Franquia – boa opção para seu negócio

A dica de hoje é para quem deseja ter seu próprio negócio mas ainda está perdido quanto a qual deve ser o seu primeiro passo – e a dica é bem simples, estude a viabilidade de adquirir uma das várias franquias de sucesso. Bem, talvez você esteja pensando que a expressão franquia seja somente uma “expressão na moda”, já que vemos tantas pessoas falando-a ultimamente, que tal analisarmos se esta é realmente uma boa oportunidade ou não?

Quem está começando um negócio pode encontrar nas franquias uma oportunidade e tanto, pois trata-se da oportunidade de adquirir o direito de uso não somente de uma marca, mas de processos documentados e testados, garantindo assim um melhor desempenho dos mesmos. Toda franquia “vende” isso, uma marca bem como um “plano de negócios já pronto” (na verdade, não o plano todo, mas um bom conjunto de processos e estratégias). A ABF (Associação Brasileira de Franchising) apresenta várias estatísticas e dados sobre o atual desempenho das franquias e até agora o cenário tem sido muito favorável, apontando um crescimento bem mais rápido que outros modelos de negócios. Até mesmo investidores estão adotando dados oferecidos por franquias como uma forma de avaliar o potencial de crescimento de uma empresa naquele ramo.

Só para que você melhor conheça as chances de um negócio do tipo, a taxa de mortalidade dentre as empresas franqueadas é muito menor do que aquela apontada por empresas não-franqueadas – somente 5% nos primeiros três anos, algo realmente muito baixo quando comparado aos 46% encontrados dentre outras empresas do mesmo setor. Além disso, está crescendo o interesse dos empreendedores por franquias, o que pode converter-se em maior concorrência, caso você não tome sua decisão logo!

Franquias que lidam com itens de necessidade básica, como alimentação e vestuário, apresentam-se dentre as mais procuradas. Franquias de alimentos experimentaram um crescimento muito bom no ano de 2011 e espera-se que tal crescimento se repita em 2012. Uma outra opção de franquia que já começa a despontar são as franquias home-based, isto é, que você pode desenvolver e trabalhar sem precisar sair de sua casa, utilizando-se para isso somente de um escritório que pode estar na mesma – mas é bom tomar cuidado, pois há muitos mentirosos aproveitando-se do momento para vender falsas “franquias”.

Entretanto, cuidado para que o otimismo demais não lhe “suba à cabeça”, pois franquia não é sinônimo de dinheiro fácil. Você ainda terá concorrência – e precisará estudar como lidar e superar a mesma. E lembre-se que não importa se sua empresa é uma franqueada ou não, você sempre terá concorrência e precisa aprender como lidar com a concorrência sem evitar o seu próprio crescimento.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *