Clube do Dinheiro em 2014

Olá, amigos! Já é 2014 e, até agora, nada de Christiano aparecer por aqui e falar algo sobre o que esperar do Clube e dos meus projetos para o ano de 2014, não é mesmo? Pois bem, aqui estou agora, pois antes tarde do que nunca. 🙂

Nesse momento, considero-me em um estado de “inércia criativa”. Reduzi as postagens aqui no Clube do Dinheiro bem como em outros blogs meus a fim de melhor refletir qual deve ser a direção a ser seguida. Afinal de contas, desde 2008 estou aqui, construindo o mesmo modelo de negócio online: o antigo modelo “blogging”, onde seu principal foco é escrever conteúdo de boa qualidade, torcer para que os motores de busca trazerem visitantes e assim ganhar por meio de sistemas de publicidade. Infelizmente, o principal motor de busca (leia-se aqui Google Search) sofre dezenas de atualizações por ano, de forma que continuar confiando neste como principal fonte de tráfego é uma péssima ideia.

Isso quer dizer que os meus blogs vão morrer? Muito longe disso. Encerrei, sim, os projetos menores, aqueles bem menos rentáveis – e seu conteúdo não foi excluído, mas realocado para outros blogs e subdomínios – mas ainda aposto em meus principais blogs, afinal de contas o conteúdo apresentado aqui parte de uma reflexão pessoal e não somente de um “repeteco” do que há pela web como muitos outros fazem por aí.

Bem, como disse, estou refletindo muito sobre como deve progredir cada um dos meus projetos e aos poucos estou alinhando-os com minhas principais metas para este ano. Aliás, deixe-me começar descrevendo a minha principal meta…

Prioridade ZERO – Concluir o mestrado

Iniciei o meu mestrado em Engenharia de Software no ano de 2012 e, devido a alguns atrasos, somente realizei a qualificação (etapa anterior à defesa da dissertação) em dezembro de 2013. Além disso, a banca examinadora fez algumas excelentes sugestões para o meu trabalho, mas que exigirão muita dedicação de minha parte, pois precisarei voltar para a parte de revisão bibliográfica e ler mais alguns livros e artigos científicos.

Desde junho de 2012 que não trabalho (estando somente como bolsista do programa de mestrado), e é perceptível que a bolsa de mestrado sozinha não é suficiente para garantir uma boa qualidade de vida para uma família de três pessoas. Em outras palavras: minha reserva financeira está indo embora! Diante de tal quadro, é perceptível porque desejo tanto concluir o meu mestrado: preciso voltar logo ao mercado de trabalho e recuperar aquilo que gastei.

Com a conclusão do mestrado, pretendo voltar a trabalhar como professor ou, se tiver a oportunidade, ingressar em um programa de doutorado em Computação. Caso alcance essa última alternativa, será ótimo para mim e minha família no longo prazo, mas no curto e no médio não tenho tanta certeza, pois será necessário ter um bom “pé-de-meia”!

Prioridade 1 – Melhorar o processo por trás do meu negócio

Se alguém ainda não entendeu bem como funciona meu negócio aqui, ele é concentrado em oferecer gratuitamente o melhor conteúdo possível e, por meio de um bom tráfego de visitantes, rentabilizar meus blogs com sistemas publicitários. E isso funcionou muito bem por bastante tempo, mas agora está na hora de começar a atualizá-lo.

E é aqui onde estou tanto a refletir, a buscar compreender o meu core business e quais as principais mudanças impactando no mercado. Preciso entender a melhor forma de fazer com que meu negócio dependa menos de mim sem que haja perda da qualidade do resultado final. E para isso, estou estudando a possibilidade de contratar uma escritora freelancer para escrever alguns artigos sobre como encontrar e executar oportunidades de trabalho como freelancer – uma das melhores formas de ganhar um dinheiro extra rapidamente.

Mas isso ainda não está “fechado”, pois seria uma escritora estrangeira e eu teria que fazer a tradução de todos os artigos dela, ou seja, voltaria a depender de mim. Está difícil “sair dessa equação”. 🙁

E para melhorar o processo é provável que o Clube do Dinheiro foque em 2014 um pouco menos a parte de investimentos financeiros e dê mais atenção à parte de pequenos negócios e oportunidades de renda extra, pois são formas de ganhar dinheiro muito mais viáveis e próximas da maioria das pessoas, não é mesmo?

Enfim, o que quero deixar claro é que o Clube do Dinheiro, Nutrição em Foco, Enciclopédia da Saúde, Giga Mundo, Planilha Financeira e todos os meus outros blogs continuarão recebendo minha atenção ao longo deste ano, então não pense que eles serão abandonados! Mas preciso melhorar o processo para depender menos de mim sem que isso prejudique a qualidade da informação que chega até você, amigo leitor.

Prioridade 2 – Em aberto por agora!

Isso mesmo. Neste momento, quero concentrar-me principalmente nos dois pontos apresentados anteriormente. Uma coisa que percebo é que quando listamos várias prioridades ou metas, tendemos a não cumprir nenhuma delas, sendo assim, estou me limitando às duas apresentadas anteriormente e somente quando uma delas estiver concluída satisfatoriamente refletirei sobre uma nova meta.

Voltarei a publicar artigos sobre a criação de blogs de sucesso, claro. A parte já publicada até o momento permanece válida, então não se preocupe, pode lê-la e usá-la como referência. Somente quando entrarmos na parte de marketing e promoção do conteúdo é que veremos novidades em relação a outros artigos que já publiquei anteriormente aqui, pois essa, sim, encontra-se bastante dinâmica!

Enfim, em 2014 o Clube do Dinheiro irá consolidar-se ainda mais. É difícil falar muito agora, quando ainda estou na fase de “inércia criativa”, tentando determinar o que deve ser arquivado / corrigido / melhorado. Mas não se preocupe que o Clube do Dinheiro em 2014 estará ainda mais próximo de você, meu amigo!

E então, como foram suas festas de Natal e Ano Novo? 🙂

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print