Como poupar mais dinheiro?

Muitas pessoas acham muito difícil poupar dinheiro para um futuro melhor para elas mesmas. Dinheiro pode escorrer facilmente por um “buraco no bolso”, mas há excelentes caminhos para “tapar esse buraco”.

Caso você tenha várias aplicações, uma boa opção é “espalhar” seu dinheiro por elas, atribuindo a cada uma funções diferentes. Uma conta-poupança, por exemplo, pode ter o papel de manter uma reserva financeira, a ser utilizada em casos de emergência ou para acumular valores para compras de curto prazo. Uma previdência privada pode ser utilizada para economizar pensando para o futuro, e assim por diante.

Outra ideia interessante é poupar um real para cada real gasto em compras. Pense da seguinte forma: se você gosta de comprar eseguir essa regra, ao mesmo tempo estará forçando-se a economizar (e poupar) mais.

Suponha que você gaste R$ 500,00 em algum produto. Automaticamente, você deverá poupar R$ 500,00 também, e depositá-los em sua “conta-futuro”, uma conta da qual não se deve sacar valores em curto prazo, pois o seu objetivo é a independência financeira ou planos para longo prazo.

Quer melhorar ainda mais sua estratégia? Então não esqueça de revisar todo o seu orçamento! Por meio de uma boa análise de seu orçamento, poderá encontrar possíveis “torneiras vazando”, aqueles buracos que há em seu bolso por onde escorre todo o seu dinheiro.

Após analisar o seu orçamento e “fechar as torneiras”, isto é, cortar os desperdícios, algum dinheiro será economizado – e poderá ser poupado.

Uma outra boa ideia é envolver outras pessoas em sua nova meta. Pessoas que compartilham interesses comuns podem ajudar-se, compartilhando dicas e experiências. Se algum amigo ou parente seu também está planejando poupar mais, juntos vocês podem aprender mais e por em prática tais conhecimentos.

Como se pode perceber, há várias possibilidades para reduzirmos nossos gastos e nos disciplinarmos para poupar mais o nosso dinheiro. Você pode reverter sua situação, entretanto não deveria “deixar para amanhã”. Comece hoje mesmo, revendo seu orçamento, planejando e poupando. Afinal de contas, não há mais desculpas: agora você já sabe como poupar mais dinheiro!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print