Busque ganhar dinheiro fazendo o que você gosta!

Busque ganhar dinheiro fazendo o que você gosta. E ponto final!

Isso é praticamente tudo o que você realmente precisa saber sobre a arte de ganhar dinheiro – o melhor jeito de ganhar dinheiro é fazendo aquilo que você faria de graça!

É interessante essa constatação, pois ela nos faz perceber por que algumas pessoas conseguem ganhar dinheiro em um empreendimento enquanto outras não. E isso acontece não somente quando se trata de ganhar dinheiro na Internet, mas nos negócios em geral também!

Acredito que todo mundo diz isso, mas na hora de pôr em prática, muitos se esquecem. Todos querem seguir “a fórmula infalível”, pois se deu certo com “seu Zé da pastelaria” também deve dar certo consigo próprio!

E, quando procuradas após alguns meses, já abandonaram aquele empreendimento, pois não lhes rendia nada.

Bem, a grande dúvida: por não amarem o que faziam é que não conseguiram dinheiro ou não amavam o que faziam por não conseguirem dinheiro? Talvez um pouco dos dois, mas esteja certo que com certeza não amavam o que faziam!

As dificuldades para ganhar dinheiro

É fácil olhar alguém que já alcançou o que queria, que já é um sucesso, e pensar “quero ganhar dinheiro igual a ele”, mas você acredita que para ele também fora fácil?

Eu acredito que não, pois todo novo empreendimento que lanço consome muito do meu tempo e dinheiro e só depois de muito amadurecimento (muito mais de mim mesmo do que do próprio negócio) é que começa a ter algum faturamento – e mesmo assim, pode levar bastante tempo até conseguir de volta tudo o que investiu nele.

Vamos tomar como exemplo aqueles que decidem ganhar dinheiro escrevendo blogs! Parece uma excelente ideia, não? Gastar “alguns minutos” de seu dia escrevendo e, em troca, ganhar uma fortuna. Há algo melhor que isso?

Bem, o banho de água fria: as coisas não são bem assim, principalmente no início! Ainda hoje, o que ganho com os blogs não se equipara ao que eu ganho em meus empregos, mas pode ter certeza: já foi muito pior!

No início, lembro-me de escrever quase diariamente e acompanhar os resultados feito um torcedor de time de futebol, ansioso para ver o “placar melhorar”. Sim, eram semanas sem ganhar um único centavo! E isso foi assim por muitos meses!

Claro, alguns conseguem um faturamento com um menor tempo, mas eles precisam empenhar muito mais de seu tempo na tarefa, bem como conhecem muito mais as “regras do negócio”.

E você pode estar se perguntando: se você não estava a ganhar dinheiro algum, por que continuou?

Faça o que você gosta, mesmo quando as coisas parecem ruins!

Simples, porque eu amo o que faço! Ou você acha que o artigo anterior que eu escrevi, com mais de 4400 palavras, tomando quase três horas, foi escrito por alguém que não gosta de escrever? 😛

Isso é interessante porque me lembra o caso de alguns blogueiros que reclamam que não ganham dinheiro com seus blogs, que ninguém os visita. Pedi a um deles que me mostrasse o referido blog e, após rir um pouco, lhe disse: claro! Como você quer que alguém o visite se escreve tão pouco?

Não gosto de julgar o livro pela capa mas, hoje, analisando o tal blogueiro com mais calma, percebo que ele não está muito interessado em “blogar”, muito menos em ganhar dinheiro “blogando”. Acho que, no máximo, ele quer ganhar dinheiro.

Então, aqui vai uma dica: sei que muito se fala hoje sobre pessoas que ganham dinheiro com blogs, mas muito se fala sobre várias e várias formas de ganhar dinheiro! Se você não é realmente fã de escrever, se você não quer manter um blog com “a sua cara”, atualizando-o frequentemente, esta com certeza não será a sua forma de ganhar dinheiro. Lembre-se disso: em todos os tipos de empreendimentos, há dezenas ou centenas que “tentam a sorte”, mas somente alguns poucos conseguem realmente lucrar com isso – são aqueles que o fazem por paixão verdadeira.

