Definição das oportunidades de negócios online – teoria

Como saber qual o melhor negócio para abrir na internet?

Agora que você já entendeu a importância de estudar a viabilidade de seu negócio online, é o momento de buscar informações sobre as oportunidades de negócios disponíveis e saber avaliar qual é a melhor para você.

As opções são inúmeras e vale sempre frisar que nem sempre o melhor negócio para o seu amigo também é o melhor para você. Então como descobrir o mais viável?

Para achar essa resposta é preciso ter em mente qual é seu perfil de empreendedor. Não adianta pensar em grandes negócios que dão certo na web se não se identifica com nenhum deles. Então a pergunta principal é: que tipo de negócio online tem a ver com você?

Aqui você já deve ter pensado em uma lista enorme de oportunidades. Ótimo, você está no caminho certo. Mas como escolher entre todos e saber se vale a pena?

Uma boa estratégia é você definir primeiro o modelo de negócio existente na Internet que tem mais a ver com você.

Modelos de negócios online

Com a expansão da Internet, a criação de novos modelos de negócios vem crescendo. Um grande passo para a criação de seu novo negócio online é decidir qual desses modelos você pretende seguir. Entre eles estão:

  • Comércio misto: possui uma loja física e comercializa seus produtos pela internet como forma secundária. É válido para quem já possui uma loja física montada e quer expandir seus negócios através da internet;
  • Comércio virtual: tudo é vendido somente e exclusivamente pela internet, sem a opção de uma loja física. É uma boa opção para quem não deseja pagar aluguel e quer vender produtos ou serviços pela web;
  • Comércio virtual puro: feito somente pela internet também, mas com a realização de vendas de produtos e serviços digitais, como softwares, apostilas, cursos, etc. Este tipo de comércio é uma boa opção para quem já possui um material deste tipo e deseja disponibilizar ao público;
  • Profissional especializado: para um profissional de determinada área que gostaria de disponibilizar seus serviços pela internet. Aqui entra a criação de portfólios para profissionais que desejam divulgar e disponibilizar os seus serviços.

Estes são os modelos mais comuns, mas com a globalização surgem novos a cada dia e isso não impede você de criar seu próprio modelo se tiver uma idéia revolucionária.

Mas depois de tudo isso, você ainda não sabe o que abrir? Calma, para isso existem algumas dicas bem interessantes que, se seguidas, podem te ajudar.

Dicas para escolher a melhor oportunidade de negócio online para você

1 – Pegue uma caneta e um papel…

E sente-se em algum lugar tranquilo, onde você possa se concentrar ao mesmo tempo em que se sinta bem à vontade. Preparado?

Comece a recapitular todas as suas atividades diárias na internet e responda a algumas perguntas como:

– O que gosto mais de fazer online?

– Quais são os negócios que conheço que acho mais interessantes?

– Existe algum negócio novo que posso criar que ainda não exista na internet?

Vá escrevendo tudo isso para não se esquecer de nada.

2 – Analise o que você escreveu…

E crie opções de negócios para cada atividade que você gosta de fazer enquanto está na internet. Coloque uma abaixo da outra.

O mesmo deve fazer com os negócios que acha interessante e com as idéias inéditas que possa ter tido.

A lista está grande? Não tem problema. E não tenha pressa em reduzir o seu tamanho. Deixe tudo como está.

3 – Enumere as oportunidades…

… De acordo com suas preferências

O que você se imagina fazendo melhor? Pode ir colocando os números…1,2,3,4,5…

Em algum desses negócios você tem total domínio? Opa, coloque um asterisco ao lado de cada um.

4 – Avalie uma a uma…

Começando com as que você se identifica mais e possui mais domínio, chegou o momento de pesquisar se isso é realmente uma oportunidade ou se não passa de somente uma boa idéia.

Algumas perguntas podem ajudar:

– Qual o problema ou necessidade que este produto ou serviço vai solucionar para as pessoas?

– Você irá satisfazer uma necessidade ou criar uma nova?

– É um produto inovador ou já existem diversos iguais no mercado?

– Qual o diferencial?

– É um negócio seguro para realizar pela internet?

– Já foi testado por alguém ou terá que tomar cuidados para fazer um teste?

– É compatível com o capital e recursos que possui?

Depois de respondidas as perguntas, você terá eliminado diversas alternativas que eram apenas boas idéias, mas que não são oportunidades no momento. Existe alguma que se sobressaiu sobre as demais? Já sabe qual a favorita?

E quando as oportunidades são inúmeras?

Se você seguiu todas as dicas e avaliou as alternativas, mas não conseguiu encontrar somente uma oportunidade de negócio online, não é preciso entrar em pânico.

Não descarte nenhuma das que restaram porque além de serem oportunidades, teremos que avaliar diversos fatores em relação à viabilidade de mercado, marketing, financeira, etc.

Deixe tudo separadinho aí e guarde esse papel com muito carinho que com certeza até o final do curso você saberá qual é a melhor oportunidade para o seu negócio online. Fique ligado!

Por Jeniffer Silva

[Este artigo faz parte de uma série que compõe o curso Análise da viabilidade de um negócio online]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print