Como criar um infoproduto?

Mais um grande olá a todos os amigos do Clube do Dinheiro! Que tal hoje conversarmos um pouco a respeito de como criar um infoproduto, isto é, um produto informático, um produto digital, capaz de agradar o seu mercado e assim trazer-lhe benefícios?

Sim, este é mais um artigo-resposta, desta vez respondendo ao comentário de nosso amigo Antônio Carlos que, no artigo Plano de Negócios e Trabalhar em Casa – duas novas seções no Clube do Dinheiro!, disse o seguinte:

Olá amigo
Quero criar meu infoproduto, sou confeiteiro e quero partir daí, que conselhos você me dá.

Antes de mais nada, é um prazer conhecer e conversar com você, Antônio! Percebo que você já está bem determinado quanto ao que pretende fazer: você já possui uma boa experiência profissional (no caso, no ramo de confeitaria) e está disposto a criar seu próprio produto a ensinar esse tipo de atividade a outras pessoas, uma ideia realmente muito boa!

Acredito que a maior dificuldade que podemos ter é determinar o nicho de atuação, mas neste caso, você já o tem, poupando-nos esse trabalho. O próximo passo é determinar qual tipo de infoproduto melhor se encaixa aos seus objetivos.

Caso você deseje desenvolver um infoproduto que, uma vez lançado, não lhe dê muito trabalho de manutenção e atendimento com o consumidor, provavelmente você quererá desenvolvê-lo como um ebook, áudiobook ou um curso em vídeo.

Desenvolvendo um ebook

Se o seu objetivo for criar um ebook, isto é, um livro digital, você pode utilizar-se de ferramentas que já se encontram em seu computador (provavelmente) e algumas outras gratuitas que podem ser facilmente baixadas.

Já distribuí ebooks de um de meus cursos e a forma que adotei para fazê-lo, foi:

  • Utilizei o próprio Microsoft Word (uso ainda a versão 2003 🙂 ) para escrever todo o conteúdo. No seu caso, provavelmente você trabalhar com receitas culinárias de doces, bolos e tortas bem como técnicas para confeitar, não é mesmo? Então você pode usar o Word para escrever tudo em um documento – se desejar, pode usar outro software processador de texto de sua escolha, mas um que torne fácil formatar e usar imagens dentro do texto, ok?
  • Há vários websites que distribuem fotografias gratuitamente, requisitando somente que você dê os devidos créditos ao autor de cada foto. Você pode procurar fotos de pratos e ingredientes nesses websites e usar em seu ebook, claro, dando os devidos créditos aos autores das fotos!
  • Eu confecciono as capas de meus ebooks no Adobe Flash CS3 Professional, mas isso porque tenho mania de fazer todo trabalho gráfico lá! Você pode se utilizar do Gimp, que é um editor gráfico gratuito e que muita gente gosta de usar;
  • Faço uma editoração de todo o seu conteúdo, efetuando correções ortográficas, reorganizando imagens se necessário, etc.
  • Com o arquivo pronto, utilizo-me do PDF Creator para “imprimir” o arquivo como um PDF. O arquivo PDF é então o meu ebook, que será distribuído gratuitamente ou vendido a um certo preço.

Quanto mais valor você agregar ao seu ebook, mais pessoas gostarão dele!

Desenvolvendo um áudiobook

Um áudiobook nada mais é que a gravação de áudio completa de um livro. A gravação pode ser contínua ou por capítulos, gerando um arquivo diferente para cada capítulo. A segunda opção geralmente é mais interessante.

Para ter o seu áudiobook, você procede de forma similar ao que fez para ter seu ebook, mas acrescenta também a gravação do mesmo em áudio. Obviamente, pagar um estúdio para fazer a gravação pode ficar um bocado salgado para o seu orçamento, mas você pode se utilizar do Audacity, um software gratuito para edição sonora, e de um bom headphone com microfone (melhor do que microfones de mesa, em minha opinião) para efetuar você mesmo a gravação do mesmo. Com alguma prática (e edição) você conseguirá ter seu áudiobook.

Aqui, além da qualidade do conteúdo, é importante a qualidade da gravação, a fim de garantir que os seus ouvintes irão apreciar o trabalho.

