Como investir e ganhar mais?

Se você está acompanhando nosso blog há algum tempo, talvez já tenha lido nossos artigos com dicas sobre como investir seu dinheiro, como investir em ouro e como investir em ações. Hoje, gostaríamos de falar um pouco mais sobre boas estratégias para investir no mercado financeiro e aumentar o seu patrimônio líquido, enfim, buscar responder a pergunta: como investir e ganhar mais?

Essa dúvida não é uma dúvida de uma única pessoa. Eu mesmo, enquanto investia em ações, perguntei-me isso várias vezes. Infelizmente na época, aprendi mais “como não investir” do que “como investir”. Hoje estou assim, coletando informações de diversas fontes, lendo revistas e websites e acompanhando variações das ações, a fim de me preparar para entrar novamente nesse mercado.

Então a primeira dica seria essa: antes de investir dinheiro no mercado de ações, é importante desenvolver alguma prática, treinar um pouco. Escolha várias empresas ou fundos e observe o preço e a data. Mantenha o controle sobre como sobem ou descem seus preçoes e avalie as suas razões para querer investir. Conforme você vê o desempenho das empresas ao longo do tempo, você irá desenvolver uma visão sobre quão eficaz a sua capacidade de escolher uma boa ação está se tornando.

Lembre-se sempre que a informação é vital para ter uma boa gestão e tomada de decisões quanto à sua carteira de ações. Você deve ser bem versado em informações do mercado atual, a fim de criar um plano que não faz com que você perca tudo que você tem. Tenha certeza de que você tem acesso imediato a todos os preços dos títulos, fundos e ações. Quanto aos preços das ações, você pode conseguir por meio de um bom home broker, já quanto a preços e retornos de títulos e fundos, é possível conseguir tal informação nos websites das próprias instituições financeiras às quais estão atrelados.

Algo que pode ajudar a determinar quanto você poderá ganhar é, antes de se inscrever com qualquer corretor, ou aplicar em qualquer investimento, reservar um tempo para descobrir com quais taxas você estará lidando. Informe-se sobre todo tipo de taxa, como a taxa de corretagem e a taxa de custódia, por exemplo, no caso de ações, ou taxa de administração, no caso de fundos. Você ficará surpreso com quão grande a diferença entre a soma das taxas de um tipo de investimento para outro.

Escolha uma corretora tão barata quanto for possível, em vez de uma empresa de serviço completo para sua negociação de ações, títulos e fundos mútuos, assim você poderá manter mais de seu dinheiro em seu bolso. As corretoras baratas costumam cobrar taxas e comissões bem mais baixas e não há nenhum motivo para pagar taxas desnecessárias. A única desvantagem é que esse tipo de corretora geralmente não vai lhe dar conselhos sobre o que comprar e vender. Você deve fazer essas determinações por conta própria.

E considere investir em fundos de índice. Estes fundos compram e mantêm ações das empresas que compõem um dos principais índices de ações. Estes fundos permitem-lhe a oportunidade de capitalizar sobre os retornos do mercado acionário global, sem taxas excessivas. Esses fundos também exigem pouca manutenção ou atenção.

E, claro, conheça os riscos de diferentes tipos de investimentos. Ações são geralmente mais arriscadas do que títulos, por exemplo. Investimentos mais arriscados, geralmente, têm maior potencial de retorno, enquanto que os menos arriscados tendem a oferecer retornos mais baixos, porém mais consistentes. Entender as diferenças entre as diversas opções pode permitir-lhe tomar as melhores decisões sobre o que fazer com seu dinheiro, tanto no curto quanto no longo prazo.

Seguindo essas dicas, você estará melhor preparado para as adversidades não somente do mercado de ações, mas também para os fundos de investimentos e aquisições de títulos públicos. Agora, como já dissemos anteriormente, cabe a você praticar e assim conseguir ganhar mais investindo!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print