E-commerce – um shopping center na internet!

Muitos internautas estão neste momento realizando uma compra pela internet – e é bastante presumível que você também já tenha feito alguma compra, comprovando desta forma o triunfo das compras online. O comércio eletrônico está desenvolvendo-se a passos largos e você poderá beneficiar-se enormemente disso.

Um shopping virtual

Conforme enunciado por profissionais da área de marketing, em se tratando de e-commerce, a escolha por participar de um nicho de mercado específico pode significar o seu triunfo. Uma loja especializada em cosméticos, imaginemos, tem capacidade de transformar-se em uma referência no comércio para cuidados ao corpo feminino. Pode-se, inclusive, o aperfeiçoamento de uma loja focada em social commerce, em outras palavras, o comércio eletrônico por sistema das redes sociais.

Pacotes promocionais oferecidos por instituições especializadas em comércio eletrônico apresentam um valor x benefício adequado o suficiente chegando a oferecer instalação e hospedagem de comércio eletrônico sem restrições ao armazenamento de informações ou consumo de banda. Caso você pretenda adentrar no comércio virtual de forma genuinamente séria, é essencial a escolha de uma marca tal que seus clientes lembem e identifiquem-no facilmente. E se você está familiarizado com a plataforma WordPress para gerenciamento de conteúdo, terá capacidade de achar muitos plugins (gratuitos e/ou pagos) capazes de converter tal sistema em uma plataforma para comércio eletrônico bastante completa.

E se você quer uma loja virtual com operações realmente rentáveis, precisa lembrar que um gargalo do processo pode ser a integração do processamento do pedido e do sistema de controle de estoque. A boa gestão de logística e operações necessita apresentar um balanço entre qualidade do atendimento e custos por unidade mantida em estoque – se os gastos estão muito superiores e não é possível reduzir mais o estoque, é válido estudar o processo visando identificar factíveis jeitos de melhorá-lo e, consequentemente, minimizar as despesas. Se for possível, é importante o uso de ferramentas para geração automatizada de relatório quanto a quais itens estão abaixo de um valor mínimo no estoque, evitando-se assim atrasos nas entregas por falta de estoque.

E caso você esteja engendrando um primeiro e-commerce lembre-se de que a seleção do nicho é muito valiosa. Cogite muito, pois se você decidir criar uma loja que supra todas as variedades de públicos vendendo os mais variados itens, quem serão seus competidores, senão as grandes lojas de comércio eletrônico, aquelas que já possuem um considerável prestígio e domínio dentro daquele público-alvo? Todavia se você optar por focar em um nicho suficientemente pequeno, mirando pessoas com necessidades e desejos únicos e que busquem uma maior atenção aos seus problemas, as oportunidades de êxito de seu negócio serão bem mais elevadas!

E a promoção possui um papel importante no êxito de comércio virtual, entretanto este é assunto para algum outro texto. E é a sua vez, pois não adianta falarmos muito e não executarmos nada, é o momento de eleger o tipo de loja que você deseje ter e desenvolvê-la!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print