Devo investir meu dinheiro em um negócio?

Entre alguns temas que havia para escrever hoje, resolvi tratar com o velho dilema de tantas pessoas que querem ganhar dinheiro: “Devo investir meu dinheiro em um negocio?”. E nada melhor do que aproveitar uma época de instabilidade financeira, onde o dólar não pára de subir e até o Banco Central teve que intervir para não desacelerar tanto a economia.

Com esta situação atual podemos ver que qualquer tipo de investimento requer um ótimo planejamento porque irá se sujeitar a diversos riscos internos e, principalmente externos, já que as taxas de câmbios e preços de mercadorias possuem uma relação direta com preços e taxas da economia em escala mundial. Mas calma, para tudo há uma solução e a sua dúvida sobre investir ou não seu dinheiro em um negócio pode ser resolvida. Vamos lá!

Dicas para investir ou não seu dinheiro em um negócio

Lógico que a maioria dos grandes profissionais pensam ou alguma vez já pensaram em abrir um negocio próprio, mas não souberam avaliar se seria um bom investimento. Isso é normal porque há sempre um receio em sabermos se estamos ou não preparados para investir dinheiro em algo que pode dar errado. Assim, seguem algumas dicas que podem ajudar nesta decisão tão importante:

1 – Faça um plano de negócios

Esta dica não é nem um pouco novidade. Quem acompanha com freqüência os artigos do Clube do Dinheiro sabe que já “batemos nesta tecla” várias vezes. Então por que não tentar mais uma vez?

Um plano de negócios bem feito dirá se é viável ou não o seu investimento. Como fazer? Veja em Plano de Negócios – Parte 1, Parte 2 e Parte 3. (E fique de olho nos próximos artigos que iremos falar um pouco na prática de um plano de negócios =)

2 – Faça diversas análises (pesquisa de mercado)

Análise e pesquisa de mercado também não é novidade para empreendedores ou futuros empreendedores né? Afinal, informações são valiosas para qualquer investimento e quanto mais, melhor!

Então analise seu mercado, conheça seus concorrentes e possíveis consumidores. Saiba “onde você vai pisar e com quem irá lidar”.

Parece algo simples, mas já adianto que não é, pois existem diversas informações que devem ser coletadas para ver se compensa investir o seu dinheiro em um negócio.

Um exemplo de várias análises, na teoria e na prática, vimos no curso Análise da viabilidade de um negócio online que também pode ser utilizado em um negócio físico.

3 – Avalie seu tempo

Todos sabem que ter um negócio próprio exige ter um tempo próprio para cuidar dele. Mesmo que você vá contratar muitos colaboradores para “tomar conta de tudo” é sempre necessário que você possa participar do desenvolvimento e dos resultados de todos os projetos e investimentos da empresa.

É um erro comum empreendedores abrirem uma empresa e “entregá-la” nas mãos dos funcionários. Eis um motivo de grande porcentagem de falências. Mesmo sendo bons profissionais, ninguém poderá cuidar melhor do seu negócio do que o dono dele, ou seja, VOCÊ MESMO!

E então, você terá este tempo disponível? Vai deixar seu atual emprego ou trabalhar meio período?

4 – O dinheiro que tenho é suficiente?

Outro equívoco de muitos profissionais é ter algum dinheiro e abrir um negócio acreditando que aquilo será suficiente, sem pensar nas demais despesas, custos e capital de giro de um negócio.

Uma dica para saber se você tem o dinheiro suficiente e não investir em algo que depois irá “ficar parado” por falta de capital, é fazer um plano de investimento. Como sempre, planejamento e informações nunca são demais.

5 – Você possui as características de um empreendedor?

Não adianta ter uma opção viável, dinheiro em caixa e todos os recursos necessários se seu espírito empreendedor não estiver desenvolvido.

Desenvolva as Características do pequeno empreendedor de sucesso que serão úteis tanto em um pequeno como em um grande investimento.

Para finalizar, fica a dica de um teste elaborado por Renato Fonseca de Andrade, consultor de orientação do Sebrae, que vale a pena fazer. Chama-se (isso mesmo) “Você está preparado para abrir seu próprio negócio?”.

Com certeza depois de ver todas as nossas dicas sobre investimento em um negócio próprio e realizar o teste do Sebrae, você achará a resposta para a pergunta inicial “Devo investir meu dinheiro em um negócio?”. Caso haja ainda alguma dúvida, o Clube do Dinheiro está aqui para te ajudar.

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Jorge Aragão says:

    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com todos nós! Seus artigos que estão relacionados a empresas estão sendo de grande valia pra mim. Muito obrigado.

  2. Jeniffer says:

    Obrigada Jorge Aragão,

    É uma satisfação saber que meus artigos tenham te ajudado.
    Lembre-se que para o que pudermos ajudar também estamos por aqui!

    Muito sucesso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print