Equipamentos para pequenos negócios

Quando iniciando seu próprio negócio, uma das coisas a se pensar é: quais são os equipamentos de que vou precisar para iniciar meu negócio de <escreva aqui o que o seu negócio faz>? Claro, pequenos negócios geralmente possuem custos menores com equipamentos e infra-estrutura, mas nem por isso devem ser desprezados durante seu planejamento!

De quais equipamentos preciso?

Equipamentos para pequenos negócios vêm de diversas formas, tanto na parte operacional (por exemplo, se seu negócio lida com venda de pizzas, talvez você deseje uma “máquina de pizza cone” para oferecer tal opção de produto) quanto na parte administrativa (no exemplo anterior, caso você deseje trabalhar com produção em série e distribuição própria, talvez deseje ter computador e softwares específicos para gestão de estoque, pedidos e logística).

Determinar todos os equipamentos e softwares necessários exigirá bastante atenção do empreendedor, já que é bem comum esquecermos de um ou outro detalhe, principalmente quando não conhecemos muito daquele tipo de negócio. Voltando mais uma vez ao exemplo anterior, caso aquela nova empresa deseje manter um empregado encarregado de realizar as entregas é vital que inclua os custos de aquisição de um veículo, como um carro ou uma moto, não é mesmo? Entretanto, como tal equipamento não faz parte do processo operacional (e sim do processo logístico) é bem provável que se esqueça de incluí-lo em seu orçamento inicial, o que pode representar, mais tarde, uma diferença de milhares de reais entre o valor planejado e aquele praticado!

Onde posso encontrar equipamentos para pequenos negócios?

Há muitos lugares onde você pode encontrar tais equipamentos. Você pode procurar em:

  • Lojas físicas especializadas em equipamentos para a sua atividade específica;
  • Lojas virtuais que vendem equipamentos em geral;
  • Amplas plataformas de comércio virtual (como o Mercado Livre), onde você pode comprar tanto equipamentos novos quanto usados.

Cada uma dessas opções possui certas características próprias, mas o importante mesmo é levar em consideração a reputação de quem vende, a qualidade do produto sendo adquirido e as garantias quanto à compra e entrega do produto.

Devo comprar equipamentos novos ou usados?

Equipamentos usados podem ser encontrados com excelentes preços, até mesmo custando menos da metade do preço original, mas deve-se levar em consideração que todo equipamento possui um tempo de vida útil e, conforme esse tempo vai passando (e conforme vai sendo utilizado), há desgaste em suas peças, o que significa que a compra de um equipamento usado pode levar a maiores gastos com manutenção.

Entretanto, se se trata de algum tipo de equipamento que geralmente apresenta baixos gastos com manutenção, mesmo após anos de uso, então a aquisição de um equipamento usado pode ser uma excelente escolha.

Sendo assim, a escolha entre equipamentos novos ou usados pode depender não somente de seu orçamento – caso o valor do equipamento escolhido extrapole o seu orçamento, pode ser necessário, então, realizar uma projeção de fluxo de caixa levando-se em consideração um possível financiamento a fim de determinar se vale a pena a aquisição daquele equipamento naquelas condições.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *