Como identificar bons investimentos?

Você que está aí, quer fazer um bom investimento e não sabe como começar?

Quem pretende começar a investir deve, antes de qualquer coisa, descobrir qual é o seu perfil investidor. Isso é crucial para que seu plano de investimento dê certo e lhe traga retorno ao invés de prejuízo, levando em conta suas metas e planos pessoais.

Além disso, conhecendo seu próprio perfil, fica bem mais simples assumir o risco da aplicação na qual você pretende investir. E é um passo importantíssimo para determinar suas prioridades e fazer o seu planejamento pessoal.

Outro ponto importante é definir qual será o prazo escolhido para seu investimento e o objetivo relacionado a ele. Isso porque o que é um bom investimento para uma pessoa pode não ser para outra:

Curto Prazo – É ideal para quem tem planos mais imediatos, como por exemplo, a compra de um aparelho de TV moderno ou a viagem de final de ano com a família. Organize cada uma dessas metas com objetividade e veja quanto você pode investir todo mês. Nesse caso, é mais interessante apostar em investimentos mais conservadores, como a tradicional poupança.

Caso você seja jovem e ganhe pouco, o ideal é a caderneta de poupança. Isso porque é um investimento que exige muito mais regularidade do que uma maior soma de dinheiro, normalmente exigida por outras cartas de investimento. Nesse momento, o importante é que o jovem vá procurando outras formas de ganhar dinheiro enquanto investe na poupança. Com o tempo, as aplicações mais interessantes e rentáveis vão ficar ao seu alcance, porque à medida que nos informamos e estudamos, encontramos vários outros tipos de bons investimentos.

Médio Prazo – São investimentos voltados para quem tem um objetivo que vá levar de dois a cinco anos para ser concretizado. Aqui podemos pensar naquela reforma trabalhosa que a sua casa precisa ou na troca do seu carro. Essas situações exigem um pouco mais de capital e o interessado deve optar por investimentos de perfis moderados e conservadores. O CDB, títulos públicos e os fundos de renda fixa são uma boa pedida.

Um imóvel também pode ser um excelente investimento de médio prazo. Você pode comprá-lo na planta e vendê-lo quando estiver finalizado por um preço bem mais elevado, devido à valorização do mesmo que acontece naturalmente com o tempo ou então locar o imóvel e ter o aluguel como renda.

Longo prazo – Este tipo de investimento é voltado para quem não tem pressa. É ideal para quem pretende se aposentar e ter uma boa renda ou comprar a casa própria. Aqui, o importante é ter alternativas diversificadas de investimento. Aplicar na bolsa e em ações juntamente com um tipo de fundo de renda fixa é a melhor opção para quem quer investir em longo prazo.

Para apostar em bons investimentos, siga os passos a seguir:

1º Passo: Estabeleça uma meta e comece a tomar atitudes em direção a ela. Defina o que você precisa para alcançá-la e como agir para que isso aconteça.
2º Passo: Conheça o mercado no qual atua a empresa onde você pretende investir.
3º Passo: Pesquise quais são as taxas, impostos e qual é a rentabilidade do investimento que você pretende apostar.

São considerados bons investimentos pelo mercado financeiro:

  • Fundo de renda fixa
  • Clube de investimentos
  • Ações

Apesar de que o conceito de “Bom Investimento” é algo considerado bastante relativo.

Se você tem uma empresa:

  • Aposte em ativos imobilizados, que são o maquinário que irá permitir o amento da produção da empresa;
  • Ofereça aos funcionários prêmios de acordo com o lucro que a empresa obtiver em um determinado espaço de tempo. Esse é um ótimo investimento, pois deixa toda a equipe de trabalho motivada.

Lembrando que um bom investimento é aquele que lhe permite alcançar seu objetivo em um prazo determinado, mas que não interfere negativamente na sua qualidade de vida e nem na de sua família. Bons investimentos muitas vezes dependem mais da postura de quem investe do que da opinião dos outros a respeito de uma determinada aplicação. Quem comanda é você!

Por  Danielle Batista

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *