Dicas para alcançar o sucesso em qualquer empreendimento

Hoje discutiremos algumas coisas que você pode fazer para conseguir sucesso em seu empreendimento. Poderia ter dito “empreendimento na Internet”, mas a verdade é que essas dicas também servem para os negócios fora dela, sendo assim, nada melhor do que falar delas de um modo geral, não?

É importante falarmos sobre isso antes de começarmos a falar realmente sobre como ganhar dinheiro na Internet a fim de que você possa melhor preparar-se e, quanto mais você estiver preparado quando iniciar suas atividades, melhores serão os resultados (e mais próximos dos esperados também!).

Dica #1 – Aja com seriedade e determinação em seu empreendimento

O primeiro e principal problema que a maior parte das pessoas que querem ganhar dinheiro na Internet mas não conseguem é justamente esse: não atuam com seriedade e determinação naquilo que acreditam ser o seu caminho para o sucesso financeiro, desta forma, parecem mais estar “brincando de querer ganhar dinheiro” do que realmente estar a “trabalhar para ganhar dinheiro”.

Se você quer ganhar dinheiro, não importa de qual forma, você deve lembrar-se de agir de forma apropriada ao tipo de empreendimento adotado, bem como empenhar seus esforços para o sucesso do empreendimento. Se o seu empreendimento for um sucesso, muito certamente você terá o retorno financeiro que você projetou, de tal forma que poderá planejar-se para reinvestir todo ou parte do retorno no negócio e, assim, fazer a “roda das oportunidades” girar a seu favor.

Dica #2 – O tempo necessário para o retorno do investimento é bastante variável

Algumas pessoas queixam-se que o seu negócio na web não está tendo bons resultados. Bem, há vários fatores que dirão qual o tempo necessário para o retorno do investimento:

a) Experiência do empreendedor na área de atuação escolhida – quanto maior a experiência do empreendedor na área de atuação, mais facilmente ele saberá como lidar com os problemas que surgirão, bem como saberá melhor aproveitar cada oportunidade, o que será refletido no retorno do investimento;
b) Volume de recursos financeiros empregados de forma adequada – geralmente empreendimentos que investem de forma adequada recursos financeiros na aquisição de material de suporte, produtos, matéria-prima, treinamento e marketing conseguem melhores resultados (e mais rapidamente) do que aqueles que não empregam tais recursos ou empregam de forma precária ou equivocada;
c) Tempo e dedicação que o empreendedor irá empregar no negócio – não adianta trabalhar somente duas ou três horas por semana (principalmente na fase inicial do negócio, conhecida como start-up) e esperar ter altos retornos financeiros, da mesma forma, se você não consegue se concentrar no que empreende, a qualidade de seu trabalho será prejudicada;
d) Lei da oferta e da procura – isto é, quanto maior a demanda pelos seus serviços/produtos maior será a capacidade de rentabilização, enquanto que quanto maior for a oferta de serviços similares ao seu, maior será a competitividade, o que pode reduzir o potencial de rentabilização.

Desta forma, enquanto que para algumas pessoas o retorno poderá ser bastante rápido, para outras poderá ser bastante demorado ou até inócuo, devido principalmente ao fato de estarem muito pouco envolvidas.

Dica #3 – Tenha um ambiente de trabalho produtivo com as ferramentas certas sempre em mãos

Se você quiser que seus esforços realmente tenham efeitos, você precisa se concentrar e ser capaz de identificar problemas bem como descobrir soluções e isso você jamais conseguirá se seu ambiente de trabalho for muito desorganizado, barulhento e cheio de interrupções.

O ambiente de trabalho ideal depende muito da atividade a ser desenvolvida bem como do perfil do profissional. Alguns preferem trabalhar ouvindo música, outros preferem admirar esculturas ou quadros enquanto refletem. Tudo fica por conta de sua criatividade e bem-estar!

Em nosso próximo artigo falaremos mais sobre o ambiente de trabalho, mas podemos destacar que acessórios como computador, impressora, internet banda larga, telefone/celular são praticamente indispensáveis, não somente para aqueles que querem ganhar dinheiro na Internet, mas também para aqueles com empreendimentos fora dela.

A melhor forma de saber se você possui tudo o que precisa em mãos é anotar tudo aquilo que lhe faz falta enquanto empreende em seu ambiente de trabalho e, após uma semana, observar se houve algum item muito solicitado. Em caso afirmativo, pode ser interessante adquirir o que está faltando e manter em seu escritório.

Dica #4 – Aperfeiçoamento contínuo e contextualizado

Lembre-se que o sucesso de seu empreendimento está fortemente ligado ao sucesso que você é, portanto, se você não investir SEMPRE em si mesmo, em aprender, em conseguir adaptar e aplicar seus conhecimentos em novas situações, não tardará muito até você se tornar um profissional obsoleto, o que pode significar o fracasso completo (principalmente para aqueles que atuam na Internet ou em áreas onde a informação tenha um peso muito grande).

Livros, sites, revistas, artigos, cursos e comunidades podem ajudá-lo a manter-se atualizado sobre várias coisas inerentes de seu negócio, sendo assim, compre com alguma frequência livros e revistas, visite e leia diariamente sites e artigos, participe de cursos e comunidades de discussão de temas relacionados com aqueles que interessam ao seu negócio.

