Article Marketing ainda funciona?

Como alguns já devem ter percebido, este ano estou focado em produzir conteúdo e pesquisas que podem ajudar aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio na Internet. E quem possui um negócio online provavelmente já se deparou com o tão conhecido internet marketing – nome bonito, que representa a aplicação das práticas de marketing na Internet.

E em internet marketing há diversas práticas: search engine marketing, e-mail marketing, article marketing, etc. Bem, hoje gostaria de concentrar a sua atenção, amigo, sobre o article marketing, uma prática que nos últimos anos (até fins de 2011) foi praticamente sinônimo de “tráfego sem esforço” e que agora sofreu muitas mudanças. Estive empreendendo alguns experimentos com meus próprios websites e acredito que os resultados não são dos melhores, mas vamos lá…

Automated Article Marketing não funciona mais!

Se você pretende adquirir uma ferramenta para submissão em diretórios de artigos (como o Article Marketing Robot, que foi usada em meus testes) pensando que conseguirá milhares de backlinks para o seu website, aqui está o veredicto: sim, você conseguirá milhares de backlinks, mas acabará afundando seu website.

O fato é que iniciei uma campanha para criação de backlinks de forma lenta (1 a 3 backlinks por dia) para um conjunto de páginas de um dos meus websites e não vi resultado positivo nenhum. Alguns poderiam criticar-me, dizer que deveria ter diversificado mais o perfil de backlinks, mas o que eu desejava mesmo era verificar se tal estratégia funcionava, então a usei de forma lenta e exclusiva. Esperava ver uma pequena curva de crescimento e depois caindo, o que indicaria alguma melhoria e em seguida prejuízo devido ao perfil de backlinks não ser diversificado, mas não foi isso que observei, a única coisa que percebi foi a queda mesmo!

Talvez eu esteja me precipitando, mas a julgar pelo abandono em que se encontra o fórum de suporte da ferramenta AMR bem como o fato de que cada vez menos pessoas estão a falar sobre essa tática, acho que, ao menos por agora, article marketing automatizado está realmente enterrado!

Eu, por exemplo, ainda me utilizarei daquela ferramenta devido a outras características da mesma, mas não mais a usarei para submissão de artigos em massa (que, se por um lado é ruim porque essa era uma das poucas táticas de linkbuilding que funcionavam, por outro é bom, pois talvez leve a uma redução do conteúdo duplicado encontrado por aí).

Article Marketing funciona, mas nem tanto

A tática de Article Marketing em si ainda funciona, porém em uma escala cada vez menor. Isso para mim ficou claro ao verificar as estatísticas de um dos meus websites e perceber que um dos diretórios de artigo para o qual eu escrevo e publico artigos manualmente trouxe-me, de 01 de janeiro de 2013 a 14 de abril de 2013, somente 5 visitas, enquanto que, no mesmo período em 2012, foram 15 visitas. Sinceramente, ambos os valores são bem baixos, mas é perceptível a queda – pior é que procurei por outros diretórios de artigos conseguindo visitas para meu website naquele período e nem mesmo encontrei!

Aí então fica uma grande interrogação: já ficou claro que marketing automatizado não funciona, mas vale a pena ainda dedicar esforços ao article marketing realizado manualmente, escrevendo-se conteúdo de qualidade? Especialistas por aí dizem que sim, mas minhas estatísticas dizem que não. E eu vou dar mais credibilidade às minhas estatísticas, afinal de contas, elas estão aqui, bem mais perto de mim e posso realmente comprovar, enquanto que não dá para separar facilmente especialistas de charlatões na Internet, não é mesmo?

Como devo investir meus esforços em Marketing?

Essa é uma excelente pergunta, mas em vez de dar a resposta vou apontar a direção… A partir das estatísticas do mesmo website, fica bastante claro que:

  • A imensa maior parte de meu tráfego vem dos motores de busca, como consequência de anos focando os mesmos. Não aconselharia ninguém a focar somente neles hoje, pois eu mesmo já tomei várias “rasteiras” do Google Search, como já devem ter percebido em meus artigos aqui; 🙁
  • A seguir, em 2012 tive um bom número de visitas do Dihitt, o qual excluiu minha conta de usuário sem motivo algum no início do ano. Estava certo de não voltar mais a usá-lo, mas com o enfraquecimento que o article marketing teve, já voltei a criar uma conta de usuário lá para divulgar alguns de meus blogs (again);
  • Outra fonte de visitas foi o Twitter, com uma conta que publica automaticamente links para os novos artigos. Acho que preciso dedicar mais algum tempo àquela conta, estar mais próximo dos leitores;
  • E uma última fonte que vale a pena ser citada são os provedores de e-mail. Sim, muitas pessoas recebem nossas atualizações via e-mail e a partir dele acessam nossos artigos. Isso fica registrado em nossas estatísticas e nos demonstra a importância de investir mais tempo em meios de levar as pessoas a assinarem nossas newsletters. 🙂

Eu diria que tanto o Dihitt, Twitter e os e-mails são formas (quase) automatizadas de trazer tráfego interessado no que estamos apresentando. Já quanto aos motores de busca, está cada vez mais difícil agradá-los! Não basta somente escrever artigos de qualidade excelente, ainda é preciso conseguir backlinks, mas são backlinks de lugares realmente difíceis de conseguir, lugares que somente grandes portais conseguem – em outras palavras, não é o melhor conteúdo ganhando posição, é quem tem mais status ou $$.

Bem, se você adquiriu minha pesquisa de nicho por meio dos nossos serviços e está adotando o nosso plano de ação (um documento apresentando não somente os fundamentos do SEO e construção de conteúdo, mas também apresentando um plano “dia a dia” para sua estratégia de marketing), aconselho-o a focar maior atenção na produção do conteúdo em si (as regras lá expostas ainda são bastante válidas!) e menor atenção à parte de marketing, exceto por aumentar sua participação em redes sociais a fim de conseguir maior engajamento junto a outras pessoas, ok? Nossa estratégia, por sorte, não é focada em article marketing, mas estamos agora também avaliando a relevância das outras táticas lá presentes. 🙂 Espero atualizar aquele documento até meados deste ano (e como sempre, quem adquire nossos serviços sempre recebe as versões atualizadas dos nossos documentos)!

Bem, por agora é isso. Article Marketing ainda funciona, mas é necessário um esforço muito maior e realmente legítimo para conseguir bons resultados, de tal forma que aconselho a focar mais em seu próprio website e na construção de relacionamentos em mídia social (e fóruns de discussão). E você, amigo leitor, gostaria de acrescentar algo à nossa discussão?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print