Como poupar dinheiro?

 Aqui no Clube do Dinheiro já falamos várias vezes sobre como poupar dinheiro nos artigos Como aplicar sua renda e multiplicar seus recursos financeiros, Como otimizar o uso do 13º salário, Como conseguir R$100.000 em um ano, entre outros, mas nunca é demais relembrar algumas dicas ou tentar dar algumas novas para que você possa guardar dinheiro, economizar e realizar um grande sonho, projeto ou objetivo.

Já vou logo dizendo que infelizmente não existe uma fórmula mágica e que poupar dinheiro deve ser um processo constante e regular para que você consiga uma boa quantia. Não adianta poupar dinheiro em um mês e no seguinte resolver gastar tudo que guardou. Então uma regra muito importante é ter disciplina.

Mas como? Calma…vamos ver algumas dicas na prática que ajudarão você a economizar e poupar dinheiro.

Dicas de como poupar dinheiro

  • Anote sempre suas despesas: afinal, ninguém tem memória de elefante para lembrar tudo que vai ter que gastar no mês e muito menos para calcular se sobrará algo? Quando não anotamos os gastos, nunca sabemos para onde o dinheiro está indo. Só vamos perceber quando a conta já está no vermelho ou a dez dias do mês terminar (quando já acabou o salário).
  • Comece agora mesmo: se realmente você quer poupar dinheiro, não vá esperar receber um aumento, ganhar na Mega ou sobrar alguma coisa no fim do mês. É aquela velha história da dieta que só começa na segunda-feira e nunca dá certo. Se quiser mesmo guardar o dinheiro, comece agora!
  • Fuja do cheque especial: aquela história de “Só vou pegar um pouquinho e mês que vem já cubro a conta” nunca dá certo. No mês que vem o dinheiro não vai sobrar e sua conta só vai ficar ainda mais no negativo. É um ciclo vicioso que quem quer poupar dinheiro deve evitar ao máximo.
  • Quite suas dívidas: não adianta guardar dinheiro se tem várias prestações para pagar. Negocie com a empresa um bom desconto para antecipar a dívida e somente depois de estar tudo quitado, comece a poupar o seu dinheiro.
  • Investiu? Esqueça que tem este dinheiro: não adianta investir o seu dinheiro em qualquer coisa, nem que seja uma poupança, e ficar fazendo retiradas sempre que tem uma conta a mais para pagar. Desta forma, analise se é possível fazer o investimento e se o dinheiro não vai faltar. Somente depois invista e não mexa mais nele senão ele não renderá e você só tem a perder ainda mais em alguns casos.
  • Pague a vista sempre que possível: se tem o dinheiro em mãos, nada de jogar no cartão de crédito para 30 dias ou parcelar a conta em “leves prestações”. O pagamento a vista facilita o controle de suas finanças e não deixa que você fique em dívida no mês que vem, caso não tenha o dinheiro em mãos na data do vencimento.
  • Evite fazer refeições todos os dias em restaurantes: se você trabalha em algum lugar longe de seu serviço, evite almoçar sempre em restaurantes. O pouco dinheiro que se gasta em um almoço somado a todos os dias do mês, torna-se um dinheiro que poderia ser economizado caso levasse um lanche ou uma marmita no serviço. Isso não é mico nem vergonha, é absolutamente normal. Deixe as refeições em restaurantes para jantares especiais ou fins de semana.
  • Pense se é necessário comprar algo: quando ver algo que lhe agrade, pense se é necessário comprá-lo ou não. Se for um sapato ou roupa, pense ainda mais, pois às vezes você está com o guarda-roupa cheio e vai comprar a peça apenas para usar uma única vez. Um grande impedimento de quem quer poupar dinheiro é comprar coisas por impulso e depois nem mesmo utilizar o que comprou.
  • Faça listas ao ir ao supermercado: leve sempre uma lista do que realmente precisa comprar no supermercado e não compre nada além do que está nela. Os supermercados são uma tentação para comprarmos coisas supérfluas (e não conseguir poupar dinheiro)

E o mais importante:

  • Tenha paciência e disciplina: para seguir todas essas dicas, como já falei no início, é preciso ter paciência e disciplina, pois não é fácil resistir a tentação de comprar alguma coisinha a mais do necessário. Mas quem realmente quer poupar dinheiro precisará ser paciente e disciplinado para evitar estes vícios constantes que nos impedem de economizar dinheiro.

Lógico que isso não é tudo, mas se você estiver com o objetivo de poupar dinheiro, tente utilizar estas dicas em tudo que for fazer e comprar. Com certeza no fim do mês vai sobrar aquele dinheirinho e ao final de um ano você já terá feito uma boa poupança.

E você, sabe como poupar dinheiro? Já faz isso ou quer começar agora?

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Mr.GamerDev says:

    Regras básicas que são necessárias para começar a fazer sobrar dinheiro =]
    Muito bom.
    Abs^^

  2. Gonçalo Lacerda says:

    É sempre agradável ler seus artigos, minhas finanças têm melhorado bastante desde que comecei a seguir seus conselhos. Os livros que recomenda, as dicas que dá….Enfim, é tudo muito bom.
    Gostaria de agradecer pelo seu trabalho, é muito valioso pra mim.
    Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print