Características do empreendedor de sucesso

Para ser um bom empreendedor é necessário ter algumas características básicas, mas deve-se deixar claro também que na era da tecnologia existem inúmeros empreendedores de sucesso, sendo que no caso da maioria dos brasileiros existem algumas características exigidas pelo mercado. Para se tornar um bom empreendedor deve-se alcançar algumas características simples como ser uma pessoa comunicativa.

Muitas empresas optam pela procura de jovens pois a maioria possui uma mente mais aberta para novos desafios, tornando-se fácil absorver ideias e expressar sua opiniões de forma clara e objetiva. Mas ocorre também a aparição de jovens ingênuos que pensam que podem mudar o mundo, porém não possuem os devidos recursos. Para que isso não ocorra aqui vamos a algumas características simples que um empreendedor de sucesso deve ter.

Características de um bom empreendedor

Assumir ou aceitar riscos

Consiste em estar pronto para  assumir os erros caso venha a cometê-los, saber lidar com certas situações onde cabe a você decidir o futuro da empresa, sendo que deve haver a auto-confiança em si mesmo para não ocorrer problemas que levam a empresa à falência.

Ambição

Essa característica é a mais importante para quem deseja ser um bom profissional e/ou um empreendedor do futuro, mas para que ocorra é necessário que o empreendedor seja objetivo e saiba seguir o seu ponto de vista. Também é necessário que haja ambição em relação ao trabalho ou concluir uma negociação de forma favorável.

Auto-confiança

É sempre importante ter auto-confiança no seu potencial para alcançar o êxito em um projeto que está sendo realizado, para que isso ocorra de uma maneira segura e que venha a trazer benefícios para a empresa é necessário que o empreendedor confie em si mesmo e sempre acredite que pode realizar aquela tarefa.

Capacidade do trabalho em equipe

Para exercer essa competência é necessário ter a confiança em sua equipe, que também consiste em respeitar as ideias de todos e reuni-las de forma que possam ser melhor aproveitadas dentro de cada projeto.

Controle

O controle é o fator principal de qualquer empresa e é super importante saber gerenciar sua emoções e pensamentos. Não deve ser tolerado em uma empresa um funcionário que por qualquer motivo semeie discussões e reclamações entre seus colegas de trabalho. Entretanto, claro, a característica do controle não se limita somente a essa situação!

Iniciativa e Liderança

Um bom empreendedor tem que ter iniciativa principalmente para poder comandar a empresa, pois é ele o principal responsável pela elaboração e acompanhamento de planos da empresa.

Conhecer o ramo

Muitos empreendedores que desejam atuar no mercado precisam ter os conhecimentos adequados na área que vão atuar, por exemplo o domínio da informática é indispensável em toda forma de negócio que ocorre online.

Agora fique ligados a essa dicas e com certeza irá se dar bem, tanto no mercado de trabalho (caso tenha ou esteja procurando um emprego) como no ramo do empreendedorismo, com seu próprio negócio!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print