Como ganhar dinheiro pela internet em 2011

2010 já está quase terminando, não é mesmo? E se você não iniciou seu negócio online ou não teve sucesso em seu empreendimento virtual, deveria estar se perguntando como ganhar dinheiro pela Internet em 2011, o novo ano que praticamente já está nascendo (sim, em minha opinião, o novo ano nasce ainda em novembro, quando deveríamos já nos planejar a fim de ficar à frente da concorrência).

Bem, se você quer realmente saber como você deveria pensar a fim de ganhar dinheiro pela Internet, ao menos um destes deveriam ser o pensamento principal, o foco em seu empreendimento:

Vender um produto ou prestar um serviço que seja realmente útil a um determinado público-alvo

Sabe por que estou falando isso? Porque já vi na Internet certos sistemas que dizem ser “máquinas de ganhar dinheiro”, que dizem que se você se associar irá receber um software totalmente revolucionário, capaz de fazê-lo ganhar muito dinheiro. Daí você, feliz por ter encontrado uma grande oportunidade, compra o mesmo, para só depois descobrir que aquele software não faz nada, nada além de permitir-lhe vender réplicas dele próprio para outras pessoas que tenham a mesma esperança que você: ganhar dinheiro fácil.

Você acha mesmo que isso dará certo? Pode funcionar uma ou duas vezes, mas nada mais é que uma pirâmide financeira disfarçada e não demorará muito a ruir! Então, se em 2010 você empregou tal artifício ou similar e/ou planeja fazer o mesmo em 2011, cuidado para não estar perdendo todo o seu tempo com algo que não possui longa duração – e que ainda por cima é bastante ilegítimo, podendo levar a problemas no futuro.

Em vez disso, pense: qual tipo de produto ou serviço posso oferecer a outras pessoas a fim de ajudá-las em seu dia-a-dia e que seja tão bom que elas não se importem em pagar por ele? Preferivelmente procure algo que tenha o maior público possível e a menor competição possível.

A parte mais legal do que foi dito no parágrafo anterior é que é válido não somente para negócios na Internet, mas também offline!

Oferecer informação relevante que seja do interesse de um público e buscar meios de rentabilizar isso

O próximo excelente jeito de ganhar dinheiro é por meio de conteúdo bem escrito e relevante e, então, buscar meios de rentabilizar. Perceba que este ponto é bastante parecido com o anterior, sendo a principal diferença o fato de que não será do seu serviço, no caso, a informação prestada, que virá o dinheiro diretamente, mas sim, do fato de unir público-alvo e produtos ou serviços de empresas interessadas nesse público.

Aqui, percebemos porque muitas pessoas falham na construção de websites e blogs visando ganhar dinheiro com os mesmos:

  • Querem escrever somente três ou quatro páginas e ganhar dinheiro, pensando que o website conseguirá visitantes e reputação automaticamente. As coisas não funcionam assim!
  • Escrevem conteúdo de baixa qualidade ou não trabalham a parte de SEO a fim de melhor destacar seu website da concorrência nos motores de busca;
  • Utilizam-se de técnicas black hat SEO na tentativa de destacar-se no Google Search. O problema é que mais cedo ou mais tarde a Google irá descobrir e, então, aquele website poderá estar “fora da jogada”.

Agora que você já conhece os três principais pontos onde muitos erram na hora de ganhar dinheiro desse jeito pela web, pode estar se perguntando “como posso criar meu website/blog” de sucesso:

  • Publique periodicamente conteúdo de qualidade e não duplicado;
  • Trabalhe o SEO para cada artigo individualmente, mas somente técnicas white hat, como o SEO on-page e article marketing;
  • Busque trabalhar conteúdos que possam chamar não somente a atenção do leitor, mas também de empresas interessadas em publicitar naquelas páginas;
  • Terceirize (outsourcing) certas tarefas, como article marketing e/ou até mesmo a escrita dos artigos para o seu website/blog, mas não terceirize a parte estratégica (no caso, análise de resultados e tomada de novas decisões), em vez disso, busque consultoria especializada para uma possível alavancagem dos frutos colhidos.

Quando estamos iniciando algo desse tipo, podemos ficar um pouco perdidos, por não ter experiência sobre como começar, mas quando vamos trabalhando com seriedade e boas fontes de referência, torna-se cada vez mais sólido o objetivo de nosso trabalho, bem como os rendimentos.

Possuir uma loja virtual ou outro meio na web para vender produtos seus ou de terceiros

Se me pedirem para resumir o processo de ganhar dinheiro pela Internet, vou dizer três palavras: conhecimento e vendas.

Na verdade, essas são as formas de ganhar dinheiro em qualquer lugar e não só na Internet – lembre-se que a web em muito é um reflexo do que temos no “mundo real”, sem as dificuldades impostas pela localização geográfica de cada coisa.

E como disse, você pode vender seus próprios produtos ou vender produtos de terceiros, ganhando uma determinada comissão. Se você puder desenvolver seus próprios produtos e vendê-los, excelente, pois possivelmente ganhará mais do que com as comissões de terceiros, mas isso implicará na necessidade de experiência e tempo para desenvolver o mesmo, não é?

O comércio eletrônico movimenta cifras gigantes e você pode participar do mesmo, colhendo seus frutos!

_____________________________

Bem, agora que já falamos sobre o que você deveria focar, falarei sobre onde eu não colocaria minhas fichas:

  • Sistemas que não trazem um benefício real, onde não enxergo um negócio com um claro produto/serviço e um público-alvo, como os muitos “seja pago para” (seja pago para clicar, seja pago para surfar, etc.);
  • Sistemas que exploram falhas em mecanismos de busca, no Yahoo! Respostas ou em outros sistemas para tentar tirar proveito;
  • Sistemas de apostas – vejo blogs sobre ganhar dinheiro vendendo publicidade direta para sites de aposta e dizendo aos seus usuários que eles podem ganhar muito dinheiro com isso, esperando na verdade ganhar comissões em cima daquelas pessoas!
  • Sistemas de pirâmides financeiras ou coisas do gênero.

Prefiro um modelo de negócio que demore seis meses a um ano para começar a ganhar dinheiro, porém seja sólido e duradouro, a um “negócio” que comece a ganhar dinheiro amanhã, mas seis meses depois não mais dá frutos ou, pior, põe-me em maus lençóis com meus leitores devido a falsas promessas.

E agora, já sabe como vai ganhar dinheiro no novo ano que se aproxima?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Carla says:

    Olá, gostei do artigo como um todo. Concordo plenamente quando você escreve: “Prefiro um modelo de negócio que demore seis meses a um ano para começar a ganhar dinheiro, porém seja sólido e duradouro, a um “negócio” que comece a ganhar dinheiro amanhã, mas seis meses depois não mais dá frutos…” Inicie um site em 2007 de maneira bem prosaica, testando as ferramentas etc, e somente em 2010 ele girou de maneira mais consolidada, entendo nisto que ele obteve a credibilidade que só vem com o tempo! Este tempo diga-se de passagem esta dentro do meu previsto. Agora, estou formatando um outro negócio via net, neste pretendo um retorno mais rápido, pois já sei “o que não fazer” em alguns pontos cruciais… rumo a 2011… abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print