Fundos de investimento

Olá, caro leitor! Vamos conhecer mais sobre os fundos de investimentos? Você sabe o que é um fundo de investimento? Não? Bem, fundo de investimento é mais um tipo de investimento financeiro.

É uma forma de aplicação financeira, que é feita por um determinado grupo de investidores. Esse grupo é representado sob forma jurídica, que tem como objetivo conseguir retorno de capital financeiro, dividindo receitas e despesas que são indispensáveis na criação ou construção do empreendimento.

Esses ganhos financeiros podem ser obtidos a partir da compra de títulos de renda fixa, valores imobiliários, CDB – Certificados de Depósito Bancário -, ações financeiras, dentre outros.

Mas fundo de investimento é gerenciado por especialistas que visam administrar com estratégias que diminuam o risco do investimento. Especialistas como o gestor de carteira de investimento que é a pessoa física ou jurídica que gerencia a propriedade do fundo e o distribuidor que é responsável pelo aproveitamento dos recursos com os investidores.

O administrador que é a instituição aprovada pelo BC, incumbida de representar o fundo de investimento aos órgãos do governo e a também o Banco Central. Já o custodiante é o empreendimento que tem como função reservar os títulos da carteira do fundo de investimento.

E quanto à rentabilidade do fundos de investimento?

A rentabilidade deste tipo de investimento depende exclusivamente do desempenho dos ativos comprados pelo fundo. Então ela é inteiramente proveniente da estratégia de investimento criada pelos gestores e essa estratégia deve estar inteiramente de acordo com as regras definidas no estatuto do fundo.

E isso também definirá o nível de risco do investimento, podendo ser o fundo com características mais tradicionais ou mais agressivas. Por exemplo se um fundo tem uma renda de 5% no período de um mês, todos os participantes do grupo, que são os cotistas têm a mesma valorização, livremente do valor que foi aplicado.

Fundos de investimentos – as vantagens em investir

As principais vantagens em investir em fundos é o conforto e a comodidade oferecida ao investidor, porque toda a administração e o gerenciamento do investimento fica sob os cuidados de profissionais.

Toda a equipe de gestores especialistas analisam e verificam como está o mercado todos os dias, com base nessa análise eles aproveitam as melhores opções e oportunidades de investimento e fazem as aplicações, o que muitas vezes o investidor não pode fazer.

Como neste tipo de investimento o montante de capital investido é maior em comparação aos outros tipos de aplicação, ocasiona a conquista de taxas mais lucrativas, o que seria bem difícil de conquistar com um investimento individual.

É um investimento que também possui boa liquidez, ou seja, permite facilidade e agilidade na hora de sacar determinada quantia, e sem carência. Uma desvantagem é que se o fundo for encerrado, as suas cotas não poderão ser resgatadas.

Onde investir com fundos de investimento?

Se você quer investir em fundos de investimento, deverá procurar instituições financeiras e bancos comerciais que oferecem este tipo de investimento, muitas delas possuem este tipo de aplicação. Procure na internet ou informe-se por outro meio de comunicação sobre os termos de restrições dos fundos de investimentos de seu interesse e bom negócio.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print