilizar somente este meio para conseguir seguidores, poderá tomar mais de um ano para alcançar pelo menos 20.000 seguidores. Entretanto, se você divulgar seu Twitter em seu blog/website, em outras redes sociais e em sua assinatura de e-mail, poderá alcançar tal base de usuários em um intervalo bem menor.

E o que fazer quando tiver alcançado um bom número de seguidores em uma conta de usuário Twitter? É hora de criar outra focada em outro nicho, assim poderá oferecer serviços de publicação no Twitter em empresas de diversos ramos.

E o que dizem as grandes fontes de informação a respeito das oportunidades presentes na plataforma Twitter? Bem, pelo que li em artigos, ao menos para a emissora Globo, Twitter não é uma grande fonte de dinheiro, pois o tráfego que a mesma obtém por meio do Twitter e Facebook, somados, é menor que 2% de seu total. Gostaria então de saber como as grandes marcas estão conseguindo visitantes (bem, na verdade, acho que já sei).

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nosso e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

2 comments

  1. Douglas says:

    Olá colega, como vai?

    Eu sinceramente não entendi bem esse post, me perdoe pela ignorância, primeiro não ficou muito claro para mim como se dá a questão do marketing digital e segundo você não deixa claro na última frase como as grandes marcas conseguem visitantes.

    Enfim, fiquei “boiando” nesse texto.

    Abraços,

  2. admin says:

    Olá Douglas, tudo bem? O objetivo do texto é discutir quanto ao uso do Twitter para ganhar dinheiro.

    Quando se começou a falar no uso do Twitter para marketing digital (isto é, para divulgar marcas, produtos, serviços, websites etc.), logo muitos começaram a vender “soluções miraculosas” dizendo que qualquer um poderia ganhar muito dinheiro com isso. Meu intuito com o texto é mostrar que você pode ganhar algum dinheiro por meio de tal estratégia de uso do Twitter, mas está bem longe de ser tão maravilhoso como pregam por aí.

    Quando cito o marketing digital, comento sobre a possibilidade de criar-se um negócio, uma agência de marketing digital, isto é, uma empresa especializada em comunicação, produção e logística para a Internet. No Brasil já há várias empresas focadas nisso, mas ainda há espaço para outras, sim, principalmente com o foco em pequenas empresas locais. Isso quer dizer que basta ter uma conta no Twitter com 5.000 ou 10.000 seguidores e estarei apto a trabalhar com marketing digital? Não, pois o Twitter é somente uma das várias táticas a serem empregadas.

    Quanto a como as grandes marcas, por exemplo a Globo, conseguem visitantes, o processo é simples: elas possuem contas de usuário no Twitter que são geridas por especialistas na produção de mensagens e atividades no Twitter que gerem divulgação no próprio, de forma que mais e mais pessoas passem a seguir suas contas. O próximo passo, então, é enviar mensagens instigantes, que levem seus seguidores a clicar em seus links para verem o que está se passando em seus websites.

    Em outras palavras, um processo similar ao que foi apresentado aqui, SÓ QUE gerido por profissionais full time, algo que o pequeno empreendedor infelizmente pode não ter à sua disposição, mas seguindo os passos aqui apresentados poderá apresentar também bons resultados.

    Acredito que o “boiar” na discussão ocorreu por falarmos aqui sobre marketing digital, um tema que há muito tempo não discutimos aqui e talvez não com a profundidade necessária. Tentarei escrever um artigo introdutório sobre o mesmo ou indicar-lhe um mais tarde, ok?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print