Abordagem: como despertar interesse no cliente logo no primeiro contato

Depois de conhecer as técnicas de negociação e técnicas de vendas, nada melhor do que começar a colocar os processos de uma venda e negociação em prática, focando sempre os pontos mais importantes. Como existe aquela frase que diz que “a primeira aparência é a que fica”, vamos ver sobre Abordagem: como despertar interesse no cliente logo no primeiro contato.

Se você disse que isso não é possível, realmente está precisando ler este artigo. Já se é do tipo que ficou curioso para conhecer as dicas de abordagem e ver como conquistar o seu cliente, vale a pena continuar a ler. Em qualquer caso, as dicas serão importantes até para quem sabe (ou acha que sabe) fazer uma boa abordagem.

Quando uma pessoa vai fazer uma abordagem de negociação, seja em uma venda ou outro tipo de transação, há duas maneiras de escolher suas ações e a forma como irá tratar o seu cliente. Estas abordagens são chamadas de integrativas ou distributivas.

Uma abordagem integrativa procura criar um valor para o cliente, onde o vendedor ou negociador busca compartilhar informações, buscando uma relação de parceria onde ambos sairão ganhando. Já na abordagem distributiva, a informação é vista como um tesouro que só pode ser compartilhado na base da troca, onde existe até mesmo pessoas que utilizam esta abordagem para mentir e enganar clientes.

Se você já trabalha com negociação e vendas, já conseguiu identificar seu perfil de abordagem ao cliente e deve saber que se tem uma abordagem distributiva deve agora mesmo começar a torná-la integrativa se quiser ganhar a confiança de seus clientes e fazer boas negociações.

Como já falado no artigo de Técnicas de Negociação, cada fase deve ter uma atenção especial e a abordagem é importante acontecer de forma correta.

Talvez pareça um processo simples, mas muitas pessoas esquecem de detalhes como um simples sorriso no rosto antes de abordar o cliente. Outra dica que nem sempre é seguida é saber avaliar o perfil do cliente antes de chegar oferecendo um serviço pu produto. A melhor forma de fazer isso é sorrindo e perguntando se pode ajudar. Com uma simples resposta da pessoa você já consegue ver se ela é do tipo que gosta que mostrem as mercadorias, se gosta de escolher sozinha, se já sabe o que quer ou se ainda está na dúvida, etc. Em cada um destes casos é preciso tomar uma atitude diferente, mas para saber qual é a correta é necessário ter paciência e saber diferenciar seus clientes.

Então fica a dica muito importante: sorria! E depois: lembre-se de que cada cliente possui um perfil de consumidor e jamais os trate da mesma forma.

Depois que sentir que pode continuar com sua venda ou negociação e já sabe o perfil do cliente, saiba colher as informações necessárias sem parecer invasivo. Não adianta fazer perguntas desnecessárias em momentos inoportunos: saiba ser paciente e espere que o cliente corresponda. Esta é uma das dicas muito importantes na abordagem de um cliente.

É normal do ser humano não saber esperar e existem tantas pessoas que você quer atender que não tem como ficar reagindo calmamente, mas prefira agir com qualidade do que em quantidade e ganhará clientes no primeiro contato que depois se tornarão seus fiéis compradores. Isso porque o mundo e o mercado já estão repletos de pessoas que querem vender em quantidade e poucas aprenderam a forma correta de abordar um cliente: ser cauteloso, observador e saber o momento certo de falar.

São dicas que podem paracer simples ou complexas conforme o tipo de abordagem que cada um já está acostumado a praticar, mas que são necessárias para uma primeira impressão correta. São nas pequenas atitudes de negócios que é possível ganhar ainda mais dinheiro.

Viu como é importante conhecer a Abordagem: como despertar interesse no cliente logo no primeiro contato para a realização de novas vendas e boas negociações? A partir de hoje, comece a praticar ou aprimore o que já fazia e depois nos conte como foi o resultado. Com certeza será positivo…

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. francisco says:

    adorei

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print