Cuidados com fraudes e golpes!

Tão importante quanto saber ganhar dinheiro é saber evitar perder dinheiro, e aqui podemos incluir saber identificar e evitar golpes e fraudes que podem levar seu dinheiro na vã promessa de ajudá-lo a ficar rico mais rapidamente. Cuidado!

E se perder dinheiro é (muito) fácil na vida real, na Internet, entao, a coisa fica ainda pior, pois os golpistas conseguem maior anonimato bem como dispõem de mais ferramentas a fim de alcançar a vítima, ludibriá-la e receber o suposto investimento.

Felizmente, (ainda) não é preciso um curso certificado na área de segurança para conseguir identificar e evitar tais abusos, um pouco de atenção e bom senso podem fazer a diferença entre você jogar o seu dinheiro fora ou mantê-lo em um bom investimento (longe dos golpistas!).

Agora, que tal analisarmos algumas das principais características encontradas em sistemas fraudulentos a fim de que você não caia no “conto do vigário”?

É bom demais para ser verdade… Então não é verdade!

Pode parecer piada, mas isso realmente acontece. A primeira dica para saber se está de uma oferta real de um produto ou serviço honesto e realmente lucrativo ou somente diante e uma farsa é quanto ao tipo de rentabilidade que eles prometem. Então, uma grande dica para identificar e fugir de fraudes é: se algo na Internet (ou fora dela) lhe parece bom demais para ser verdade, abra o olho: o mais provável é que não seja!

Vou citar agora um exemplo disso… Estava eu mais uma vez em minhas “andanças” pela Internet, quando avistei um site falando sobre HYIP (High Yeld Program), onde você poderia investir o seu dinheiro. Bem, eu já havia visto sites desse tipo várias vezes, mas nunca prestara atenção, desta vez decidi parar para ler…

O mesmo falava que poderia fazer o seu dinheiro render  sem riscos a taxas de juros muito altas, ou seja, rendimento altíssimo e certo! Só para ter noção, se o investimento fosse de um dólar, renderia cerca de 1.2% ao dia (isso mesmo, ao dia!) enquanto que se o investimento fosse na faixa de 50 mil dólares, teríamos um rendimento de mais de 2% ao dia! Somando tudo ao longo do ano, tais programas prometem rendimentos na faixa de 100 a 300% ao ano!

Wow! Quando falamos em investimentos de renda variável, ou seja, arriscados mas lucrativos, é muito complicado garantir rendimentos acima de 60% ao ano (principalmente em períodos de crise), o que dizer então de um investimento que jura não apresentar riscos, mas com um rendimento de mais do que o dobro!

Aquele valor tanto me chamou a atenção que eu decidi descobrir o que significa realmente um HYIP (sim, o próprio site tentava explicar do que se tratava, mas quando você desconfia de “alguém” é óbvio que a primeira coisa que deve ser descartada é a opinião desse próprio “alguém” a fim de buscar a imparcialidade).

Encontrei então um excelente site chamado Monitor das Fraudes, que busca denunciar e conscientizar-nos a respeito de fraudes financeiras, principalmente daquelas pela web. Este é um excelente site e você deveria visitá-lo sempre que sentir que algo não está correto. Mas enfim, veja o que o Monitor das Fraudes fala sobre HYIP:

Este esquema nasceu como uma importante variante ou derivação de alguns tipos de fraudes envolvendo papéis de bancos, e, como o tempo, chegou a assumir vida e características próprias. Existem muitas histórias usadas para justificar a suposta existência destes “programas”. […] Muitas vezes estas supostas oportunidades seriam ligadas à operações não oficiais dos bancos que não podem aparecer nos balanços e por isso são financiadas com instrumentos inusuais e pouco conhecidos, quando não secretos. […] Obviamente o sigilo por parte do investidor sobre esta operação é de importância vital e ele estará proibido de falar do assunto com qualquer terceiro. Esta proibição tem o real objetivo de impedir que a vítima se informe e seja alertada por profissionais do mercado.

Em outras palavras, o negócio já começa errado, baseado em um antigo sistema fraudulento, e portanto sem credibilidade alguma. Perceba a parte em que fala que o sigilo por parte do investidor é necessário para o sucesso das operações. Oras, se este fosse um programa baseado em métodos realmente lícitos, por que “se esconder”? Exceto, claro, se você não estiver fazendo algo dentro das leis (ou tentando passar a perna em um “otário”, digo, em um incauto investidor).

Perceba que quando falamos de uma taxa de juros de 1.2% ao dia não parece tão alto, mas calcule quanto isso dá por mês e você terá 43% a. m.! Em um ano nós teríamos, então, 7778%! Se esses números não lhe parecem estranhos, meu caro, aconselho-o a ficar longe da área de investimentos (ou ao menos somente investir por meio de bancos confiáveis).


Parecem querer “vencê-lo pelo cansaço”

Outra características que observo nos golpes pela Internet (conhecidos como SCAM) é quanto ao fato de se utilizarem de uma página na Internet que é literalmente uma única página, extensa, falando mil coisas e destacando em fontes gigantescas aquilo que eles sabem que atrairá incautos empreendedores (acredito que, mais uma vez, o termo certo seja otário, mas alguém pode já ter passado por isso e não gostar muito do termo, sendo assim, vamos mudá-lo um pouco 🙂 ).

O site já começa falando que se trata da grande oportunidade de sua vida, proclamando-se o único capaz de fazer você tornar-se um multimilionário sem precisar aprender nada, sem precisar fazer nada, sem precisar pensar em nada. Aliás, a última coisa que eles querem é que você pense, pois se você pensar direitinho, perceberá que aquela página quilométrica está ali unicamente para tentar vender-lhe o tal produto que irá torná-lo hoje mesmo no cara mais rico do mundo por apenas USD 300,00 USD 150,00 USD 75,00 USD 30,00 USD 15,00!

Bem, pare e pense comigo: se o sistema fosse tão bom, capaz de gerar milhares de reais por dia, por que afinal vendê-lo por menos de R$ 30,00? Bem, só há uma explicação: o proprietário do sistema sabe que ele não é tão miraculoso assim! Se não for uma farsa completa, no mínimo está iludindo o comprador quanto ao potencial de rentabilidade, bem como quanto aos esforços que ele despenderá para tal.

Tais produtos sempre te oferecem:

  • Vários bônus, num valor (fictício ou simbólico) muito maior que o produto adquirido;
  • A oportunidade de ficar rico com o mínimo de esforço (no máximo uma hora por dia, segundo alguns!) em um tempo muito curto (alguns dizem que na primeira semana você ganhará USD 500,00);
  • Vagas limitadas que nunca acabam ou com o prazo final sendo hoje (não há problema, se você entrar amanhã, a data final será amanhã… entendeu o esquema?);
  • Redução vertiginosa do preço (como citei anteriormente, começando em USD 300,00, indo até USD 15,00), mas a qualquer momento podem voltar a subir!
  • Tudo o que você precisará para fazer tudo sozinho e não precisar de mais nada (só em livros, gasto uma considerável parte dos meus rendimentos todo ano, então nem é preciso comentar quão mentirosa audaciosa é essa proposta)!

________________________________________________

Bem, há outras formas de identificar possíveis golpes, mas estas duas bastam, pois nelas se enquadram a grande maioria dos anúncios de falsas oportunidades da web.

Bem, agora não há mais desculpas: se cair em algum golpe ou farsa, não diga que não foi avisado!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print