Erros cometidos por quem quer ganhar dinheiro na Internet

Vamos conversar agora sobre os principais erros cometidos por quem quer ganhar dinheiro na Internet. Após este artigo, espero que você se torne muito mais preparado que eu e evite tais armadilhas (eu admito, eu caí em algumas delas).

Eu sei, a princípio, eu havia planejado escrever um artigo sobre oportunidades para ganhar dinheiro na Internet, fazendo um “resumo geral” sobre o assunto. Mas percebi que já vou estar falando muito bem sobre isso em cada um dos próximos artigos e que este momento seria muito mais proveitoso se nós falássemos o que não devemos fazer – assim, você já pode se preparar melhor.

Há muitas oportunidades para ganhar dinheiro na Internet – é o que ouvimos por todos os lugares. Infelizmente, se você está iniciando nisso, provavelmente já deve ter percebido que a gigantesca quantidade de informações que encontramos por aí não vão te levar realmente a ganhar dinheiro – com sorte, você só perderá tempo, com azar, você terá gastado dinheiro para então descobrir que aquele método não funciona…

Um pouco da minha história

Após “quebrar a cara” tantas vezes, muitos desistem, acreditando que é impossível. Assim aconteceu comigo na primeira vez em que tentei ganhar dinheiro na Internet, há cerca de oito anos atrás, quando aprendi que há centenas de sites querendo conseguir seu dinheiro para cada um site querendo ajudá-lo a ganhar dinheiro. E devo admitir que na época não gostei de ter aprendido desta forma (e quem gostaria???).

Alguns anos mais tarde, agora com maior experiência (na área de tecnologia de informação, bem como sobre possíveis oportunidades na Internet), tornei a tentar – não preciso dizer que, mais uma vez, fracassei.

A primeira vez que eu realmente ganhei dinheiro por meio da Internet foi em 2006, trabalhando como desenvolvedor de jogos freelancer, isto é, há três anos atrás! Em outras palavras, somente após cinco anos eu realmente comecei a entender como a coisa funcionava!

Certo… e por que toda essa história?

Falei um pouco sobre minha “escalada” porque sei que muitos outros passam por situação parecida e começam a desacreditar ali, no primeiro tropeço, no primeiro passo, aquele mesmo que eu fiz há oito anos atrás e não deu certo.

Não se preocupe, é normal desanimar, às vezes desistir, mas lembre-se: se você não tentar, você não pode conquistar. Eu tentei algumas vezes ao longo de cinco anos (é óbvio que eu também busquei empregos, estágios, bolsas, etc. e não somente a Internet nesse período!) para começar a acertar.

Se eu fico triste por isso? Não! Os resultados estão sendo muito bons e a expectativa é de que se tornem ainda melhores nos próximos anos!

Antes de começar a falar das oportunidades para ganhar dinheiro na Internet (cenas dos próximos capítulos 🙂 ), quero lhe falar sobre alguns erros que cometemos quando começamos nossa busca pelo “ouro na web”, assim você poderá saber como melhor analisar cada oportunidade e escolher aquela(s) que melhor se encaixa(m) em seu perfil. 😉

Erros comuns de quem está começando

Bem, listarei agora alguns dos erros mais cometidos por quem está começando. Não entrarei em maiores detalhes sobre cada um deles (farei isso em outro momento mais oportuno), mas acredito que seja o suficiente para que você compreenda e evite fazer o mesmo:

  • “Ir com muita sede ao pote” – Sim, todos nós queremos ganhar dinheiro, mas não há como ganhar dinheiro enquanto não se conhece aquilo com que se quer trabalhar. Diariamente, milhares de internautas buscam na Internet informações sobre como ganhar dinheiro, alguns querendo sanar suas dívidas, outros querendo tornar-se ricos, outros por simples curiosidade ou ceticismo. O que acontece com eles? Muitos vão parar naquelas milhares de páginas que citei que só estão ali para conseguir o seu dinheiro. Desta forma, em vez de aprenderem como ganhar dinheiro, acabam pondo ainda mais dinheiro no bolso de certos golpistas e, em breve, desistindo. Como evitar isso? Antes de fazer qualquer decisão, envolvendo ou não dinheiro, tempo ou outro recurso seu, certifique-se de que realmente vale a pena!
  • Não conhece o que está fazendo ou vendendo – Como você pode fazer algo se não souber como funciona? Um exemplo simples – há milhares de blogs, só no Brasil, falando sobre como ganhar dinheiro na Internet. Você acha que todos eles ganham dinheiro na Internet? Eles sabem realmente como ganhar dinheiro na Internet ou será que eles somente esperam conseguir ganhar dinheiro repetindo palavras de outros sobre o assunto e rezam para dar certo? O segredo de qualquer negócio é conhecer, saber realmente como funciona. Se você conhece, você se torna um especialista naquilo e, como especialista, aí sim as pessoas vão começar a procurar você, os seus serviços, seus produtos, seus artigos, seus livros, seus sites, etc.
  • Não sabe como o dinheiro entra ou sai do negócio – Este é outro problema, tão ruim quanto o anterior, pois significa que não basta saber o que está fazendo ou vendendo, você precisa saber mais, você precisa saber como o dinheiro circula e o que cada um dos envolvidos ganha com isso. Vou dar um exemplo prático e bastante recente (na verdade, estava testando até ontem 🙂 ). Em Carmaziel Games, meu site de free flash games, eu decidi testar a colocação de três novos tipos de anúncios que até então não estavam sendo trabalhados, um deles foram os “paid to promote”, que em tese são muito parecidos com os outros tipos de anúncios, entretanto eu não sabia como o dinheiro entrava naquele sistema específico – eu estaria divulgando um site que na verdade não possui nenhuma propaganda ou produto a vender, sendo somente o canal para atrair mais pessoas a divulgar e ganhar por isso (por onde entraria o dinheiro???). Bem, logo logo eu descobri: o sistema PTP que eu escolhi na verdade exibia outra página no lugar da minha em alguns momentos, com uma identificação de afiliado do dono do PTP, de tal forma que ele estava levando usuários de meu site para outro e pagando-me um valor muito pequeno por isso. Calculei que estava perdendo 10 vezes o valor que estava ganhando e, pior, reduzindo em muito a credibilidade do meu site. Desativei imediatamente todos os anúncios PTP, independente de qual deles estava a me prejudicar, pois não daria melhor retorno do que o que já estava conseguindo ali.
  • Você vende algo que você mesmo não compraria – Esta regra é muito lembrada pelo pessoal que estuda marketing e vendas, mas quando falamos em negócios na Internet, alguns deixam ela de lado, o que é um grave erro. Alguns acham que esta regra fala somente sobre ética em negócios, eu considero que ela fala principalmente sobre construir sua imagem, pois quem confiará em você se “vende” algo que você não compraria? Sempre que inicio algum empreendimento, o que mais me pergunto é: isto realmente beneficia alguém? Essa pessoa se sentirá feliz com este meu serviço/produto? Como eu me sentiria em seu lugar, eu compraria? Se alguma resposta não foi satisfatória, talvez precise melhorar o que está fazendo e se realmente não gostou das respostas, então pode ser hora de procurar outra coisa a fazer;
  • Você quer o sucesso antes mesmo do trabalho – Eu sempre me lembro que “o único lugar em que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”; infelizmente a maioria das pessoas parecem não lembrar disso. Lembrem-se do que falei: eu estudei, testei e errei muitas vezes para começar a acertar, e isso ao longo de um tempo bastante longo. Se você começou suas tentativas há dois ou três meses e elas ainda não aparentam levar a algo legal no futuro, pode ser que você não esteja realmente se empenhando. Este item é também um lembrete para um amigo específico que sempre me comenta não estar conseguindo bons resultados e eu sempre o lembro que os resultados obtidos são proporcionais aos esforços despendidos. Sendo assim, muito cuidado com aqueles “sistemas auto-pilotos” que tanto falam por aí serem suficientes para você ganhar milhares ao dia. Como já disse anteriormente: se eles são tão bons assim, por que seus vendedores os vendem por 15, 30 ou 79.90 dólares??? Algo está muito errado aqui!
  • Você está atuando em algo que não é o seu forte – veja bem, você pode atuar na Internet de diversas formas diferentes: como profissional freelancer (desenvolvedor, webdesigner, etc.), consultor, escritor (de artigos técnicos, blogs, propagandas, livros,etc.), divulgando anúncios e serviços de terceiros (o que atualmente é conhecido como Internet Marketing), vendendo seus produtos ou serviços (por meio de uma loja online, um portal de cursos à distância, etc.), enfim, há um mundo de oportunidades e não quer dizer que todas elas sejam excelentes para você! Em outro blog meu, Giga Mundo, escrevi um artigo chamado Explore seus pontos fortes, que fala sobre a importância de você trabalhar naquilo que você é “forte”, ou seja, aquilo em que você pode aplicar seus talentos, de forma a trabalhar mais animado, com desempenho muito melhor e com certeza tornar-se-á um sucesso, não somente em questão financeira mas também quanto ao merecido reconhecimento.

