Franquias podem ser negócios lucrativos?

Se você pesquisar na web um pouco em websites de perguntas e respostas, como o Yahoo!Respostas, você poderá encontrar pessoas a se perguntarem se franquias podem ser negócios lucrativos. Será que uma franquia pode mesmo tornar-se um negócio de sucesso? Bem, como já dizia o nosso amigo “narrador do Telecurso 2000”, vamos pensar um pouco…

Franquias são modelos de negócios, como já comentamos anteriormente. Uma franquia trata-se de uma licença para utilização de marcas, ferramentas e técnicas cedidas pela franqueadora. Quando você adquire uma franquia você também está iniciando o seu próprio negócio, só que aos moldes de um negócio que já tem se consolidado no mercado – claro, isso se você adquirir a franquia de uma empresa realmente transparente, séria e bem estabelecida em seu mercado!

Mas… Será que valem a pena? A resposta é sim, segundo a ABF, que aponta uma taxa de mortalidade muito menor dentre as franqueadas quando comparadas a empresas criadas do zero. E isso é bom e praticamente já responde a nossa pergunta: sim, franquias podem ser negócios lucrativos! Mas o que eu gostaria de chamar atenção aqui é: será que esta é a pergunta certa a ser feita? Que tal se mudássemos ela para: o que posso fazer para que a minha franquia seja um negócio de sucesso? Ah, agora sim tornou-se uma pergunta mais interessante!

Veja bem, há inúmeros tipos de franquias em que você pode estar interessado: franquias de brinquedos, franquias na indústria de chocolate, franquias de cosméticos, franquias de roupas, enfim, um universo realmente vasto em opções para quem quer se tornar um franqueado! Como você deve escolher? Aquela mais barata? Aquela com melhor TIR (taxa interna de retorno)? Qual?

Talvez o primeiro passo seja escolher uma franquia em uma indústria que você já tenha experiência – quanto mais experiência melhor. Não se engane: apesar de ser uma franquia, lidar com ela não será uma “receita de bolo” totalmente pronta e sem imprevistos! E quanto mais experiência você tiver na área, melhor para lidar com essas adversidades. Além disso, escolha uma franquia em uma indústria de seu interesse.

Por exemplo, minha formação é em Ciência da Computação e gosto de diversos temas (amo conhecimento), mas raramente leio assuntos relacionados à agronomia (e minha experiência nesse campo, obviamente, é praticamente nula). Eu poderia ter um bom sucesso na indústria agronômica? Dificilmente, pois meu “background cognitivo” é muito diferente daquele que precisarei em tal tipo de empreendimento. Mas talvez eu possa encontrar um subnicho para melhor explorar, por exemplo, em uma franquia para desenvolvimento de tecnologia para a agropecuária, pois apesar de ser um zero à esquerda em se tratando de agronegócios, possuo muita intimidade com o desenvolvimento de sistemas e posso então estudar e propor novas soluções interessantes.

Se você não consegue ver-se como um especialista naquilo em que pretende trabalhar, se você somente está procurando um “meio para ganhar dinheiro”, então é melhor tomar muito cuidado. Todo negócio, principalmente em sua fase inicial, precisa de muita atenção e dedicação do empreendedor. Se não estiver pronto para isso, então é melhor nem começar!

E nem todas as franquias são caras, na verdade, em um de nossos artigos citamos algumas franquias baratas que podem ajudar muita gente a começar o seu próprio negócio – obviamente, antes de iniciar todo o processo, é bom ter um plano de negócios bem atualizado e revisado por algum consultor para dizer-lhe se as chances são realmente boas de sucesso.

Mas não se preocupe: no mundo dos negócios, não existe somente o “sim” e o “não”. Quero dizer que mesmo que seu negócio não se torne uma Google da noite para o dia, não quer dizer que ela obrigatoriamente quebrará nos próximos seis meses. Mesmo com tropeços, é possível ir endireitando seu percurso até encontrar o sucesso desejado.

Obs: caso esteja procurando mais informações sobre oportunidades de negócios de sucesso com baixo custo, não deixe de ler nosso artigo Pequenos negócios lucrativos.

Sendo assim, não se pergunte mais se franquias podem ser negócios lucrativos… Em vez disso, pergunte-se o que você pode fazer para garantir o sucesso da sua franquia – e boa sorte na empreitada!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print