CDB DI

Se você já pesquisou na Internet (ou perguntou ao gerente de sua conta bancária) o que é um CDB DI, já deve saber que se trata de um tipo de CDB (isto é, certificado de depósito bancário) cuja remuneração é baseada na taxa CDI, uma taxa empregada pelos bancos em operações entre eles.

É interessante observar que o rendimento de um CDB DI é pós-fixado, isto é, você sabe a que índice seu valor é atrelado, mas não pode determinar, no momento da aplicação, qual será o valor do mesmo, já que o valor é calculado com o passar do tempo e sofre alterações diárias. E por falar em sofrer alterações, vale lembrar que esse tipo de investimento sofre certa influência de indicadores econômicos como a taxa Selic: se a taxa Selic sobe, o rendimento de um CDB DI geralmente sobe também.

Após a caderneta de poupança, o CDB DI é a aplicação conservadora mais popular para muitos investidores, uma vez que seu rendimento acompanha a taxa de juros do mercado – fazendo com que, caso os juros cresçam, ela cresça também.

CDB DI

Geralmente o rendimento acordado com o banco que emitiu o CDB é calculado baseado em um percentual do CDI. Uma aplicação em CDB DI pode, por exemplo, render cerca de 94% do CDI. O percentual geralmente varia de acordo com o montante aplicado (quanto mais dinheiro é aplicado, maior o percentual do CDI utilizado como base para o cálculo do rendimento).

No momento do resgate, pode incidir sobre os rendimentos a tributação do IOF (dependendo do número de dias entre aplicação e resgate) e sempre incide a tributação do imposto de renda. Mesmo assim, em momentos de juros elevados, esse tipo de aplicação pode apresentar-se mais favorável que a caderneta e com um nível de risco tão baixo quanto.

Claro, cada banco pode criar variações do CDB DI de forma a torná-lo mais atraente a um determinado segmento. O Banco do Brasil, por exemplo, possui o BB CDB DI Parceria, onde a taxa de rentabilidade cresce de acordo com o tempo que seu dinheiro permanece investido. Em outras palavras, quanto mais tempo mantém o seu investimento, mais rentável ele será.

Vale lembrar que o CDB DI é somente mais um dos vários tipos de investimentos financeiros existentes. Há, por exemplo, também o LFT (Letras Financeiras do Tesouro) que também é um título com rentabilidade diária, cujo rendimento é indexado pela taxa Selic, e é acrescido de um prêmio quanto maior for a duração da aplicação.

Se você gostou deste artigo, que tal...

Certificado de depósito bancário

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print