Bem, agora que você já sabe quais são os principais erros (e não irá cometê-los!), está na hora de identificarmos as principais oportunidades para ganhar dinheiro.

Antes de mais nada, você precisa entender que todas elas baseiam-se em algo simples: você deve prestar algum serviço que seja interessante para quem está “do outro lado” do relacionamento. Entendendo isso e identificando a área em que melhor poderá atuar, seu sucesso será inegável (claro, não estou dizendo que não terá que trabalhar!). 😉
[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como Ganhar Dinheiro na Internet]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

8 comments

  1. Adiel Araujo says:

    Bom dia! É possível que você entre em contato com o meu e-mail. Obrigado

  2. admin says:

    Olá Adiel, tudo bem?

    Enviei-lhe um email agora há pouco, aguardo o seu retorno, até breve!

  3. Leo says:

    Legal, tambem tenho muito sites, e sei que eles vão crescendo aos poucos, meu maior site hoje em dia é o meu primeiro: http://www.cachorrolandia.com.br , abs

  4. admin says:

    Olá Leo, tudo bem?

    Acabei de dar um pulo em seu site e parece bem legal, parabéns pelo seu trabalho!

  5. Manel says:

    Olá. Você é de onde, mesmo? Poderia me ajudar através de e-mail? Acho que sou um desses que estão indo com muita sede ao pote.

  6. admin says:

    Olá Manel, tudo bem? Sou de Aracaju-SE, uma das capitais nordestinas. 🙂

    Adoraria poder ajudá-lo por email, mas você esqueceu de escrever o seu e-mail no campo correspondente quando comentou, como posso entrar em contato contigo? 🙁

    Por favor, comente aqui novamente, escrevendo o seu email no campo onde pede isso, assim poderei entrar em contato contigo por email (não publico o meu email aqui a fim de evitar mais spam em minha caixa de mensagens, sabe como é 🙂 ).

    Um abraço e até breve!

  7. andersonbarros says:

    Olá, ótimo artigo, realmente as pessoas acham que ganhar dinheiro na internet é fácil, mas não é mesmo, depende dos esforções que você faz para obter seu lucro, pois nada vem de graça !! belo site, abraço!!
    Anderson

  8. conradocarvalho says:

    Olá,estou visitando seu site e ainda vou ler mais um pouco de seus artigos,bom fiz um curso de website,mas foi fraco, o pouco que eu vi me interessou.Queria saber se é muito complicado fazer propaganda para empresas em que meu dia dia eu necessito muito de seus produtos como por exemplo:Equipamentos de camping.O forte de minha cidade é o turismo ,mas pouco explorado, o inverno é a temporada mais “quente”em que as pessoas vem de todo lugar para fazer a travessia da Serra Fina.tive a ideia que eu posso alcançar esse publico e estou pensando em propaganda de produtos especializados para o tipo de esporte que eu tambem pratico.Você poderia me dar alguma sugestão voltarei a entrar em contato.Obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print