Enfim, construa a sua imagem como empreendedor de sucesso.

Dica #5 – Espelhe-se em quem lutou e venceu desafios similares

Outra dica importante é a de identificarmos empreendedores de sucesso que tenham atuado em áreas similares às nossas para termos como fonte de inspiração. A partir de então, quando precisar encarar um problema que não encontra solução, basta pensar “o que <nome do empreendedor de sucesso> faria em meu lugar diante deste problema?”.

Geralmente, encontramos a solução para nossos problemas de forma mais simples quando começamos a seguir os passos de quem já superou tais problemas.

Em meu caso, por exemplo, gosto de buscar inspiração nas palavras de autores de grandes livros sobre educação financeira como T. Harv Eker, Robert Kiyosaki e Gustavo Cerbasi.

Dica #6 – Trabalhe motivado

“Posso não fazer tudo o que amo, mas amo tudo o que faço.”

Melhor frase não há para demonstrar a importância de estar sempre motivado, isto é, interessado por aquilo que se está fazendo.

Segundo diversas pesquisas, pessoas motivadas são 50% mais produtivas do que aquelas que não são.

Você conseguirá motivação em seu trabalho sempre que identificar o problema em mãos como um desafio e aceitar vencer o mesmo por prazer, não por obrigação.

Robert Kiyosaki, por exemplo, ama investir em imóveis, o que o faz interessar-se por buscar investimentos melhores e mais ousados. Em meu caso, sinto-me bastante motivado quando avalio e tomo decisões sobre investimentos bem como sobre os diversos empreendimentos que elaboro como home business, isto é, negócios em casa.

Trabalhar em casa possui suas vantagens e desvantagens e, uma vez que o empreendedor se acostume com forças e fraquezas do tipo de empreendimento escolhido, será muito mais fácil buscar a motivação de que necessita.

Dica #7 – Mantenha uma boa rede de contatos

Todos os tipos de negócios dependem muito da rede de contatos que você desenvolva, seja para encontrar parceiros potenciais, seja para encontrar clientes fiéis.

Crie sua rede gradualmente, buscando sempre fazer um ou dois novos contatos por semana, de acordo com o tipo de fraqueza que sua rede possua no momento (por exemplo, poucos parceiros com bom potencial).

Na Internet, o marketing “boca-a-boca” pode não ser a melhor ferramenta a ser empregada na hora de divulgar um novo produto, serviço ou oportunidade, entretanto quando se inicia uma eficiente campanha de marketing viral a sua rede de contatos pode ajudar a fazer isso “funcionar” mais rapidamente.

Dica #8 – Tenha em mãos um bom plano de negócios

Aqui está uma parte muito negligenciada por todos: a elaboração de um bom plano de negócios, capaz de guiar os seus passos nos primeiros meses de vida de seu negócio. A fim de sanar essa deficiência, teremos um artigo em nosso curso dedicado especificamente ao plano de negócios.

Resumidamente, um plano de negócios é a documentação que registra uma avaliação do negócio, julgando a sua aplicabilidade, recursos empregados, prazos determinados e ferramentas utilizadas.

Seu plano deve ser aprofundado o suficiente para ajudá-lo na tomada de e ser válido por um determinado período. Não se preocupe, é normal a edição ou mesmo total recriação do plano de negócios após um longo período, principalmente em negócios na Internet, devido à alta flexibilidade que estes apresentam.

_________________________________________________________

Com estas  oito dicas, espero que você possa começar hoje mesmo com o pé direito e começar a planejar o seu próprio empreendimento web e começar a ganhar dinheiro na Internet. Até breve!

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como Ganhar Dinheiro na Internet]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

4 comments

  1. viConcursos says:

    Nossa incrivel essa dica parabens mesmo.. acho que tudo na vida é questao de sermos decididos acreditar que podemos..

  2. Yan Vandré says:

    As dicas são realmente interessantes, muitos negócios “naufragam” devido a negligência dos empreendedores às bases estruturais de um negócio, assunto muito bem abordado neste artigo (aula).
    O interessante é que assim como eu, muitos já sabem disso, mas parecem estar sempre precisando de um “cutucão” para acordarem, ´daí a importancia de estar sempre lendo e acompanhando os assuntos pertinentes a sua vida profissional.

  3. admin says:

    Olá Yan, tudo bem?

    Viu só? Como pode perceber, não são coisas impossíveis. Não há o tal “o segredo” que todos desconhecem e que poderá mudar sua vida, o que há é a disciplina e aplicação real daquilo que já é conhecido como “boas práticas”.

    Isso funciona comigo, com você e com todo mundo!

    E espero que outras pessoas mais percebam o “cutucão” e acordem, para começar a corrida em busca de sua posição, seja profissionalmente, seja financeiramente falando.

    Até mais!

  4. ANDRIELI CAMPOS DE CASTRO says:

    QUERO MUITO TRABALHAR E GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

    ESTOU DESEMPREGADA E DESESPERADA, PQ ESTOU ME MUDANDO DE CIDADE SEM AO MENOS TER UMA CONDIÇAO ESTAVEL PARA MEUS FILHOS,POR ISSO ME INTERESSEI MUITO NESSE SITE E QUERO TRABALHAR SEJA DE QUAL FORMA FOR!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print