É possível ficar rico rápido?

É possível ficar rico rápido?

Olá a todos amigos e leitores! Estamos aqui, de volta, com mais uma discussão a respeito de não somente ficar rico, e sim de ficar rico rápido. Esta é uma expressão bastante procurada na web, o que aponta o interesse de muitos de tornarem-se milionários rapidamente – alguns com uma visão utópica, desejando atingir fortunas em meses até! Bem, para responder a tal pergunta, falaremos agora sobre os dois meios que qualquer um pode empregar nessa jornada, mas antes disso, que tal revermos aqui a importância da educação financeira nesse processo?

Educação financeira para quem quer tornar-se rico

Qual a diferença entre educação financeira para os que desejam ser ricos e aqueles que somente desejam uma boa vida financeira? Nenhuma! Em ambos os casos, os conhecimentos relacionados às finanças pessoais e os bons hábitos financeiros são suficientes para formar uma base sólida e estável na vida daquela pessoa ou família. Tão sólida que não importa se você deseja alcançar um bilhão de reais ou se atingir somente sua independência financeira já é suficiente para você, ela irá oferecer-lhe um bom alicerce.

Infelizmente, a maior parte (senão todos) daqueles que buscam ficar ricos em três anos ou até mesmo em seis meses não possuem uma boa educação financeira, o que dificulta muito esse processo. Porém quando estão abertos a novos conhecimentos, podem aprender sobre a importância desta e, assim, começar a corrigir a “base” para a construção de seu império. O problema é que muitos preferem simplesmente ignorar isso, esperando que haja uma “receita de bolo” para a fama e fortuna.

Entretanto, a partir do momento em que você desenvolver sua educação financeira de forma saudável e contínua, estará pronto para planejar como atacar um dos dois meios mais empregados por quem quer ficar rico – investimentos financeiros e um negócio próprio.

Investimentos financeiros podem me ajudar?

Sim, podem, mas é preciso muita cautela. Em se tratando de investimentos, basta lembrar que temos dois principais tipos quanto à sua rentabilidade: renda fixa e renda variável.

Renda fixa apresenta como principal vantagem um menor risco, que se traduz em algo mais seguro para muitos investidores, e como principal desvantagem temos um baixo retorno financeiro, que pode em alguns casos até mesmo ser “devorado” pela inflação.

Renda variável, por sua vez, pode ser considerada o oposto à renda fixa. Sua principal vantagem é um potencial de maior retorno financeiro, algo que levou muitos investidores, até 2007, a ganharem um bom dinheiro na bolsa de valores. Entretanto, tais rendimentos não estão fixados em relação a certas taxas, como acontece com investimentos em renda fixa, de tal forma que podem variar muito – desde grandes ganhos a grandes perdas. E é por isso que a desvantagem mais apontada deste tipo de investimento é o seu risco, que é bastante alto, principalmente para aqueles que não possuem boa educação em tal tipo de investimentos.

Se você realmente quer ganhar muito dinheiro rápido, fica óbvio que deverá investir pesado em renda variável. O problema é que tal tipo de investimento pode levá-lo também a perder grande parte de seu dinheiro se feito de forma mal planejada! Você está disposto a assumir tal risco em busca de ficar rico mais rapidamente?

Tendo o seu próprio negócio

Há várias formas de termos o nosso próprio negócio: podemos começar um do zero, adquirir uma franquia ou até mesmo adquirir um negócio já existente e em funcionamento. Cada uma dessas abordagens requer uma estratégia diferente a fim de torná-la realmente lucrativa. E qual o potencial de retorno, você pode estar a pensar. Dependerá do tipo de empreendimento. Há empreendimentos que crescem 15% a 25% ao ano, de forma constante e trazendo bons retornos, e há outros que crescem muito rapidamente, até mesmo mais de 100% ao ano! Entretanto, eles não devem ser considerados “regra do mercado”, até porque há outros tipos de empreendimentos que, por vezes, fecham suas portas por não conseguirem crescer. Como se pode perceber, dependerá e muito de quem estiver à frente do negócio.

Como se pode imaginar, a estratégia para ganhar dinheiro por meio de um negócio é um bocado diferente daquela adotada para ganhar dinheiro em investimentos financeiros. Na anterior, estudar os vários tipos de investimentos financeiros bem como conhecer as taxas de administração, de carregamento, corretagem, de rentabilização, etc. era algo vital para determinar o sucesso ou não. Já no mundo dos negócios, falamos em planos e demonstrações. Plano de negócios, plano de Marketing, plano de Comunicação, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido, etc.

A principal vantagem de um negócio próprio é que você estará à frente do mesmo, então você é o principal responsável por fazer o mesmo ganhar dinheiro ou não. Já no mundo dos investimentos financeiros, a principal vantagem é a facilidade de abandonar um investimento e aplicar seu dinheiro em outro, caso uma oportunidade melhor apareça. Qual melhor lhe servirá? Dependerá de seu perfil, claro!

Atualmente, mantenho meus investimentos financeiros em opções de renda fixa e estudo a viabilidade de (quem sabe?) finalmente formalizar uma empresa e dedicar-me mais seriamente aos meus empreendimentos online. Este é o caminho que eu escolhi. E não estou planejando ficar rico rápido, não, meu objetivo é alcançar um ponto de equilíbrio entre o tempo que gasto em meu trabalho e meus negócios e o faturamento de forma a ter maior tempo disponível com a minha família.

E para você, amigo leitor, o que lhe parece ser o melhor meio para ficar rico rápido?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print