Como ganhar dinheiro com blogs?

Você provavelmente já tomou conhecimento de que há muitos indivíduos “criando” dinheiro online, via comércio eletrônico, realizando serviços como freelancer ou por meio de websites que oferecem tarefas de outsourcing, como o fiverr.com. Mas o que você possivelmente não sabe é que apesar de muitos dizerem que blogs atualmente ganham menos que no passado – e isso tristemente não se pode negar -, estes podem ainda ser um grande caminho para quem está iniciando nisso de “criar dinheiro na web“.

Blogs como forma de ganhar dinheiro

Uma das formas de ganhar dinheiro que mais e mais pessoas estão tentando é por meio de websites e blogs de nicho. Apesar do sucesso que muitos estão tendo nesse tipo de negócio, muitos outros estão tendo sucesso algum, chegando até mesmo a desistirem amargando algum prejuízo, o que mostra que, para que se tenha sucesso nessa empreitada é necessária muita paciência, estudo e atuação para por tudo na prática.

Apesar de ser este um assunto bastante abordado na blogosfera, não deve considerar-se que todos os blogueiros possuem grande sucesso nisso – alguns poucos blogueiros alcançam um sucesso extraordinário, enquanto uma parcela um pouco maior possui um relativo sucesso e uma grande maioria não consegue sucesso algum, reforçando portanto a importância de avaliar bem a situação e traçar uma estratégia. Se você possui um blog e o mesmo não ganha dinheiro algum, por mais que você tente, talvez você precise olhar para o mesmo de forma crítica e impessoal e responder às seguintes perguntas:

  • Há um meio real para ganhar dinheiro com meu blog? Isto é, os produtos que são “vendidos” nele (seja seus ou por meio de anúncios de terceiros) são relevantes e interessantes para o meu público-alvo?
  • Eu tenho público (tráfego) suficiente e realmente interessado no que vê em meu blog?
  • Caso eu esteja exibindo publicidades ou vendendo produtos de terceiros, há interesse comercial relacionado ao tema do meu blog?

Estas são somente algumas das várias perguntas que você deve se fazer quanto ao seu blog atual. Caso perceba que algo não está correto no seu blog, não invente desculpas: corrija. Se o erro está na forma como você rentabiliza o seu blog, então corrija isso. Por exemplo, algumas pessoas querem ganhar dinheiro com seus blogs exibindo sistemas de anúncios, mas acham que seus leitores podem não gostar e, por isso, colocam somente um pequeno espaço publicitário isolado, ao final da página. Se fizer isso, provavelmente você não ganhará nada. O que você precisa fazer é colocar aquele espaço publicitário em um local bem visível para todos os seus leitores e garantir que a qualidade de seus artigos é suficiente para garantir que seus leitores não ficarão chateados por haver uma publicidade lá – afinal de contas, você também precisa tornar o seu blog pelo menos sustentável financeiramente, não é?

Depois de corrigir os problemas anteriores e já estar atuando em um nicho que possua um bom interesse comercial, é bem provável que você se dê conta de que precisa aumentar o seu tráfego. Sem tráfego, sem comissões pelas vendas ou cliques. Entretanto, não basta qualquer tráfego: você quer tráfego interessado no tema de seu blog e o melhor lugar para conseguir isso é por meio de motores de busca. E é por isso que vemos tantos webmasters e bloggers preocupados com o SEO de seus websites e blogs.

Sendo assim, desenvolva uma boa estratégia para otimização do seu website para os motores de busca bem como para os usuários e pronto, você estará no caminho certo não somente para ter um tráfego maior, mas também para atrair um público realmente interessado!

Como seu blog ganha dinheiro?

Se você deseja ganhar dinheiro com blogs de nicho, precisa primeiro determinar como o dinheiro irá entrar. Será por meio de publicidade Adsense e Hotwords? Será por meio de programas de afiliados gerais como o UOL Afiliados e outros? Ou será por meio de programas de afiliados de produtos específicos? Talvez esteja pensando em implementar uma loja virtual? Não importa qual será a sua estratégia para ganhar dinheiro, o primeiro passo é determinar de onde o dinheiro deveria vir e só então planejar todo o seu blog em torno disso – não esquecendo, claro, que na outra ponta estão os leitores, que devem ser focados também a fim de garantir o sucesso do seu projeto.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Tiago says:

    Parabéns pelo artigo. Aposto que foi uma grande ajuda para todos os que querem começar a ganhar dinheiro com o seu blog. Na minha opinião, há muitas questões a colocar antes de avançarmos e é preciso ter a resposta certa para cada uma delas. Só assim é que podemos alcançar o sucesso. Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *