Atrasado, mas respondendo: dúvida sobre investimentos

Olá pessoal! Desta vez, estarei respondendo a dúvida de mais um novo leitor de nosso blog, Cornelius Okwudili Ezeokeke, sobre oportunidades de investimentos:

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que sou grato pela oportunidade de saber mais sobre os investimentos. Sou estudante e trabalho para me manter (sou estrangeiro). Não ganho mais que um salário mas já tenho interesse em aumentar a minha renda através de investimentos. Acabei de saber sobre os cdb´s e estou pronto para investir. Por favor me oriente! No momento só posso investir mil reais, gostaria de saber quanto isso renderia decorridos os dois anos de investimento. Obrigado pelas informações.

E agora, respondendo!

Olá Cornelius, tudo bem? Desculpe-me a imensa demora em publicar seu comentário, como já mencionei por aqui, não é de má fé, faço isso pois gosto de ler cada comentário e responder com a devida atenção, como estou fazendo agora com o seu.

Em primeiro lugar, diante da situação apresentada, não aconselharia aplicar seu dinheiro em CDB – apesar do mesmo ter uma rentabilidade diária, o que significa que se você precisar retirar hoje ele já estará corrigido pelos juros, há um valor de imposto de renda incidente significativamente alto quando você o resgata em pouco tempo (dentro de seis meses, por exemplo).

Como o valor não é muito alto e você é estudante, podendo precisar desse dinheiro antes do período de dois anos, acredito que o melhor a fazer, primeiro, é mantê-lo em caderneta de poupança, pois apesar de ter rendimento mensal somente, não há incidência de imposto de renda, então se você quiser resgatar a mesma após dois ou três meses, você poderá e não precisará pagar imposto de renda, o que faz com que, caso saque em menos de um ano, o rendimento da poupança seja ainda maior que o do CDB.

CDB já está melhorando, mas ainda não está a todo vapor, e como disse, você pode precisar do dinheiro – isso deve ser levado em consideração quando escolhido um tipo de investimento.

Cornelius, a propósito, interessei-me pela sua história, estou lhe mandando um e-mail notificando que seu email já foi publicado aqui e gostaria que me falasse um pouco mais de seu curso, seu trabalho e de seu interesse em investir, não sei se você já percebeu, mas há uma categoria aqui chamada “Planejamento Financeiro”, onde escrevo um artigo com um “plano financeiro” de acordo com um determinado perfil de indivíduo ou família e adoraria fazer o mesmo para o seu caso, ok?

Abração e até mais!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Douglas says:

    Olá!

    Tenho acompanhado o blog e percebi que é sempre prestativo com os que lhe pedem auxilio e por essa razão que escrevo.

    Em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pelo belo e sério trabalho que tem feito por aqui não existe muita coisa séria a respeito na net.

    Em segundo gostaria de alguma dica ou algo do tipo, para o meu caso.

    Estou desempregado a quase um mês, no momento, mas desde que li “Pai Rico e Pai Pobre” comecei a me interessar cada vez mais pelo tema. Bom tenho esposa e filho e pago aluguel. Preciso a principio de alguma dica especifica para obter renda (além de claro já estar procurando um outro emprego) no momento temos sobrevivido apenas com o salário da minha esposa algo em torno de 550 a 650 reias por mensais.

    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print