Como encontrar um nicho rentável?

Se perguntar a qualquer internet marketer ou blogger, ele dirá a você que o primeiro passo mais importante que você pode tomar em seus negócios é encontrar um nicho rentável. Se você pretende criar um blog bastante atualizado, um mini site, uma loja virtual para a venda de um ou vários ebooks, não importa, a definição adequada de seu nicho, bem como das palavras-chave que são relacionadas e podem lhe trazer tráfego, é um passo muito importante.

Em um artigo anterior, Análise de mercado – prática, iniciei uma discussão sobre a importância de selecionar um bom conjunto de palavras-chave e analisar o mesmo a fim de conhecer o seu mercado em potencial, ou melhor dizendo, a fatia de tráfego que você pode vir a ter em decorrência de consultas direcionadas àquelas palavras-chave.

Não sei se já comentei aqui, mas alguém que eu admiro bastante é Pat Flynn, do Smart Passive Income (pensando bem, já falei sobre ele em algum lugar, só não lembro aonde!), um blogger que atua bastante em affiliate marketing, vende produtos próprios e possui algums micro niche sites – enfim, uma pessoa que pode nos ensinar muito sobre negócios na web!

Leio seu blog há algum tempo e percebo que concordamos bastante quanto a um “breve plano de ação” para quem busca criar negócios online rentáveis:

  • Encontre bons nichos – grupos de palavras-chave fortemente relacionadas com grande volume de pesquisas, porém baixa competição;
  • Trace uma boa estratégia para execução – produção de conteúdo, de produtos, manutenção, etc;
  • Tenha um bom plano de marketing – como você irá levar tráfego até o seu website?

Para tal tarefa, ele conta com algumas ferramentas, alguns assistentes e sua experiência – que é bastante invejável, devo admitir! 😀

Mas no artigo de hoje gostaria de focar em como encontrar um nicho rentável, não é mesmo?

Há dois modos interessantes para se fazer isso… Qual é o melhor? Costumo sugerir ambos! Assim, você pode ter maior segurança sobre suas decisões.

Primeiro, vamos ao método gratuito…

Google Keyword Tool para encontrar nichos rentáveis

Para os que talvez não conheçam, o Google Keyword Tool é uma ferramenta de acesso livre, gratuita, da própria Google, o que ajuda a ter um melhor nível de confiança nos dados obtidos.

Por meio dela, podemos digitar algumas palavras-chave e ela nos retornará uma lista contendo as palavras-chave melhor relacionadas àquelas que citamos, desta forma, para uma única palavra-chave que você digite, você pode ter 30, 100 ou mais resultados.

Os resultados serão acompanhados de volume de buscas mensais e gráfico da tendência de crescimento do volume de busca daquela palavra. É possível saber também o CPC médio (isto é, o Custo Por Clique médio pago por um advertiser, o que pode ser bem interessante), bastando para isso selecionar essa coluna na lista de colunas.

Com tais resultados em mãos, você já sabe quais palavras-chave possuem um maior volume de buscas. Desse resultado, descarte aquelas com um grande volume de buscas (acima de 80.000, por exemplo), pois elas provavelmente apresentam uma competição muito acirrada, bem como aquelas com pequeno volume de buscas (abaixo de 1.000, por exemplo), pois não há mercado suficiente nesse caso (claro, se você for vender um produto relativamente caro e poucas vendas em um mês sejam-lhe suficientes, pode-se considerar tais volumes de busca também).

Agora, vá ao Firefox (não tem? Instale, vai precisar!) e com o SeoQuake plugin ativado (também não tem? É melhor instalá-lo também!), realize uma consulta no Google Search por cada palavra-chave e verifique o PageRank, número de backlinks, título e tantas outras coisas para cada um dos 10 resultados da primeira página. Isso lhe dará uma melhor noção de quão difícil será alcançar o topo do ranking (nosso objetivo é estarmos entre os três primeiros).

Além disso, você pode utilizar-se da busca “allintitle:<palavra-chave>” no Google Search a fim de ver quantos websites possuem páginas ou artigos com aquela palavra-chave no título – segundo alguns internet marketers, este é o método mais fácil para, de forma gratituita, tentar determinar a concorrência em um nicho.

Agora, é só escolher as palavras-chave com maior mercado e menor concorrência!

Agora, falemos de um outro modo de buscar nichos interessantes, desta vez por meio de uma ferramenta paga…

Micro Niche Finder para encontrar nichos rentáveis

Dois são os principais concorrentes no ramo de keyword research, isto é, pesquisa de palavras-chave, e um deles é o Micro Niche Finder, que você pode adquirir clicando aqui (meu link de afiliado).

Por muito tempo evitei adquirir o mesmo, achando desnecessário. Hoje, já estou tão acostumado ao seu uso que nem lembro quando foi a última vez que fiz uma real análise de concorrência sem ela (acho que foi na metade do ano passado, mas vamos continuar…).

Ele é bem simples de utilizar e é atualizado com frequência, o que é uma grande vantagem. E seu mecanismo basicamente faz tudo o que faríamos seguindo a tática anterior. Dada uma palavra-chave, ele faz um levantamento de uma lista de palavras-chave relacionadas com volume de buscas e CPC médio e, após isso, podemos pedir para que calcule a concorrência (chamada de SOC – Strength Of Competition) e então saberemos quais as melhores opções para atacarmos.

Certo, e o que fazer com isso tudo?

Se você possui uma loja virtual, você pode se utilizar disso a fim de selecionar as melhores palavras para criar páginas especiais em sua loja a fim de trazer tráfego de motores de busca – visitas potencialmente interessadas em comprar produtos!

Se você possui um blog rentabilizado com Adsense, Hotwords ou outro sistema de anúncio similar a um deles, pode determinar temas potencialmente rentáveis e então escrever sobre eles.

Se você está pretendendo criar mini sites, pode determinar os temas centrais e até o assunto de cada página interna desta forma!

Enfim, há muito como se aproveitar disso tudo, não é mesmo? Há também uma outra opção de ferramenta gratuita que se presta para o mesmo serviço, mas não testei ainda a última versão dela (e na penúltima vez que testei, interessado em comparar os resultados com o Micro Niche Finder, a mesma não estava funcionando corretamente, o que me frustrou bastante), após testes espero publicar aqui no blog sobre a mesma também.

Pessoal, espero que vocês comentem a respeito deste artigo, pois preciso de sua opinião para saber se há interesse em mais conteúdo deste tipo, isto é, bastante focado na prática de negócios online!

E então, meu amigo, ainda resta dúvidas sobre como encontrar um nicho rentável? Vamos lá, é só falar!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print