Ganhando dinheiro com anúncios em sites ou blogs – parte 1

Sim, é possível ganhar dinheiro com anúncios em sites e/ou blogs! Se você possui experiência em uma determinada área, mantém uma grande comunidade em torno de um determinado assunto ou gosta de  ler e escrever e está decidido a começar um novo negócio, você pode querer experimentar a remuneração de sites e blogs.

Vantagens dos anúncios em sites ou blogs

Em minha opinião, este tipo de negócio na Internet é muito bom, pois apresenta algumas vantagens como:

  • O investimento inicial pode ser adequado ao seu bolso – você pode começar até mesmo usando uma hospedagem gratuita e usando uma plataforma que ofereça um subdomínio também gratuito de forma a eliminar completamente a necessidade de capital inicial;
  • É o tipo de negócio que você pode desenvolver em suas horas vagas, não prejudicando seu emprego principal;
  • Conforme seu site/blog cresce, os ganhos em publicidade também vão aumentando;
  • Por lidar diretamente com informação, interação e atendimento das necessidades do internauta, este é um nicho em bom ritmo de crescimento.

Desvantagens dos anúncios em sites ou blogs

Em contrapartida, quando se observa a blogosfera é fácil perceber que muitas (e eu digo muitas mesmo!) começam blogs visando ganhar dinheiro e logo desistem, dentre as várias razões podemos citar:

  • Rentabilização baseada em publicidades em blogs e sites não é um esquema “fique rico rápido” (get rich quick, em inglês), isto é, não espere começar hoje e amanhã já estar nadando em dinheiro. Na verdade, esteja pronto para esperar seis meses a um ano para começar a receber o dinheiro fruto deste tipo de trabalho, principalmente se você trabalha “partial time” (20 horas por semana) ou mesmo menos que isso nesse empreendimento;
  • Necessita de atualização constante, pois a falta de bom conteúdo pode levá-lo a perder visitantes drasticamente – e nesse tipo de negócio a quantidade de tráfego que você recebe é um dos fatores que lhe indica quanto você deve esperar ganhar;
  • A remuneração inicial, além de demorada, é reduzida, isto é, pode demorar algum tempo mais para que você sinta que todo o tempo (e possivelmente dinheiro) que você investiu nesse empreendimento foi pago e começa, então, a gerar lucros;
  • Se você optou por usar hospedagens gratuitas ou criar blogs em sites de blogs (como o Blogspot ou WordPress.com) poderá estar sempre faturando menos do que poderia com um domínio e hospedagem próprios e a migração no futuro geralmente será cheia de dores de cabeça.

Qual deveria ser o perfil de quem quer ganhar dinheiro com blogs e sites

Como se pode perceber pelas vantagens e desvantagens, é importante que você determine desde cedo de esse tipo de atividade será bom ou não para você, a fim de não precisar investir muito tempo em algo que, mais tarde, você possa vir a abandonar, sem ter conseguido o devido retorno financeiro.

Para tal, é importante que você esteja atento a qual é o perfil comum das pessoas que trabalham nessa área. Aqui estão algumas características importantes:

  • Favorecer o famoso “ganho residual” em vez de o “ganho imediato”, isto é, você sabe que o principal valor nesse tipo de negócio está em quanto você pode ganhar a médio e longo prazo, e não no curto prazo;
  • Por favorecer a perspectiva a longo prazo, a pessoa que atua nisso geralmente possui, ao menos no início, outro emprego ou forma de manter-se, pois como comentamos, os rendimentos demorarão a começar;
  • Deve ser apaixonada pelos tipos de conteúdo que pretende trabalhar. Isto é, se você deseja manter um site sobre automobilismo, então aprender sobre automóveis deve ser algo motivador para você, bem como ter alguma aptidão para discutir sobre o assunto;
  • Deve estar sempre se atualizando, não somente sobre o assunto que trata em seu site/blog, mas também sobre vários assuntos importantes para que possa melhor atuar, como técnicas de SEO, Internet Marketing, assuntos ligados a desenvolvimento Web  (HTML, PHP, ASP, etc), dentre outros.
  • Não é Petrobrás, mas “o desafio é a nossa energia”, isto é, mais do que o próprio dinheiro, fazer o seu empreendimento crescer, ser mais visitado, conhecido e útil deve fazer parte do seu dia-a-dia.

E quanto alguém pode ganhar com anúncios em sites ou blogs?

Sinceramente? Depende. Depende de um grande número de fatores. Quanto tempo você espera empregar semanalmente em seu empreendimento? Qual o capital que dispõe inicialmente para a aquisição de uma boa infra-estrutura (domínio, hospedagem, instalação das ferramentas necessárias)? Qual a área em que quer atuar (automobilismo, saúde, negócios, entretenimento, informação em geral, etc.)?

Assim, é impossível que possamos prever quanto poderemos ganhar. A melhor forma de saber quanto se pode ganhar é… Já estando dentro! Pois assim você saberá melhor quanto você conseguirá transformar de seu tráfego em remuneração e saberá também quanto de trabalho lhe dará para conseguir aumentar o tráfego ou melhorar o potencial de rentabilização.

Em um exemplo hipotético, se você empregar cerca de duas horas por dia, durante cinco dias da semana (no caso, de segunda a sexta-feira, como uma rotina normal de trabalho), dentro de seis meses a um ano seu website deverá estar recebendo reconhecimento dos internautas e o fluxo de caixa começará a acontecer de verdade (antes disso, você estará vendo entrar poucos reais por mês, mas agora já deverá estar começando a receber um valor um pouco mais expressivo).

Na medida em que você continuar a aprender e empregar os conhecimentos a seu favor, o fluxo começará a aumentar e, dentro de outros seis meses a um ano, você já estará satisfeito, percebendo que seu trabalho está a ser bem melhor recompensado.

Nos próximos artigos, discutiremos sobre como iniciar seu blog, como divulgá-lo e como remunerá-lo. Aguarde!

[Este artigo faz parte de uma série de artigos que compõe o minicurso Como Ganhar Dinheiro na Internet]

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

3 comments

  1. DANIELA BORGES LOPES says:

    OLÁ!

    AMIGO ESTOU COM UMA DÚVIDA DANADA. AMEI O CURSO COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET, PORÉM NÃO POSSUO COMPUTADOR EM CASA, ENTÃO ACHO DIFÍCIL SEGUIR POR ESTA LINHA DE TRABALHO. POR OUTRO LADO TENHO ESTUDADO MUITO SOBRE INVESTIMENTO, PORÉM NÃO ACHEI NENHUM AINDA NO QUAL PUDESSE ME ENCAIXAR, POIS SOU ESTUDANTE E SÓ SOBRA CERCA DE 50,00 POR MÊS DO MEU DINHEIRO. VC PODE ME DAR ALGUMAS DICAS DO QUE FAZER?
    POR FAVOR!!!!!!!!
    A PROPÓSITO, ESTOU COMEÇANDO HOJE O CURSO MANUAL DO INVESTIDOR E MESMO SEM TER FEITO O CURSO JÁ TINHA FEITO UM INVESTIMENTO CITADO NELE, A COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA. AGORA SÓ ESTOU NA TORCIDA PARA O DOLAR SUBIR PARA VER O LUCRO QUE TEREI. POR ENQUANTO, ESPERO PACIENTEMENTE.
    UM ABRAÇO

  2. admin says:

    Olá Daniela, tudo bem?

    Desculpe-nos a imensa demora. Quanto à sua pergunta, o ideal seria você investir o seu capital por enquanto na caderneta de poupança mesmo, uma vez que o valor (por enquanto) é curto e você pode acabar por precisar dele.

    A decisão por investir em moeda estrangeira (principalmente o dólar) pode não ter sido uma excelente escolha – como você deve ter percebido nos últimos meses, desde que você postou aqui, a moeda só tem oscilado, sem crescer ou cair realmente. Você pode acabar por precisar esperar tempo demais por uma real valorização da moeda que justifique a realização dos ganhos.

    No momento, para quem está começando, acho que o que é mais válido mesmo é a aplicação do dinheiro na caderneta de poupança e, quando atingir um valor interessante, aí sim transferir parte dele para papéis de renda variável.

    Um abraço e, mais uma vez, perdoe-nos a imensa demora em responder-lhe – muitos comentários, muitos artigos a escrever e, por enquanto, sou eu sozinho aqui. 🙂

  3. alexandre Santos says:

    Bom dia, Tenho um bom Computador em casa acesso a internet e um relativo capital de giro parado, você teria alguma atividade na internet para me indicar.

    Obrigado.

    Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print