Desenvolvendo um curso em vídeo

Neste caso aqui, em vez de termos simplesmente um livro para leitura, temos um vídeo ou um conjunto de vídeos detalhando o conteúdo a ser ensinado.

Para gravar o vídeo, claro, você precisa ter boas ferramentas para isso. Se você estiver gravando por meio de captura de tela, utilizar-se de um bom software para apresentações (o Microsoft PowerPoint está de bom tamanho), um headphone com microfone e um programa como o CamStudio (é um software que captura a tela de seu computador e o áudio do microfone em um vídeo e é gratuito) já estará bom para o começo.

Caso você queira gravar vídeos mostrando como preparar receitas culinárias ou técnicas para confeitar, nesse caso você precisa ter uma boa filmadora. Algumas pessoas usam webcams, eu prefiro ter uma filmadora para isso. E pode ser necessário ter um tripé para sustentar a filmadora, claro.

Além disso, precisará de um programa para editorar cada vídeo ao final. Tenho o Adobe Flash CS3 Video Encoder, que já converte para o formato FLV que é o formato atualmente usado em vídeos na Internet, mas você pode procurar na Internet por outras opções, até porque provavelmente você vai querer trabalhar com os formatos AVI ou MPEG, caso vá distribuí-los em DVD ou oferecer a opção para download, ou então no próprio formato FLV, caso queira por os arquivos em um servidor e permitir que as pessoas possam assistir pela web.

E onde entra o marketing?

Entra aqui, neste ponto! Não adiantar criar um infoproduto perfeito e seu público potencial não saber sobre a existência do mesmo! Você precisa, agora, fazer com que a novidade chegue até seu mercado-alvo. Para isso, é interessante ter um bom website onde exponha seus trabalhos e sua experiência, incluir divulgação a respeito do infoproduto, fechar parcerias com outros proprietários de blogs e websites de assuntos relacionados para ter sua publicidade lá divulgada, enfim, um monte de coisas a fazer ainda!

Mas a maior vantagem é que, uma vez pronto, é um produto seu que poderá vender a quem bem entender e que ninguém irá tirar-lhe esse direito!

Antônio, a sua ideia é interessante e acredito que você possa ter dúvidas e receios, sendo assim, entre em contato comigo por email, tal que possamos conversar mais um pouco a fim de que possa formatar o seu negócio da melhor forma possível, ok? Não faça como muitos que me dizem “ok” mas acabam não enviando o email para mim. Lembre-se: é de seu negócio que estamos falando, logo você deve ser o principal interessado em fazê-lo funcionar bem!

E então, amigo leitor, já sabe como criar um infoproduto?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Jorge says:

    Vídeo aula é uma ótima opção. E caso não tenha recurso para investir camera boa, pode ser gravado com uma camera digital (desde que ela tenha uma qualidade de gravação de vídeo razoável é claro). E se as camera não for viável pode começar pelo e-book e áudio-book, e conforme seus ganhos vierem, vídeo aulas. E as vídeo aulas podem ser vendidas em DVD ou transmitidas através do site. E no caso da divulgação não se esqueça das redes sociais, como o Orkut e Twitter, pricipalmente o Orkut que é mais usado no Brasil. Crie msn, e-mail, orkut… Tudo em nome da loja.

  2. Jorge says:

    Vídeo aula é uma ótima opção. E caso não tenha recurso para investir camera boa, pode ser gravado com uma camera digital (desde que ela tenha uma qualidade de gravação de vídeo razoável é claro). E se as camera não for viável pode começar pelo e-book e áudio-book, e conforme seus ganhos vierem, invista em vídeo aulas. Vídeo aulas podem ser vendidas em DVD ou transmitidas através do site.
    E no caso da divulgação não se esqueça das redes sociais, como o Orkut e Twitter, pricipalmente o Orkut que é mais usado no Brasil. Crie msn, e-mail, orkut… Tudo em nome da loja.
    Ou seja Opções não faltam.
    Caso tenha alguma dificuldade com as gravações de áudio pode me adicionar no msn que posso te ajudar: djjorgemakenzzi@hotmail.com

    Boa Sorte!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print