Eu, geralmente, faço mil e uma coisas! Alguém poderia, cético, me perguntar: e você realmente gosta do que faz?

Não gosto, amo.

Escolhi trabalhar como desenvolvedor de jogos por amar não somente jogar, mas também aprender como os jogos funcionam realmente. Não foi fácil, foram anos de estudos (até porque, na época, praticamente não haviam cursos sobre o assunto), mas hoje atuo nesta área e amo o que faço. Atuo tão bem que algumas pessoas quando me conhecem dizem que eu deveria ir morar e trabalhar fora do país. Bem, prefiro continuar trabalhando para empresas estrangeiras e continuar morando em minha cidade-natal, Aracaju-SE. 🙂

Escolhi trabalhar como professor por amar a educação e compreender que eu também posso, de algumar forma, ajudar e incentivar o aprendizado de outras pessoas. Tenho orgulho em dizer que tenho sempre os melhores alunos, pois eles conseguem aprender a importância de “correr atrás do que se quer”. Ano passado, dois de meus alunos submeteram trabalhos em congressos e foram aprovados. Este ano, outro aluno já está submetendo artigo e outros dois também pretendem fazê-lo ainda este ano ou no ano seguinte. Como professor, é um momento realmente especial saber que aquele aluno conseguiu aquilo graças à minha ajuda. 🙂

Escolhi “trabalhar” (na verdade, considero estes os meus momentos de lazer, já que fora isso o resto era até pouco tempo “quase só trabalho”) como blogueiro (prefiro blogger 🙂 ) por acreditar que, de alguma forma, algo que eu tenha a dizer possa ser útil a alguém. E foi assim, com essa ideia, que iniciei cada um dos meus blogs.

Quantas vezes nos três parágrafos anteriores você me ouviu mencionar a palavra dinheiro? Nenhuma. Isso não quer dizer que eu não imaginava que poderia ganhar dinheiro fazendo essas coisas, entretanto demonstra que, antes do dinheiro, havia um outro interesse, algo que me impulsionaria mesmo quando não ganhasse dinheiro.

E então, o que devo fazer?

Bem, acho que em primeiro lugar você deve compreender melhor o que você gosta de fazer e, então, explorar isso.

Se você gosta de ajudar outras pessoas e sabe muito sobre Língua Inglesa, Matemática ou outra disciplina, talvez você seja um excelente professor, independente de fisicamente ou à distância, pela Internet.

Se você gosta de conversar com pessoas e persuadi-las a conhecer novas coisas ou produtos, talvez você seja um excelente vendedor ou apto a ser um ótimo profissional de marketing multinível.

Se o seu negócio é trabalhar a “imagem” que alguém possa ter sobre algo e tentar causar-lhe uma nova impressão, talvez você devesse dar uma oportunidade às agências de publicidade conhecerem você.

Enfim, cada pessoa pode ter aptidões para um tipo de atividade diferente e passar a vida inteira fazendo algo que não se gosta para ganhar dinheiro é burrice, até porque você estará sempre bastante limitado, já que não gosta do que faz e, assim sendo, o seu aperfeiçoamento será sempre prejudicado.

E se eu não gostar de nada?

Então simplesmente não está na hora de você começar a pensar em ganhar dinheiro de forma séria, pois todos nós gostamos de algo e, se você acha que não gosta de nada, na verdade você ainda não descobriu o que lhe interessa!

Dê-se uma chance e comece a observar as coisas que você faz com maior prazer e, após identificar as coisas que gosta de fazer, comece a se perguntar: como posso ganhar dinheiro fazendo isso? Que tipos de atividades me permitem ganhar dinheiro fazendo o que eu gosto?

Uma vez que encontre aquilo que se encaixa em seu perfil… Vai fundo! Aprenda sobre aquela atividade, estude-a e dedique-se realmente! Não porque você vai ganhar dinheiro, mas porque será a sua chance de fazer aquilo que realmente ama!

E então, aprenda a ganhar dinheiro fazendo o que você gosta! É muito mais fácil e inteligente ganhar dinheiro enquanto se diverte do que quando o que você faz parece-lhe um castigo!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print