Como efetuar vendas pela internet

O comércio de produtos e serviços na Internet está aumentando significativamente durante os últimos anos acompanhando todo este desenvolvimento da era da web. Isso aumenta ainda mais o interesse de quem pensa em efetuar vendas pela Internet.

De acordo com a empresa E-bit, as vendas de bens pela Internet cresceram 40% em 2010, com base em relatório divulgado em março de 2011. Isso visa uma expectativa de crescimento de 30% em 2011, com um faturamento previsto para 20 bilhões de reais.

Um dos motivos para que o setor de vendas pela Internet tenha crescido assim é o aumento da confiança dos consumidores nas lojas de e-commerce. Antigamente a insegurança das pessoas era o principal motivo deste ramo não ter um bom desenvolvimento.

Aproveitando esta nova tendência e procurando sempre expandir as formas de ganhar dinheiro, é interessante saber como efetuar vendas pela Internet e ganhar uma grana extra.

Claro que para caso de vendas haverá procedimentos diferentes de acordo com o produto ou serviço oferecido, mas de uma maneira geral existem alguns passos essenciais para quem deseja vender pela Internet:

  • Faça um planejamento

Não adianta achar que basta escolher a forma como colocará seus produtos, montar um site e tudo irá fluir sozinho. Antes fosse tão fácil assim (ou não…porque senão a concorrência iria ser enorme), mas efetuar vendas pela Internet requer tanto planejamento quanto vender em uma loja física – e em algumas partes, como por exemplo a logística, o planejamento é ainda maior.

Planejar suas vendas online consiste em definir qual o seu segmento, o público-alvo que deseja atingir, etc. Vale a pena dar uma olhada no curso de Análise da Viabilidade de um Negócio Online e ver se tudo é viável antes de colocar a mão na massa.

  • Organize suas idéias

Antes de tudo, que tal organizar as idéias e ver o que você vai vender? Produtos ou serviços? É importante conhecer as vantagens e desvantagens de se trabalhar com cada um destes e analisar todas as opções. Se você fez um planejamento completo, provavelmente já terá todas estas respostas, mas se ainda não pensou muito bem sobre isto, está na hora de pensar e repensar o que vale vender pela Internet.

  • Escolha sua plataforma de vendas

É um momento bastante delicado, pois requer uma escolha sábia. Existem várias opções para quem deseja efetuar vendas pela Internet e cabe a cada um decidir qual é a mais viável para o seu tipo de negócio. Na verdade, a diferença entre as diversas plataformas está no modelo de negócio que você irá adotar:

-Gratuito

Geralmente é um modelo open source internacional que deve ser adaptado no Brasil. É importante ter alguém que o conheça e domine inglês para instruí-lo.

-Comissão sobre venda

É o preferido por quem está começando porque você paga apenas pelo que vende. Deve-se ter cuidado para incluir o valor deste custo nos cálculos do produto.

Existem diversas plataformas que trabalham desta forma, tendo como desvantagem a falta de um layout e espaço próprio e como vantagem a divulgação através de terceiros.

-Manutenção mensal

São sistemas comprados que já vêm prontos para efetuar vendas, onde você paga uma mensalidade para poder usufruir de todas suas ferramentas. A variedade é muito grande, então é interessante pesquisar bastante antes de optar por um.

-Desenvolvimento próprio

Baseado em códigos e informações de um profissional totalmente especializado. Requer um maior investimento, mas permite total personificação.

  • Cuide da logística

Se você vai vender, precisa comprar de alguém, e se alguém vai comprar de você, vai querer receber o produto em casa conforme a data combinada. É disto que se trata a logística de um comércio na Internet e é um dos pontos essenciais já que não existe uma loja física para que o consumidor retire o produto.

Isso quer dizer que você deve saber escolher quais serão os seus fornecedores e ter em mente se precisará de estoque, onde poderá guardá-lo e qual o prazo viável para que o mesmo produto ou serviço seja entregue ao cliente. É um caso muito particular que varia de acordo com cada tipo de negócio que você fará.

  • Divulgue e forme parcerias

Você deve se lembrar que seu site não possui uma loja física onde as pessoas poderão estar passeando e conhecê-la “por acaso”. Para que cheguem até ele é preciso que sejam incentivadas de alguma forma.

Para isso existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas a fim de facilitar a divulgação. Sem contar que a formação de parcerias com blogs e promoções é uma ótima opção para quem não sabe por onde começar.

É lógico que efetuar vendas pela Internet não se resume somente nestes passos principais, pois cada um deles possuem outros passos completando-os, mas podemos discutir o assunto em outros artigos caso seja interesse de alguém.

É importante lembrar apenas que para vender na Internet não adianta apenas ter um produto legal e sair dizendo aos amigos ajudarem a divulgar; como cada novo negócio, efetuar vendas pela Internet requer um bom planejamento antes da prática.

E você, tem vontade de vender algo pela Internet? E por que ainda não começou?

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print