Buzz marketing

Você já ouviu falar em Buzz marketing? O termo pode até parecer estranho, mas não precisa se desesperar, pois é uma forma do marketing que pode ser importante conhecer para ganhar mais ferramentas estratégicas para seu negócio.

A palavras “buzz” significa boca a boca, então dá para dizer popularmente que o Buzz marketing é o famoso marketing boca a boca que ouvimos falar. Só isso? Lógico que não, afinal, existem alguns outros conceitos necessários para que este tipo de marketing funcione e realmente exista, então é necessário conhecê-los e fazer com que funcionem.

Qual a diferença de Buzz marketing e Marketing viral?

Quando você escuta a expressão “boca a boca” já vem à cabeça o Marketing viral, mas não vá confundir estes tipos de marketing, embora muitos façam isso.De maneira simples, podemos dizer que o Buzz marketing utiliza eventos ou notícias para atrair a atenção dos seus clientes enquanto que o Marketing viral cria mensagens divertidas ou que passam informações e são distribuídas pela internet.

No caso do Buzz marketing é preciso ter uma boa estratégia e escolher com exatidão o seu alvo como entrar em contato com blogues da sua área de negócios e formar uma parceria, pedindo até para que provem seus produtos e coloquem suas opiniões.

Quando se usa o Marketing viral, mesmo que o planejamento da campanha seja grande para gerar o impacto necessário, não é direcionado e se propaga realmente como um vírus, sem saber quem poderá divulgar e gostar ou não.

Vantagens do Buzz marketing

Depois de entender o que é Buzz marketing é hora de entender quais as vantagens que pode trazer para o seu negócio e ver se quer colocá-lo em prática.A principal delas é justamente a credibilidade, já que é difícil ter a credibilidades das pessoas, mas quando uma diz para a outra que o produto ou serviço é bom fica muito mais confiável experimentar aquilo.

Desta forma, você não precisa insistir muito em uma propaganda de massa para provar que seu produto ou serviço é bom quando se tem pessoas fazendo o tal marketing gratuito boca a boca e incentivando ainda mais a compra dele do que quando você coloca um ator ou atriz bonita na televisão.

O fato do custo ser quase zero também é importante, pois algumas propagandas de grande impacto custam até milhões e às vezes não conseguem atingir a quantidade de pessoas que você espera.

Lógico que conforme a estratégia de Buzz marketing será necessário investir um pouco, mas tudo irá depender do tipo de planejamento, que pode ser mínimo simplesmente para passar uma ideia boa e original que as pessoas queiram divulgar.

Quando a propaganda se dá de consumidor para consumidor, além da questão de credibilidade há a redução de custos, não precisando também de um grande planejamento, já que precisará de uma equipe para bolar a estratégia e não para fazer a divulgação, que fica por conta dos próprios consumidores. Assim o trabalho chega a ser mínimo se comparar a outros tipos de publicidade onde todos devem se envolver nas atividades.Isso não significa também que não precisará controlar os resultados, pois de nada adianta lançar uma estratégia focada no Buzz marketing se não saber o que estão divulgando, onde está sendo divulgado e qual o impacto que isto está tendo na venda direta do produto ou serviço em questão. Ficar atento e ter uma equipe interna para monitorar isso é de extrema importância.

Em meio a tantas vantagens dá para se dizer que existe uma desvantagem neste tipo de marketing, que é aquela de não conseguir atingir a todos os públicos, já que as pessoas costumam compartilhar suas experiências com outras do mesmo círculo e não consegue atingir alguns grupos diferentes.

Não se pode deixar de considerar ainda o fato de que você não pode manipular esta publicidade gratuita, o que pode gerar comentários negativos sobre o produto ou serviço sem que você possa fazer algo a respeito, então o planejamento é essencial.Porém, é tudo questão de saber com quem utilizará este tipo de estratégia e quais os demais públicos que devem ser atingidos que precisarão de uma forma diferente.

E você, o que acha do Buzz marketing? Costuma utilizá-lo em seu negócio ou vai começar a usá-lo?

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print