Como manter em dia a contabilidade da empresa

Primeiramente é necessário todos os funcionários e o proprietário entenderem que estão comprometidos com a empresa, e isso quer dizer, que estão envolvidos direta e indiretamente com a contabilidade da empresa, também. Se a empresa falir eles são demitidos e ficarão sem empregos e não terão como pagar as suas contas.

Qualquer organização é bom ter um contador a sua disposição para manter a contabilidade em dia, avaliar o desempenho da empresa e dar opiniões para que os resultados mensais da empresa sejam alcançados. Mas sempre fique atento nos livros fiscais, não deixando ele fazer todas as decisões sem que passe por você.

A empresa tem que ter um controle  na vida financeira, econômica e patrimonial para ter uma gestão boa. Uma maneira de manter em dia a contabilidade da empresa é a interação e harmonia. A partir dessa maneira pode-se incluir as funções administrativas  que ajuda na análise e melhoria dos processos organizacionais e na eficácia do trabalho em equipe. São eles:

  • Organizar – você deverá organizar e manter os documentos de modo que fiquem separados e arquivados. Esses documentos são referentes à efetuação orçamentária e financeira.
  • Planejar – é onde colocará tudo que será feito antes de começar a executar a atividade num tempo determinado para que não tenha imprevistos. E assim, poder preparar o jeito mais adequado para fazer a atividade e assim economizar mais custos.
  • Executar – você usará suas aptidões técnicas para liderar, coordenar, motivar e influenciar os funcionários para eles executarem suas atividades com qualidade e ter bons resultados. Não se deixe distrair com assuntos que não estejam ligados ao seu trabalho!
  • Verificar – controlar para saber se o que foi planejado está sendo executado de maneira correta a fim de conseguir realizar as metas estabelecidas. A pessoa irá verificar o desempenho do processo e caso não esteja bom deverá executar ações corretivas para assegurar que os objetivos sejam cumpridos.

Se for feito todas as funções  de maneira certa a empresa reduzirá os custos, diminuindo os desperdícios, tornando mais eficiente e produtivo a empresa, e como consequência aumentará os lucros da empresa. Ajudando a manter em dia a contabilidade da empresa!

Cobre ao máximo desses profissionais especializados em contabilidade, pois eles estudam e são treinados para ajudá-lo e assessorá-lo nos negócios de sua empresa. Tenha sempre um controle sobre ele, assim sua empresa não precisará se preocupar com o lado financeiro. Mas cuidado também para não extrapolar os limites das funções do contador, passando suas obrigações para ele fazer. O contador pode ajudar sim na gestão de sua empresa, orientando você e dando sugestões como melhorar para aumentar a produtividade. Mas procure saber até onde ele pode ajudar para não exceder a responsabilidade dele dentro da organização.

Por Chryslene Lima

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print