Finanças Pessoais

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa simples, mas exige alguns esforços para que seja executada corretamente. Quantas vezes já aconteceu de você ter um valor em dinheiro na carteira e, ao final do dia, por não ter um controle dos gastos, você pensar que estava faltando ou sobrando notas? Quantas vezes faltou dinheiro para pagar uma conta importante? Quantas vezes você planejou que ia sobrar um dinheirinho no final do mês e não aconteceu?

Saber controlar as finanças pessoais é muito importante e, portanto, o Clube do Dinheiro está lançando um curso que vai orientar como deve ser feito desde o planejamento até a execução desse controle.

Objetivos do Curso

O principal objetivo deste curso é fornecer as ferramentas e informações necessárias para que você siga um roteiro e aprenda a se organizar para executar o controle das finanças pessoais de forma fácil e rotineira.
Ademais, abordaremos alguns tópicos específicos que causam dúvidas e que podem trazer grandes impactos em sua situação financeira.

Assuntos a serem abordados

Nosso curso sobre Finanças Pessoais será atualizado periodicamente a fim de oferecer sempre a melhor informação a você e para esta “primeira rodada”, escolhemos os seguintes assuntos (clique sobre o título da lição para ir para o respectivo artigo, caso já esteja disponível o hyperlink):

Lição #1 – Como planejar e montar um orçamento mensal

A base para o controle financeiro está no orçamento. Ele será a ferramenta que irá mapear seus gastos, seja em termos de valores, prazos ou formas de pagamento e é por esse motivo que iniciaremos por aqui.

Lição #2 – Aprenda a priorizar os gastos

Mapeadas as contas, compromissos financeiros e rendimentos via elaboração do orçamento, é preciso cruzar os dados e definir prioridades de gastos. Prazos e importância das despesas são itens essenciais nessa segunda lição.

Lição #3 – Como organizar suas contas e deixar tudo em dia

Embora você possa ter planejado seus pagamentos e recebimentos, pode acontecer de um boleto não chegar, você esquecer de algum pagamento e acabar perdendo prazos e pagando juros. Na lição 3 você receberá dicas para que isso não aconteça.

Lição #4 – Planilha de Controle: uma ferramenta útil

A quarta lição, além de disponibilizar um modelo de ferramenta para otimizar seu controle financeiro, dará orientações sobre como utilizá-la e monitorá-la.

Lição #5 – Faltou dinheiro? Saiba como se utilizar do crédito

Tomar empréstimos, às vezes, pode ser necessário. Na lição 5 você aprenderá como utilizar esse recurso da forma menos custosa possível e quais os tipos de crédito disponíveis para suas necessidades.

Lição #6 – Alivie as dívidas, renegocie

Você contraiu alguma dívida, planejou o pagamento, mas, por algum motivo, não conseguiu quitar em dia. A renegociação é uma boa opção nessas ocasiões e a sexta lição tem o intuito de orientar como proceder nesse caso.

Lição #7 – Saiba separar o pessoal do profissional

Um dos problemas que costumam afetar as finanças é a não separação das obrigações pessoais das profissionais. A sétima lição será sobre como fazer essa distinção para que nem você nem sua empresa sofram deslizes financeiros.

Lição #8 – Como otimizar o uso do 13º salário

A renda extra de final de ano – o 13º salário – é muito conveniente, diante das despesas mais elevadas dessa época. No entanto, é preciso saber usá-lo a seu favor, controlando gastos que podem ser compulsivos. A lição 8 indicará os melhores destinos para essa renda.

Lição #9 – Risco x Rendimento: os fundamentos de uma aplicação financeira

Antes de fazer qualquer aplicação financeira é importante entender a relação entre risco e rendimento, a qual será explicada nesta nona lição.

Lição #10 – Como aplicar sua renda e multiplicar seus recursos financeiros

Entendida a diferença entre risco e rendimento, fica fácil determinar o tipo de aplicação financeira com a qual você mais se identifica. A décima lição relacionará as principais aplicações de acordo com o perfil do investidor.

Lição #11 – Sites de compras coletivas – planejando seus gastos

Por fim, a lição 11 dará uma última e valiosa dica. Com a proliferação de sites de compra coletiva, ficou difícil controlar as finanças diante dos irresistíveis descontos. Aprenda como planejá-los e não prejudicar sua situação financeira.

E então, quando começamos?

Começaremos a publicação do nosso curso no dia 8 de dezembro de 2010, quarta-feira.
Publicaremos cerca de duas lições por semana, o que nos permitirá executar este curso de forma rápida.

Pronto para aprender a organizar suas finanças e fazer com que seu dinheiro renda mais? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print