Como conquistar um investidor?

Diversos empreendedores possuem boas idéias e poucos recursos para colocá-las em prática. É neste momento que os investidores ajudam que o projeto seja concretizado… Mas como conquistar um investidor?

Esta é uma pergunta que diversas pessoas fazem ao possuir um projeto que necessita de muito investimento. A parte mais triste de tudo isso é que a maioria acaba desistindo de procurar um investidor por não saber como conquistá-lo e outras perdem ótimas oportunidades por não conseguirem expor ótimos projetos.

É por estes motivos que hoje iremos falar da importância e de como conquistar um investidor.

Alternativas de investidores

Antes de dizer como podemos conquistar um investidor, vamos ver quais os tipos de investidores que existem no mercado a fim de que você possa escolher qual será mais viável para o seu projeto.

  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos): é ligada ao Ministério da Ciência e da Tecnologia e realiza investimentos periodicamente. Qualquer tipo de empresa pode participar da seleção, feita através de edital.
  • Investidor anjo: é um grupo que investe em empresas que estão no inicio (start-ups) e cada um deles possui um segmento em especial que deseja investir. No Brasil há grupos como Bahia Angels, Floripa Angels, Gávea Angels e São Paulo Angels.
  • Investidores privados: diversas empresas de grande porte ou empresários bem sucedidos também investem em projetos menores ou que sejam rentáveis em relação a sua empresa.

Dicas para conquistar um investidor

Independente de que tipo de investidor você vai querer conquistar para ter o seu negócio, existem muitas dicas para conquistar um investidor que poderão te ajudar neste momento importante:

  • Prepare-se!

Lembre-se que é uma chance única que você poderá ter para apresentar o seu projeto, então tem que estar totalmente preparado para conseguir convencer o investidor que vale a pena investir na ideia.

Levante dados, faça maquetes, protótipos e tudo que for interessante para que seu projeto possa ser visualizado pelo investidor e o convença de que é um bom investimento. Quanto mais real ele parecer, maiores as chances de que o investidor entenda-o de forma clara e se interesse por ele.

  • Busque informações!

Sei que buscar informações já é uma parte da preparação, mas coloquei uma dica em especial somente para isso porque buscar informações é muito mais do que saber quanto vai custar ou o lucro esperado. Buscar informações inclui pesquisar sobre a empresa, grupo ou investidor que você irá negociar para que possa preparar sua apresentação de forma clara e convincente, de acordo com o perfil do mesmo.

Já falamos várias vezes aqui no Clube do Dinheiro como é importante realizar um plano de negócios e que ele pode ser utilizado em diversas ocasiões. Eis um momento muito importante para fazer um ótimo plano de negócios e detalhar todas as informações do seu futuro negócio.

  • Faça uma ótima apresentação!

Não vá querer fazer apresentações de slides longas ou ler um discurso no momento de tentar conquistar o seu investidor. Lembre-se que ele está interessado em saber qual o seu objetivo, o dinheiro que poderá ganhar investindo nele e o que vocês esperam dele.

Desta forma, organize uma apresentação que possa responder a estas perguntas de maneira clara e convincente.

  • Tenha cuidado com o relógio!

Geralmente investidores são pessoas com agendas ocupadas e se você conseguiu marcar um horário para apresentar o seu grande projeto, nunca pense na hipótese de atrasar-se. Além disso, programe sua apresentação de forma que não ultrapasse o tempo concedido, distribuindo-a de maneira que consiga expor suas idéias e deixar um tempo vago para que ele possa fazer as perguntas necessárias.

  • Seja persuasivo!

Persuasão é a palavra que deverá estar com você no momento de conquistar um investidor, pois sem trabalhar esta característica será difícil convencê-lo de que vale a pena investir em você.

É muito importante que esteja consciente de que eles estarão analisando o seu poder de persuasão e muitas outras características de um empreendedor para ver se podem confiar em você. Afinal, quando eles investem recursos no seu projeto, estarão depositando um grande voto de confiança na pessoa que estará guiando ele, que neste caso é você mesmo.

E então, pronto para conquistar um investidor e colocar aquele seu projeto em prática? Essas são apenas algumas dicas para conquistar um investidor que poderão te ajudar, mas não se esqueça de sempre falar a verdade e jamais inventar dados que possam te comprometer futuramente e fazer com que perca a chance de ganhar dinheiro.

E para você que já conquistou um investidor ou teve uma experiência parecida, conte como foi para ajudar ainda mais outras pessoas a conquistar um investidor.

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print