Ficar rico ainda é a sua meta?

Acredito que ficar rico é a meta inicial de quase todas as pessoas que visitam um blog sobre dinheiro como este, não é? Afinal de contas, se nem eu nem você quiséssemos isso, então por que falamos tanto sobre isso?

Bem, se você está acompanhando nossas discussões em torno do livro As 5 Etapas do Planejamento Financeiro, já deve saber que “ficar rico é um objetivo muito vago”, se você quer realmente alcançar isso, precisará converter isso em números e uma justificativa, uma motivação para continuar essa sua jornada. E é fácil isso? Claro que não, se fosse, não haveria pessoas pobres no mundo. Se bem que, em minha opinião, a causa de haver tanta discrepância quanto à distribuição de renda não é porque o mundo não consegue produzir o suficiente para satisfazer as necessidades de todos, e sim porque o mundo não pode produzir o suficiente para satisfazer as ambições de todos, mas vamos continuar com nosso assunto de hoje que era… O que era mesmo?

Ficar rico – meta ou utopia?

Ah, lembrei: ficar rico. E se você está acompanhando nosso blog, já deve ter percebido que não se trata de uma meta a ser “batida” em um dia, em uma semana ou mesmo em um mês. Há exceções, pessoas que conseguem ficar ricas em poucos meses e devo dar meus parabéns a essas pessoas, mas é importante lembrar que elas são exceções, talvez por serem um “ponto fora da curva”, com habilidades excepcionais, ou porque tiveram a sorte de estarem no lugar certo, na hora certa e fazendo a coisa certa (e a maioria desses “milionários da noite para o dia” encontram-se nesse último segmento).

Então se você já está há algum tempo acompanhando nosso blog e ainda não alcançou sua meta, não desanime – eu também estou nessa jornada e, como todos, passo por altos e baixos, e sei como é, mas se você não se mantiver firme em sua jornada, você perde. Isso mesmo, meu amigo, enquanto você estiver na luta, por mais que caia, ainda pode ser vitorioso, mas no momento em que você desiste, você perde.

Entretanto, sonhar em tornar-se rico não é nenhuma utopia, exceto para aqueles que não têm coragem de lutar por seus sonhos – e este é o ponto mais importante de nosso artigo hoje. Até pensei em fazer uma compilação dos pontos mais importantes de vários dos nossos artigos sobre o assunto, mas em vez disso vou preferir falar sobre a importância de acreditar em si mesmo. E para quem quiser ler (ou reler) nossos artigos sobre o assunto, aqui vão (mas não os leia agora, deixe para fazer isso quando terminarmos este nosso artigo, ok?):

Você acredita em si mesmo?

Sinceramente? Em certos momentos, nem eu mesmo acredito em mim. E é aqui onde começam os meus problemas, bem como os seus. Quando não acreditamos em nós mesmos, perdemos a coragem para ir à luta, fazer as coisas diferentes. E é engraçado como isso nem sempre tem a ver com os resultados que estamos conseguindo – às vezes, parece só ter a ver com o nosso atual estado de espírito ou outros problemas à nossa volta.

Então se você quer ficar rico ainda, é melhor que você comece a fazer alguma coisa – e comece por acreditar, sim, que você pode conseguir isso. Por Deus, se você não acreditar em si mesmo, se você não achar que pode conquistar isso, quem achará?

Bem, talvez você tenha alguns pensamentos negativos em sua mente impedindo que você prossiga, então vamos eliminá-los um por um:

  • E se eu passar a vida inteira tentando e não conseguir? Pelo menos terá orgulho de si mesmo por não ter desistido de seu sonho!
  • E se demorar muito tempo para eu conseguir chegar lá? Então aproveite bem a jornada – cada pequena conquista, cada momento de glória;
  • E se eu me tornar uma pessoa ruim ou amarga por causa do dinheiro? Não é o dinheiro que determina nosso caráter, ele somente nos dá liberdade para sermos aquilo que realmente queremos ser;
  • Tenho esposa e filhos que dependem de mim! Então faça isso por eles, assim como eu faço por minha esposa Marcelle e meu filho Dimitri. 🙂
  • Terei que sacrificar todas as coisas boas da vida para ter somente um monte de dinheiro na velhice! É uma pena que você veja assim, pois sob minha ótica, se souber gerenciar bem o seu dinheiro, poderá usufruir de muito mais coisas, e não somente daqui a 30 anos, mas em breve, por exemplo, daqui a 6 meses ou 1 ano.
  • Não sei por onde começar… Então é hora de acordar, pois aqui em nosso blog você poderá encontrar muito conteúdo útil, bem como indicações para materiais bastante didáticos e incríveis para quem está começando seu caminho na gestão financeira, como são os livros As 5 Etapas do Planejamento Financeiro e Os Segredos da Mente Milionária, além de vários cursos inteiramente gratuitos presentes no Clube do Dinheiro!
  • Mas… e se eu não conseguir? Viva o lema do guerreiro: é melhor morrer tentando do que viver fugindo!
  • Mas… Nem “mas”, nem “meio mas”! Se você quer continuar procurando desculpas, provavelmente você encontrará, mas serão exatamente isso: desculpas.

Se ficar rico é ainda a sua meta, então está na hora de você planejar como conseguirá isso, pôr todo o seu planejamento em um papel e transformar isso em um plano de ação, um conjunto de tarefas, atividades e metas a serem cumpridas, uma por uma. E lembre-se: não tenha pressa, principalmente no início! Você perceberá que, quanto mais desenvolver o hábito de gerir bem o seu dinheiro e identificar oportunidades para ganhar dinheiro, mais fácil será chegar aonde você quer!

E se ficar rico ainda é a sua meta, que tal deixar isso bem claro para si mesmo e fortalecer tal compromisso? Como? Deixando um comentário aqui para todo mundo saber que você está em sua jornada e assinando em nosso blog para receber nossos artigos por e-mail, pois pretendo em breve compilar as melhores dicas para ficar rico apresentadas em nosso blog em um e-book e enviá-lo gratuitamente a todos os que recebem nossos artigos! 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print