Como Twitter pode expandir o meu negócio?

Se você possui um negócio, já sabe que a promoção do mesmo, isto é, a sua divulgação, é a alma do negócio. Não importa se você possui o melhor produto ou serviço do mundo: se seus potenciais consumidores não sabem da sua existência (ou da existência do seu produto ou serviço), então é muito provável que você alcance um retorno financeiro suficiente para manter as suas operações – e é aí onde se encontra uma das vantagens do Twitter quando bem empregado por pequenos e médios negócios.
Enquanto grandes corporações possuem orçamentos para marketing muito mais vultosos, permitindo gastos com mídia em TV, exposições em eventos de renome etc. muitos dos pequenos empresários possuem pouco dinheiro no bolso disponível para as atividades de marketing e como as redes sociais tornaram-se um poderoso aliado dos mesmos na divulgação de produtos e serviços a custos mais baixos, você não deveria perder tal oportunidade.

O Twitter pode ser utilizado de inúmeras formas em sua estratégia de marketing, permitindo assim a expansão do seu negócio. Uma primeira forma é, por exemplo, pagando por meio do próprio sistema do Twitter, para ter suas mensagens promocionais divulgadas para um determinado público-alvo. Nesse caso, o retorno financeiro obtido poderá expressar sucesso se os gastos com todo o processo de criação, publicação e distribuição daquelas mensagens foram menor do que o retorno final obtido – retorno esse que pode ser mensurado pela quantidade de novos seguidores em sua conta ou, de forma mais relevante, baseado no número de vendas de seu produto ou serviço.

Outra forma de aproveitar-se do Twitter é por meio da construção de uma grande comunidade de seguidores em torno de sua marca. Entretanto, esse processo não conclui da noite para o dia e é necessário construir um perfil forte e bem respeitado gradualmente. Há inclusive ferramentas com propostas interessantes sobre como alcançar mais seguidores no Twitter, mas antes de comprar uma dessas ferramentas, é interessante que se tente compreender o retorno financeiro esperado a partir da adoção das mesmas a fim de contrastar com os custos delas e assim determinar se vale a pena ou não adquiri-las.

E um terceiro e último meio para adoção do Twitter na expansão do seu negócio pode ser por meio do monitoramento daquilo que é comentado nessa rede social. A isso chamamos de gerenciamento da reputação de uma marca (brand reputation management) e pode ser o segredo para novas estratégias de compreender o que se tem comentado nas redes a respeito de seus produtos, serviços, métodos de pagamento etc.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print