A diferença entre ganhos de capital e fluxo de caixa

Olá a todos e para não perdermos o ritmo em nosso curso de Educação Financeira, aqui vamos a mais um artigo, desta vez apresentando a diferença entre ganhos de capital e fluxo de caixa. Você sabe realmente o que significa cada um desses termos e quando é melhor um ou outro em sua vida? Bem, então vamos que está na hora de aprendermos mais um pouco!

Ganhos de capital

Ganho de capital é todo tipo de retorno financeiro que é feito uma única vez, geralmente por meio da venda de algum tipo de produto. Exemplo: se eu vendesse (o que não é de meu interesse!) o Clube do Dinheiro a outra pessoa, eu receberia um pagamento pelo mesmo – esse pagamento, obviamente, vai ser efetuado uma única vez, já que é uma venda, não uma locação, e é por isso que chamamos de ganho de capital.

Esse tipo de retorno possui a vantagem de geralmente ser mais alto, já que geralmente você estará abrindo mão de algo, mas só lhe traz tal retorno uma única vez, desta forma, para se ter novos ganhos, você precisará estar sempre empregando esforços na compra de novos produtos ou no desenvolvimento dos mesmos.

Fluxo de caixa

Já a expressão fluxo de caixa depende bastante do contexto em que está sendo aplicada. Em empresas, por exemplo, fluxo de caixa refere-se à movimentação financeira diária (ou de outra periodicidade) de entrada e saída de dinheiro.

Em finanças pessoais (que é o nosso caso aqui desta vez), fluxo de caixa trata-se de um tipo de retorno financeiro que é feito periodicamente, geralmente proveniente da prestação de serviços ou da locação de algo. Exemplo: em vez de vender o Clube do Dinheiro, posso decidir expor produtos de terceiros aqui mediante um pagamento mensal – isso é fluxo de caixa, já que terei uma entrada de capital periodicamente.

Por ser periódico, o que recebemos em cada pagamento é geralmente bem mais baixo do que poderíamos ter por meio de um ganho de capital, mas temos a vantagem de receber isso não somente uma vez. Sendo assim, podemos determinar qual dos dois meios de ganhar dinheiro é mais interessante para nós baseado em quanto receberemos ao longo de um intervalo de tempo que desejamos: se estou tentando ganhar dinheiro para uma nova empreitada minha e preciso ter esse dinheiro em dois ou três meses, dificilmente teremos fluxo de caixa suficiente para um novo negócio nesse intervalo de tempo, mas se desejamos para o pagamento da faculdade do filho daqui a 10 anos, então temos uma margem de tempo suficiente para apontar algum tipo de fluxo de caixa que seja viável para tal.

Ganhos de capital ou Fluxo de caixa?

Como estamos desenvolvendo aqui nossa Educação Financeira (e nossa independência financeira deveria ser um ponto a se focar), deveríamos seguir conselhos que buscam isso, a criação de mecanismos para termos capital suficiente para manter nosso estilo de vida (e muito mais) sempre.

Aqui, podemos apontar palavras de Robert Kiyosaki e Tim Ferriss que incentivam o foco em fluxo de caixa, pois apesar de haver a possibilidade de boa alavancagem por meio de ganhos de capital, este exige mais esforços para novos ganhos, enquanto que um bom fluxo de caixa escolhido deveria trazer mais e mais dinheiro a cada fluxo de caixa com os mesmos esforços ou até menos!

Quem lê as obras de Kiyosaki poderá vê-lo falando sobre a locação de imóveis e terrenos como boas fontes de fluxo de caixa. Já no caso de Ferriss, você verá ele citando a “musa”, um tipo de negócio de sua escolha capaz de adotar uma estrutura de organização em que você ganhe mais dinheiro sem precisar envolver-se diretamente com o processo operacional.

Podemos aproveitar o momento e fazer a comparação também com aquilo que aprendemos ao ler a obra Os Princípios de Investimento de Warren Buffet, onde o autor cita o foco em ações que possam lhe render dividendos (fluxo de caixa, já que você recebe dividendos periodicamente por manter ações em seu poder) como uma boa estratégia pra ganhar dinheiro, em vez de focar a compra e venda de ações (claramente, ganho de capital).

Exercício

E agora, para não perdermos o costume, hora de alguma atividade para fixação do aprendizado. 🙂

Enumere 10 tipos de atividades cujas receitas podem ser consideradas ganhos de capital e outras 10 cujas receitas sejam fluxos de caixa. Preferivelmente, selecione atividades que você teria interesse em desempenhar!

Agora, explique porque cada uma delas é do tipo ganho de capital ou fluxo de caixa, e se possível, explique como se poderia trabalhar cada uma delas para gerar o outro tipo de receita (por exemplo, se eu falo da venda de imóveis como ganho de capital, posso dizer que se eu praticar a locação do mesmo em vez de venda, estarei desenvolvendo um fluxo de caixa).

Depois, selecione a atividade que lhe seja de maior interesse em cada um desses grupos e responda: como você poderia desenvolver essa atividade? Quais os investimentos iniciais necessários? É necessária a compra de um equipamento especial? Precisaria de mão-de-obra especializada? E matéria-prima, qual o tipo de matéria-prima necessária?

Enfim, faça todo o levantamento em torno daquelas atividades a fim de saber o que precisaria ser feito a fim de iniciar atividades naquele ramo. Mesmo que você não pretenda iniciar um negócio agora, isso o ajudará a ter uma melhor dimensão do que será necessário em um empreendimento daquele tipo.

Espero que tenham gostado deste artigo, no próximo estaremos aqui a falar sobre o balanco financeiro e como melhor equilibrá-lo em sua vida. Até breve!

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o curso Educação Financeira]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Diego says:

    Estou gostando muito do seu curso sobre educação financeira, comprei o livro que você mais indica, Os segredos da mente milionária, estou esperando ele chegar para começar a ler, aqui no seu blog estou aprendendo muito, continue com esse seu ótimo trabalho! muito obrigado por disponibilizar um conteúdo tão valioso que é saber cuidar do seu dinheiro e saber como fazer ele trabalhar pra você! Muito obrigado, abraços 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print