Como fazer um currículo para jovem aprendiz – Tirando as dúvidas (Parte 2)

Como já abordamos aqui uma vez, um currículo de jovem aprendiz deve ser bem elaborado para aumentar suas chances de conseguir o primeiro emprego. Mas na hora de saber como fazer um currículo para jovem aprendiz surgem várias dúvidas, mesmo quando há algumas regras básicas para sua elaboração. É por isso que vale a pena conferir as dicas e tirar suas dúvidas.

As dúvidas foram retiradas aqui do Clube do Dinheiro mesmo, diante do que causou mais preocupação entre as pessoas que estão em busca de um emprego. Então vamos lá:

1. Tenho 14 anos. Posso fazer um currículo de jovem aprendiz?

A idade inicial para começar a trabalhar como menor aprendiz é aos 14 anos, mas alguns cargos podem estipular a idade mínima de 16 anos devido aos perigos ou atividades da profissão. O ideal é sempre informar-se sobre a idade mínima, mas, geralmente, ela está especificada na vaga de jovem aprendiz.

2. Sou bom em digitação. Como posso falar isso?

A dúvida de onde colocar certas habilidades é grande em todos os tipos de currículos, mas neste caso você pode colocar que tem esta facilidade em digitar em suas qualificações.

O mesmo vale para outras habilidades que possa ter sem ter feito um curso.

3. Fiz o curso, mas não tenho certificado. Posso colocar no currículo?

Sim. Poucas são as empresas que exigirão um certificado. O que vale mesmo é jamais mentir sobre um curso que fez, pois em algum momento a mentira sempre será descoberta.

Caso haja alguma pergunta durante a entrevista sobre a comprovação do curso, diga sempre a verdade e o porquê de não ter o certificado, mas se disponha a comprovar na prática que realmente fez o curso.

4. Posso colocar que faço trabalhos voluntários?

Com certeza sim, afinal, se você ainda não tem experiência comprovada em nenhuma outra atividade, o trabalho voluntário mostra que você já tem força de vontade em trabalhar e também experiência em alguma área.

Pode ser colocado na área de experiência profissional, especificando que é voluntariado. Exemplo: Telefonista na ONG YYY (Voluntário)

5. Não tenho cursos nem experiência para colocar no currículo. Posso fazer mesmo assim?

Pode sim! Como menor aprendiz você não tem obrigação de ter cursos ou qualificações e pode fazer seu currículo. Porém, vale lembrar que há opções de cursos online gratuitos em diversos sites que podem ajudar na qualificação de seu currículo, caso sua cidade não disponibilize cursos gratuitos que sejam viáveis a você.

Se não tiver nada para colocar, tente enumerar qualificações (habilidades que tenha), mas se mesmo assim não tiver o que citar, pode preencher com as informações básicas e enviar o seu currículo tranquilamente porque é permitido.

6. Devo colocar número de documentos no currículo de jovem aprendiz?

Não. Você deve informar somente suas informações pessoais no currículo, como nome, endereço, telefone, e-mail. Lembre-se de inserir informações válidas e atualizadas para que possam entrar em contato com você facilmente.

Os números de documentos como CPF e RG serão solicitados na empresa quando você for contratado ou preenchidos durante sua entrevista, então acrescente somente as informações necessárias em seu currículo para evitar excesso de informação.

7. Onde posso conseguir trabalho como menor aprendiz?

Esta pergunta é mais difícil de ser respondida, visto que cada um mora em uma cidade e região, porém, a melhor forma é se informar em sua própria cidade em órgãos responsáveis pela contratação de pessoas.

Além disso, ficar de olho no jornal, na internet e nos concursos que abrem (os Correios sempre fazem concursos para menor aprendiz) é uma boa oportunidade de aumentar suas chances de contratação.

Viu como não é tão difícil assim como parece fazer o seu currículo de jovem aprendiz e garantir seu primeiro emprego? Se mesmo assim você ainda quer saber mais sobre como funciona a regulamentação deste cargo, aconselho ler o Decreto que regulamenta: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5598.htm.

Estas são somente as dúvidas e perguntas mais comuns que apareceram, mas se você ainda estiver querendo saber mais sobre como fazer um currículo para jovem aprendiz, pode perguntar que nós iremos responder. Quem sabe até possamos montar uma outra sessão de dúvidas sobre o assunto? 😉

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *