Dicas para ganhar dinheiro com ebooks

A princípio, pensei em chamar este artigo de Ganhar dinheiro com ebooks – é possível?, mas percebi que a grande maioria de vocês já deve saber que é possível, sim, ganhar dinheiro com ebooks, então decidi mudar um pouco a minha abordagem e falar principalmente sobre dicas para quem quer ganhar dinheiro produzindo e vendendo ebooks, algo que, em minha opinião, será mais interessante.

Bem, antes de mais nada deixe-me dizer que não, esta não é uma forma de ganhar muito dinheiro da noite para o dia ou de tornar-se rico – ao menos não empregando-a isoladamente. Entretanto, esta pode ser uma ótima forma de colocar o conhecimento que você já possui “trabalhar para você” de forma mais passiva – o que não significa realmente “0% de esforço”, pois você terá todo o trabalho na produção e, posteriormente, na divulgação do mesmo.

Pode-se ganhar dinheiro com um ebook diretamente, isto é, vendendo-o, ou distribuindo-o gratuitamente, utilizando-o como um chamariz para o seu modelo de negócio – o foco poderia ser, por exemplo, conseguir o e-mail de pessoas interessadas naquele conteúdo tal que você possa divulgar outras ofertas. Não importa qual a sua estratégia, a qualidade do conteúdo de seu ebook é fundamental para o sucesso dela!

A fim de conseguir seu ebook, você pode seguir várias estratégias, tais como escrevê-lo completamente do zero, reorganizar conteúdo já produzido anteriormente (muitos bloggers fazem isso para criar ebooks gratuitos), tomar como ponto de partida conteúdo de terceiros sob licença concedida (conhecidos como PLR ebooks) ou contratar um ghost writer para escrever todo ou parte de seu ebook (o que pode custar-lhe bastante!).

Qual a melhor estratégia? Dependerá de seu objetivo final bem como de sua experiência – se você possui boas qualidades como escritor e é experiente no assunto, talvez a melhor alternativa seja você mesmo produzir o seu ebook, mas se você não é muito bom com palavras, pode utilizar-se do serviço de terceiros e depois revisá-lo, “dando-lhe a sua cara”.

Mais uma vez, cuidado para não se iludir, pensar que uma vez pronto seu ebook você ganhará milhares de reais com ele – há ebooks que até mesmo ganham centenas de milhares (Darren Rowse, de Pro Blogger, já afirmou que mais de 40% de sua receita provém da venda de seus ebooks!), mas muitos ganham muito pouco ou até mesmo nada, dependendo de sua qualidade e divulgação.

Se você possui dúvidas quanto às ferramentas que poderá empregar na criação de seu ebook, então posso recomendar nosso artigo Como criar um infoproduto?, onde explico detalhadamente quais os passos que você pode seguir para criar ebooks, áudiobooks e vídeos. O processo pode até parecer muito estranho, a princípio, mas garanto que após a criação de seu primeiro ebook você estará muito animado e pronto para o próximo!

Apesar de muitos bloggers de sucesso apontarem a venda de ebooks como uma forma de aumentar o faturamento mensal significativamente, aconselho a ir para esta somente quando já tiver uma base sólida de conhecimentos, não somente no tema do ebook, mas também sobre como escrever de forma a atrair a atenção do leitor bem como meios para divulgação do mesmo. Uso de sistemas publicitários e programas de afiliados ainda podem ser a primeira melhor escolha para quem ainda não é “conhecido” na Internet. Enfim, espero que fiquem estas palavras como dicas para ganhar dinheiro com ebooks para aqueles que tenham interesse.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print