Caderneta de poupança ainda é bom investimento?

Quem acompanha as notícias sobre o mercado financeiro já deve saber que o último mês (junho de 2013) foi mais um mês recorde para a caderneta de poupança, onde os depósitos mais uma vez superaram os saques de forma positiva. Além disso, o primeiro semestre desse ano é também considerado um semestre recorde em relação aos primeiros semestres anteriores.

Enfim, para o governo, interessado na captação de recursos por meio da caderneta de poupança com o intuito de financiar a habitação, esta pode ser uma ótima notícia, afinal de contas, segundo a nova regra de rentabilização da caderneta, como a taxa Selic está em 8%, o rendimento da mesma é 70% da taxa mais a taxa referencial – em outras palavras, menos do que rende segundo a antiga regra de rentabilização. Mas, se para o governo, que usa esse recurso para financiar habitações o rendimento baixo e superávit da caderneta é uma boa notícia, para quem está a depositar não é…

Veja bem: você aplica todo o seu dinheiro economizado com grande esforço na caderneta de poupança por um ano e, após isso, ao sacar, descobre que ele rendeu menos que a inflação (algo bastante possível no cenário atual!). Descobre que, o que você conseguiria comprar com ele há um ano atrás, agora já não é mais possível. Em sua opinião, diante desse cenário, a caderneta de poupança ainda é bom investimento?

Quando optar pela caderneta de poupança

Eu já mencionei aqui várias vezes a minha opinião: a caderneta de poupança é uma boa opção somente para criar uma reserva financeira ou fundo de emergência, bem como para quem deseja economizar algum dinheiro por um prazo inferior a um ano. Fora isso, se você pretende usar a caderneta de poupança como principal tipo de investimento em renda fixa pensando em longo prazo, é bem provável que terá problemas.

E é nessas horas que alguém sempre me pergunta: Christiano, em sua opinião, o que eu devo então fazer com o dinheiro que me sobra (quando sobra!) no final do mês?

Você ainda pode e deve usar a caderneta de poupança, entretanto você precisa ser esperto e perceber que ela é um “passo temporário”. Dependendo de suas necessidades e situação atual, eu recomendaria que acumulasse o suficiente para a realização de um curso para seu aperfeiçoamento profissional (lembra-se de quando disse que investir em si mesmo é o melhor investimento?) ou para iniciar um “weekend business“, isto é, um negócio que você pode desenvolver em seus horários livres e com (geralmente) baixo investimento. Assim, você poderá ver um retorno financeiro melhor do que “70% Selic + TR”.

Bem, essa é a minha opinião. Agradecimentos ao +Douglas Silva, que me fez perceber que há algum tempo não trazia aqui minha opinião sobre eventos do mercado financeiro. Mas agora é a sua vez de falar, leitor, para você, caderneta de poupança ainda é bom investimento?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print