A diferença entre “ganhar dinheiro” e “fazer dinheiro”

E esta é a nossa quarta lição e vamos abordar outro tema pouco comentado: a diferença entre ganhar dinheiro e fazer dinheiro, que apesar de aos olhos incautos parecerem a mesma coisa, apresentam uma grande diferença entre si e para melhor situar-nos, comecemos analisando um país em que se fala cada um deles: Brasil e Estados Unidos.

Ganhar dinheiro

Aqui no Brasil, quando falamos, pesquisamos ou estamos de qualquer forma interessados em dinheiro, o que você ouve alguém dizer: ganhar dinheiro ou fazer dinheiro? É “ganhar dinheiro” o termo que mais empregamos. Esse termo demonstra uma atitude mais passiva, de esperar que as coisas aconteçam.

Ganhar dinheiro na loteria, ganhar dinheiro do céu e outras tantas expressões com as palavras “ganhar” e “dinheiro” demonstram que tudo o que queremos é que o dinheiro chegue até nós, mas não demonstramos interesse em ir até ele, procurá-lo, “criá-lo”, quando usamos tais expressões.

Essa expressão então apesar de poder ser utilizada livremente também com um sentido mais ativo, de conseguir dinheiro por meio de algum empreendimento, possui em si próprio um significado já bastante forte e sólido no sentido de “eu quero que o dinheiro venha até mim, mas não estou interessado em fazer algo para que ele venha” e você concordará comigo que esta não parece a melhor forma de fazer com que o dinheiro chegue até você, não é mesmo?

Fazer dinheiro

Nos Estados Unidos, já é um pouco diferente, há muito mais enraizada a crença de que “se você realmente quer, você precisa correr atrás”. Ainda adolescentes, muitos dos jovens são incentivados a realizar pequenas tarefas a fim de ganhar dinheiro, ou melhor, fazer dinheiro. Você pode cortar a grama, arrumar o jardim, cuidar das crianças, enfim, há hábitos que levam a pessoa a movimentar-se e não ha ficar parado e esperar que o dinheiro caia do céu.

Claro, também existe o “ganhar dinheiro na loteria” e outras tantas expressões com quaisquer das duas expressões aqui estudadas, mas o que quero mostrar aqui é a necessidade de desenvolver em nossas mentes um bom significado para aquilo que desejamos a fim de que possamos alcançá-lo.

Se você não se sente bastante convencido, basta lembrar que somos o país do futebol. Não vencemos a última copa, mesmo assim, ainda somos o país com o maior número de vitórias em Copas. Além disso, nossos melhores jogadores são disputados por times de todo o mundo e sabe por que tudo isso? Porque vivemos, respiramos, comemos futebol todos os dias – não importa se em período de Copa, Campeonato Brasileiro ou se é somente uma pelada entre amigos, todo mundo quer virar um especialista em futebol, todo mundo quer aprender um pouco mais, treinar, ser o melhor.

Ame seu dinheiro tanto quanto ama o futebol!

Já imaginou que fantástico não seria se amássemos nosso dinheiro tanto quanto amamos futebol?

Acredito que você pode ter achado estranha a parte da afirmação que diz “ame seu dinheiro”, mas tenho certeza que você não achou estranha a parte “ama o futebol”. Por que podemos amar e respeitar um esporte, enquanto não o poderíamos fazer quanto a um instrumento financeiro tão importante em nossas vidas?

Ame o seu dinheiro, respire o seu dinheiro. Não queira somente ganhar o seu dinheiro, está na hora de fazer o seu dinheiro, de assumir uma postura ativa, de correr atrás, de lutar por ele. Você faz o seu dinheiro trabalhando, você faz o seu dinheiro por meio de seu negócio, você faz o seu dinheiro tendo uma excelente ideia e pondo-a para funcionar. Há muitas formas de fazer o seu dinheiro e você não deveria desprezar tais oportunidades: analise-as e e escolha as melhores.

E como posso fazer meu dinheiro?

Se esta é a pergunta que está rondando a sua mente neste momento, não se preocupe, no momento certo teremos muito mais informações que o ajudarão a definir o melhor meio de fazer dinheiro para você. Isso será mais especificamente na parte 4 e ainda estamos encerrando a segunda parte, então vamos com calma, ok? 😉

O mais importante, por agora, é que você se conscientize da importância de tomar alguma atitude, de ter um pensamento mais ativo, no sentido de “devo fazer algo para mudar isso”. Se você conseguir firmar esse pensamento em sua mente, já conquistamos um dos principais objetivos desta parte. 🙂

Exercício

Você já parou para pensar que quando nós precisamos de dinheiro geralmente pensamos em como ganhar dinheiro em vez de como fazer dinheiro? Que tal fazermos uma lista com cada uma dessas formas?

Escreva uma lista com 10 a 15 itens descrevendo formas de ganhar dinheiro (geralmente formas passivas) e outra lista com 10 a 15 itens descrevendo formas de fazer dinheiro que você poderia utilizar. Perceba bem um ponto importante, não são somente formas de fazer dinheiro, mas formas de fazer dinheiro que você poderia empregar em seu dia-a-dia para atingir seus objetivos financeiros.

Depois disso, supondo que você enumerou suas listas de acordo com a afinidade que possui em relação a cada item, selecione os três primeiros items de cada lista e escreva uma página de caderno ou folha A4 descrevendo segundo sua atual opinião (sem pesquisas na Internet por enquanto) como funciona cada uma daquelas formas.

O objetivo aqui é, além de testar sua capacidade de distinguir ambas as formas, é verificar o quanto você conhece sobre aquelas formas com que você mais se identifica e, no futuro, poderão ser oportunidades em sua vida. Sendo assim, quanto mais dificuldades você sentir para escrever sobre algo, significa que você ainda precisa aprender muito sobre aquilo a fim de sentir-se melhor familiarizado.

E então: ganhar dinheiro ou fazer dinheiro?

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o curso Educação Financeira]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Carolina says:

    oii,eu sou carolina , eu nao costumo ler blogs.. mas estava procurando uma coisa na intenert e achei esse blog muito interessante ja li varios tópicos achei mt interessante adimiro suas experiencias e seus relatos , quando eu crescer gostaria de fazer algo na area de direito pelo menos ate agora eu acho que vou fazer direito mesmo nao conhecendo muito bem a area por isso queria sua ajuda qual ramo do direito voce sugeria? principalmente para uma pessoa mt determinada que adora justiça que quer morar fora do brasil ?
    Sei que sou um pouco nova pra ir pensando nisso mas tenho mt interesse e me sinto mau em estar parada perdendo tempo podendo aprender tanta coisa e como eu sou burra comparando a quantidade de coisa que tem para aprender e tantas experiencias que ainda vou viver mas que eu quero saber de tudoo logo agora mesmo tendo apenas 14 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print