Franquias baratas valem a pena?

Se você está começando a ler este artigo é porque tem vontade de abrir um negócio e não sabe se franquias baratas valem a pena. Esta é uma dúvida que pode ser comum a quem está fazendo um planejamento e avaliando qual o negócio certo para você.

Quem nunca se perguntou sobre isso, deve parar para fazer uma reflexão: todos os negócios onde o investimento é pouco vale a pena, já que pagará pouco por ele?

Se a resposta foi não, você está certo e talvez nem precise ler o restante do artigo (mas mesmo assim eu recomendo ler para aprender mais sobre isso); se disse sim, deve ler com certeza o restante; e se ficou na dúvida, está no lugar certo. Daqui a pouco já terá a resposta para esta indagação.

O erro do que é barato, como nas franquias baratas

Existe um erro que, infelizmente, atrapalha grande parte dos negócios pequenos: o de achar que o que é barato é sempre viável. Lógico que se achar algum tipo de negócio rentável e com pouco investimento, é uma ótima opção, mas levar somente em conta o que é barato, pode levar àquele velho ditado que diz que “O barato sai caro”.

Este erro do barato acontece bastante com as franquias baratas, já que este modelo de negócio “pronto” está em expansão e a cada dia surge uma nova oportunidade de franquia barata para que possa investir.

Realmente, vendo números tão pequenos, a mão coça e a vontade de ter seu negócio próprio, não ter mais patrão e ganhar dinheiro investindo tão pouco sempre vem à cabeça. Mas a pergunta para este negócio barato é quanto ele vai render depois ou o quanto ele pode te custar.

Nem sempre as franquias baratas podem ser um negócio rentável para você

Abrir uma franquia, seja ela barata ou não, implica nos mesmos riscos de abrir um outro tipo de negócio. Isso significa que você precisa analisar a viabilidade do mesmo, pois não adianta abrir uma franquia barata se depois ela não será rentável para você.

Há diversas opções de franquias baratas e nem sempre a escolhida pode ser a melhor. Além de avaliar se é o melhor segmento para você, uma pesquisa de mercado para saber se dará certo na região e se possui público-alvo é essencial até para franquias baratas, pois a falta deste estudo pode mostrar que uma franquia barata sairá caro ao seu bolso se não der lucros e você tiver que arcar com as taxas mensais de royalties e propagandas da mesma forma.

Sendo assim, mesmo que o investimento inicial seja barato, o valor do lucro mensal, das taxas e a viabilidade do negócio devem ser estudados e avaliados criteriosamente para que o negócio tenha o sucesso esperado.

O erro comum do barato entra aqui pelo fato das pessoas escolherem a primeira opção barata por terem o dinheiro em mãos, mas há tantas franquias baratas que podem ser rentáveis e que você pode não conhecer, que a pesquisa também entra como chave essencial deste negócio.

Sendo assim, a dica é: antes de escolher entre uma franquia, avalie todas as opções de franquias baratas. Não opte por um negócio somente porque ele é mais barato que o outro. Em franquias baratas, a variação pode ser de R$2.000 a R$10.000 entre uma opção e outra e, muitas vezes, compensa aguardar mais um pouco para investir em uma opção mais rentável, do que aproveitar que já possui o dinheiro em mãos e realizar um negócio impulsivo que poderá lhe custar caro.

Agora já sabe responder a pergunta inicial (todos os negócios onde o investimento é pouco vale a pena, já que pagará pouco por ele?)? Sendo assim, a conclusão é que pagar pouco não significa que ganhará muito. Pode ser sim um ótimo negócio, desde que não seja feito de maneira impulsiva e respeite todas as etapas da avaliação de viabilidade de um negócio (pesquisa de mercado, plano de negócios e de marketing, análise da concorrência e da região, etc.).

E você, acredita que franquias baratas valem a pena a qualquer custo ou concorda que é preciso ponderar e colocar na balança o barato que pode sair muito mais caro posteriormente?

Por Jeniffer Elaina

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print