Como aplicar sua renda e multiplicar seus recursos financeiros

No artigo anterior, comentamos sobre as dificuldades de se obter uma rentabilidade alta sem um risco significativo. Não existe tal possibilidade. Se o investidor deseja alta rentabilidade deve ter o “sangue frio” necessário para tal possibilidade.

Porém, isto não significa que não se possa conseguir uma razoável rentabilidade com risco mínimo ou muito baixo e é sobre esta possibilidade real que trataremos neste artigo.

Antes de se pensar sobre o melhor produto financeiro para se investir, um “ponto chave” é fazer uma reserva mensal do seu salário com o objetivo de investi-lo.

No exato momento em que tiver o seu salário em mãos, reserve uma parte do salário para investimentos e faça isto de forma religiosa, todos os meses e no mínimo a mesma porcentagem ou maior para que sempre tenha recursos necessários para aplicar no mercado financeiro.

Caso tenha se determinado que 20% do seu salário terão tal destinação específica, acostume-se a viver com os restantes 80% dele. Planeje-se para isto. Para atingir este objetivo, torna-se imprescindível que se cortem despesas supérfluas e desnecessárias para que desta forma, consiga recursos para investir e fazer desta atividade uma rotina mensal na vida do interessado.

Se as despesas fixas são difíceis de serem revertidas, no entanto, as despesas variáveis e as eventuais podem sim, serem cortadas ou reduzidas e tal redução com certeza, será muito útil, acarretando uma melhoria financeira no orçamento doméstico que pode ser aplicado de forma segura e com uma rentabilidade satisfatória que ao longo dos anos, podem-se conseguir importâncias consideráveis.

Portanto, para se atingir sucesso financeiro, deve-se direcionar parte do salário para poupar e investir.

Agora vem a pergunta: onde investir?

Tentarei passar de forma simplificada as modalidades existentes no mercado financeiro brasileiro, no entanto, antes de qualquer medida prática é imprescindível uma análise mais aprofundada sobre todas as variáveis existentes no caso concreto.

De forma simplista, podemos dividir os investimentos em duas grandes “famílias”:

a) Renda Fixa, no qual se incluem a caderneta de poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Títulos do Tesouro Direto e a rentabilidade pode ser pré-fixada ou pós-fixada.

Caderneta de Poupança: a mais popular e antiga forma de se investir existente no Brasil.

Podemos dizer que integra a história financeira nacional, sendo a preferência para todas aquelas pessoas que possuem um perfil mais conservador de investidor, que são avessas a qualquer tipo de risco ou as pessoas que desconhecem outras modalidades de “investimentos”.

O retrospecto recente da Poupança coloca-a num patamar abaixo de outros produtos financeiros, pois se com ela o risco é zero, no entanto, a rentabilidade anual tem perdido ou empatado com a própria inflação.

Então, investir em um produto que rende menos do que a inflação, talvez não seja a melhor opção.

A Caderneta de Poupança paga juros de 0,5 % para a variação da Taxa Referencial (TR), é isenta de IOF e Imposto de Renda e tem um operacional muito fácil.

Com certeza, é a modalidade mais utilizada no Brasil.

Certificado de Depósito Bancário (CDB): tais produtos servem para os bancos angariarem recursos financeiros; é um titulo de crédito onde o investidor tem a certeza de que na data convencionada receberá o valor investido.

Os CDBs pré-fixados têm a sua taxa de juros fixada no momento de sua aquisição e os CDBs pós-fixado, além do juro fixado no momento, ainda fica atrelado à TR ou IGPM.

Títulos do Tesouro Direto: uma modalidade que vem crescendo muito nos últimos tempos e possui inúmeras facilidades, pois após ser cadastrado a uma corretora, o próprio investidor, administra o seu dinheiro, seja comprando ou vendendo os títulos pela internet.

Quando se investe no Tesouro Direto é como se o investidor estivesse “emprestando” dinheiro, recursos ao Governo Federal e é uma modalidade com boa rentabilidade e risco muito baixo, caso aguarde até o vencimento do título.

b) Renda Variável: são aqueles “ativos” cuja rentabilidade é apresentada pela diferença entre o preço da compra e possíveis lucros, como os dividendos nas ações menos o preço da venda.

Como a própria denominação indica, é uma renda variável, que pode ser positiva ou negativa, dependendo de inúmeros fatores e proporcionando grandes variações. Nesta modalidade temos como maiores exemplos:

Ações: são partes de uma empresa e quando se investe em ações é como se você estivesse comprando um “pedacinho” da empresa na qual você investiu e que se denomina “cotas”. Investimento em ações é os que podem proporcionar a maior rentabilidade no mercado financeiro nacional, mas também as maiores perdas.

Todo cuidado é pouco nesta modalidade e o investidor que escolhe-la deve ter o sangue frio para aceitar com normalidade as grandes variações existentes, seja ela positiva ou negativa.

Comodities: são determinados produtos de origem agrícola ou mineral colocados na chamada “bolsa de mercadorias” e cujos preços são determinados pelo mercado internacional, tais como o café, a soja, o trigo, o ouro, a prata, o minério de ferro, entre outros produtos.

A oscilação do preço de tais produtos é que determina a possibilidade de lucro do investidor, portanto, apresenta um alto risco em muitos casos, totalmente imprevisível.

Portanto, caro leitor, há a possibilidade de se conseguir resultados bem satisfatórios através de investimentos conscientes e monitorados o que pode proporcionar um aumento no valor financeiro investido, no entanto, é algo muito sério e que necessita ser muito bem analisado e conhecer a fundo as regras do produto que se intenciona investir.

Por Denilson Garcia dos Santos

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o curso Finanças Pessoais]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print