É hora de aplicar em títulos públicos?

Enquanto escrevia o último artigo, vi várias referências em matérias a quão interessantes estão os títulos do Tesouro Direto indexados pelo IPCA acrescidos de taxa pré-fixada. Como sabem, gosto de comentar aqui sobre minhas experiências quando invisto meu dinheiro (e não tenho escrito há muito tempo porque havia parado há um bom tempo!) e ultimamente tenho mantido somente uma pequena reserva na caderneta de poupança, mas fiquei curioso e decidi que aplicarei essa reserva nos tais títulos que mencionei e verei se os resultados são tão bons quanto mencionam.

Claro, para ter certeza de que vale a pena, é preciso levar em consideração todas as taxas envolvidas, então é preciso por todos os números no papel a fim de ver quão maior que a caderneta de poupança isso renderá, mas em momentos como estes, em que não estou usando dessa reserva e a caderneta de poupança rendeu somente da inflação (ou seja, “prejuízo na cabeça”!), acredito que mudar um pouco de estratégia é a melhor opção.

Já li vários artigos sobre aplicações em Tesouro Direto e até me informei sobre isso na agência bancária em que tenho conta-corrente alguns anos atrás, mas acho melhor buscar fontes mais atualizadas antes de realizar tal empreendimento, então nas próximas semanas estarei acompanhando alguns websites e buscando livros sobre o tema para inteirar-me a respeito.

Ao que bem entendi, a mudança será benéfica caso eu mantenha os títulos pelo prazo de 24 meses, que é quando a alíquota de imposto de renda atingirá o seu menor valor (15% sobre os rendimentos) e é isso que pretendo fazer. Entretanto, para estar mais protegido, vou elaborar uma planilha e comparar os resultados caso precise resgatar a aplicação dentro de 6, 12 e 18 meses. “O seguro morreu de velho”, não é mesmo?

E para você, amigo leitor, o que acha? Essa decisão é interessante ou é preferível não mexer na reserva de emergência?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

2 comments

  1. Reginaldo de Souza says:

    Faça sua pesquisa e vai fundo nos Títulos. No mínimo obterá rendimentos muito melhores que a Poupança, principalmente se você não precisar desse dinheiro por agora.

  2. admin says:

    Valeu o apoio, Reginaldo! Já escolhi uma corretora e até fiz meu cadastro, estarei esta semana avaliando a reputação da mesma e então acredito que em breve faço alguma aplicação e ficarei acompanhando mês a mês os resultados – e comentando aqui, claro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print