Como transformar o hobby em negócio e começar a ganhar dinheiro?

O artigo de hoje é mais um daqueles “pé no chão”, que buscam apontar-lhe a importância de planejar e fazer para tornar-se um sucesso e ganhar dinheiro. Muitos de nós temos algum hobby e escutamos, muitas vezes, outras pessoas dizerem que poderíamos ganhar dinheiro fazendo aquilo. A dúvida é: como converter o hobby em um negócio próprio lucrativo de verdade?

A resposta pode ser mais simples do que se possa imaginar. Na verdade, aposto até que já saibamos qual a resposta, mas por algum motivo (conhecido ou não), parece-nos muito difícil pôr isso em prática.

Lendo um artigo que comentava sobre as atitudes das pessoas milionárias, algo destacou-se: a importância de saber planejar, focar e executar. Veja só, aprender é importante, o problema é que nos acostumamos a absorver tanta informação que acabamos por jamais nos sentirmos preparados, sempre absorvendo mais e mais informação, sem jamais pôr em prática.

Então, se você realmente deseja converter seu hobby em um negócio e ganhar dinheiro (e não somente fazer outros ganharem dinheiro enquanto você tenta ganhar para só então desistir), é bom que você esteja atento a fazer essas três coisas: planejar, focar e executar.

Planejamento

O planejamento refere-se a analisar toda a situação, tentando determinar como está o mercado em que possui interesse, se há público-alvo, qual o potencial de rentabilização, investimentos e esforços necessários para inserir-se com sucesso. Muitos de nós já lemos, por exemplo, sobre a importância do plano de negócios aqui mesmo, neste blog. Agora, quantos realmente elaboraram um plano de negócios? Quantos após ler aquele artigo (e os seguintes, já que foram três artigos no total falando sobre o plano de negócios) partiram seriamente para elaborar o seu?

Se você não efetuar nenhum planejamento, muito dificilmente saberá o que fazer no início, como proceder e aonde quer chegar.

Foco

O foco trata da importância de não desviar a atenção de nosso projeto. Eu posso apontar-me como uma pessoa com grave problema de foco e sei muito bem o quanto pode ser prejudicial para um negócio a falta de foco. Devido à falta de foco, acabo às vezes por iniciar diversos projetos simultaneamente. Com o tempo, acabo ficando sobrecarregado, forçando-me então a abandonar alguns deles – e algo que você começa e não termina sempre significa sempre prejuízo, dinheiro ou tempo gasto que não será recuperado.

Mantendo o foco, entretanto, conseguimos planejar e executar melhor, podemos então analisar os resultados de forma mais clara e traçar novas diretrizes. Mantendo o foco em meus negócios pude analisar com mais calma e perceber minhas maiores falhas no planejamento, corrigi-las e ajustar minhas atividades para executar novas tarefas capazes de melhor beneficiar meus empreendimentos.

Uma pessoa sem foco inicia mil projetos e não ganha um real. Uma pessoa com foco inicia um único projeto e pode ganhar milhares de reais. E perceba que falo projeto – um projeto pode envolver inúmeras coisas distintas, não limitando portanto a uma só tarefa.

Execução

E aqui está a chave para o sucesso financeiro: você pode ter passado anos planejando, focar somente em um grande projeto, mas se você não o executar, ele jamais lhe renderá dinheiro. E esta é a principal diferença entre pessoas que querem mas não conseguem ganhar dinheiro e aquelas que ganharam fortunas: enquanto que as primeiras ficam somente a ler, a preparar-se (indefinidamente), o segundo grupo reúne um conjunto mínimo de informações suficiente para começar e, então, passa a executar, a empreender.

Esse processo é denominado por Harv Eker como “preparar, fogo, apontar”, ou seja, você se prepara o mínimo possível, inicia imediatamente e tenta corrigir o curso durante o desenvolvimento do empreendimento.

Você pode estar pensando: mas eu posso perder muito dinheiro enquanto ajusto o empreendimento depois de já o ter lançado. Não seria melhor esperar até ter total certeza sobre tudo?

Primeira coisa: jamais temos total certeza sobre tudo. Segunda coisa: o dinheiro que você perde (geralmente investindo em algo que não deu certo ou problema na gestão do empreendimento) será muitas vezes igual ou menor àquele que você pode deixar de ganhar simplesmente por ainda não ter começado.

____________________________________________

Planejamento, foco e execução. Três coisas absolutamente simples, porém que podem ajudá-lo a transformar o seu hobby definitivamente em um negócio lucrativo, servindo como renda extra ou mesmo como fonte primária.

Bem, o recado está dado. Agora está em minha hora de pôr em prática. E você, como você espera transformar seu hobby em um negócio?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Joceli says:

    Ola, Eu nao sei quando um site e site ou e blog mas este esta legal…Eu procuro um ebook free para disponibiliza-lo nun site porem ainda nao tenho o site… Seria possivel encontrar e onde saber sobre os direitos…Fico muito feliz em ler coisas boas, estou na america e meu ingles e precario, leio todo o tempo… Adorei o site, Abracos…

  2. Joceli says:

    E, tem mais… Tenho umas ideias que poderiam bombar mas atualmente nao estou podendo fazer investimentos… Seguirei lendo o site e se ganhar algum dinheiro, com certeza serei um empreendedor na internet, preciso aprender a posicionar bem os sites nos buscadores… se tiver alguma dica, manda ver…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print