Bob’s – Criatividade e Empreendedorismo

Hoje estamos inaugurando uma nova categoria no blog, agora chamada Casos de Sucesso. Aqui, iremos apontar fatos a respeito de certas empresas que demonstram a tomada de boas decisões para os seus negócios, assim todos nós podemos aprender com elas, não é mesmo?

Este artigo também é baseado em outra matéria que li no Estadão – Economia: a trajetória em busca de seu crescimento que a empresa Bob’s vem traçando, esperando atingir cerca de 810 pontos até o final deste ano.

O empresário Ricardo Bomeny, atual presidente da companhia, está empreendendo uma jornada que tem alcançado excelentes resultados, com uma campanha ferrenha para a multiplicação de pontos (só as regiões Norte e Nordeste devem receber mais 40 novas lojas este ano) e uso da criatividade, como o desenvolvimento de um modelo chamado Back Express by Bob empregado em lugares onde não se pode haver um ponto de loja convencional, como em lojas de conveniência e terminais de metrô.

Tudo isso não foi em vão: a empresa já conseguiu triplicar seu faturamento, atingindo R$ 631 milhões em 2009. Além disso, a empresa vai tentar “internacionalizar-se” outra vez (a primeira tentativa foi com Portugal, mas não deu muito certo…), agora em Chile, por meio da chilena Doggis, rede especializada em cachorros quentes.

E nós, onde ficamos com tudo isso?

Bem, diria que ficamos com um excelente exemplo de que investimentos são importantes em qualquer negócio (a empresa está investindo este ano cerca de R$ 38 milhões em sua expansão). Você pode até considerar que não é possível crescer em seu próprio negócio ou em seu trabalho e eu poderia até mostrar-lhe várias maneiras de fazê-lo, mas o fato é que tudo parece impossível enquanto não vemos o “possível”.

Pense bem: o mercado de fast foods aparenta já ser bastante disputado e saturado. Temos Mc Donald’s, Giraffa’s, Burger King, Habibs e tantos outros, como esperar crescer de forma rápida mas sem afetar a saúde financeira da empresa?

Bem, isso não está sendo um problema para o Bob’s e não deveria ser um problema para você também. Expandir-se não obrigatoriamente significa crescer fisicamente – lembre-se que eu tenho somente um home office e daqui efetuo todo o meu trabalho, bem como trabalham outros três trainees e outro estagiário estará começando a trabalhar aqui ainda este mês.

Um pouco de criatividade e bons investimentos podem significar o sucesso em qualquer negócio. Pense nisso!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Art says:

    Quando vi essa nova seção pensei que você ia começar a contar as histórias das empresas e pessoas de sucesso. Aliás isso seria uma coisa bacana também =]
    Mas vejo que é um algo diferente, é mais a ver com o empreendimento que estão fazendo agora certo?
    Bem, essa do Bob´s é uma dica boa pra quem quer abrir uma franquia não é mesmo?^^

    Abs^^

  2. admin says:

    Olá Artur, tudo bem?

    Digamos que a seção Casos de Sucesso nasceu para ser uma mescla: tanto para apresentar histórias das pessoas e empresas de sucesso, como também para apresentar casos de sucesso mais particulares, como apontar estratégias que funcionaram com elas e que podem funcionar conosco também.

    A ideia de tal categoria é justamente facilitar a criação de um repositório onde qualquer um pode encontrar estratégias e histórias analisadas e criticadas como essencialmente positivas para o crescimento daqueles que as quiserem estudar.

    E sim, a ideia é realmente boa, mas não podemos esquecer o custo do investimento! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print