Ganhando dinheiro no Squidoo – parte 1

Se você gosta de ler artigos sobre como ganhar dinheiro na Internet, você já deve ter lido em algum lugar a respeito do Squidoo. O Squidoo trata-se de um sistema onde você pode participar como escritor, criando páginas (chamadas lenses) onde você pode discutir sobre vários assuntos possíveis (na verdade, sobre o que você quiser, pois há até mesmo pessoas que usam o Squidoo para criar “páginas de vendas” de seus produtos) e ainda ganhar algum dinheiro.

Não me lembro ao certo como fui parar lá, acredito que foi a partir de um artigo do Custódio, do blog Dinheiro Oportunidade (acabo de me lembrar, acho que foi no IAHBE). Ele comentara sobre seus excelentes resultados no Hubpages, um sistema similar ao do Squidoo, porém somente para a língua inglesa. Além disso, o Hubpages é mais rígido quanto ao que pode ou não ser publicado, bem como à forma de publicação, de tal forma que decidi começar pelo Squidoo.

Já uso (na verdade, muito pouco) o Squidoo há alguns meses e acredito que está na hora de comentar um pouco a respeito do mesmo com vocês, assim, que tiver interesse em ganhar dinheiro no Squidoo já pode começar suas investidas.

Round #1 – Christiano 1 x 1 Squidoo

A primeira coisa que fiz foi lançar um novo projeto no Squidoo, chamado 100 dicas para ficar rico. Tratava-se de um projeto audacioso, de selecionar, catalogar e detalhar 100 dicas que devem ser seguidas por todos nós, “aspirantes a ricos”. Tenho inclusive comentado sobre isso no artigo Novo desafio: 100 dicas para ficar rico!

A ideia parecia e é ótima, só não consegui ainda terminar o projeto (interrompi após 22 dicas). 🙁 Mas enfim, não quero falar agora sobre essa página especificamente, mas sim sobre meus resultados lá.

Todo web marketer sabe que o mais importante para o sucesso de uma página é como os mecanismos de busca a rankeiam. E isso explica por que minha lens consegue poucas visitas (atualmente, de 4 a 8 por semana).

Se você procurar no Google pelo exato título daquela página, você perceberá que ele indicará várias páginas, muitas delas escritas por mim e relacionadas à minha lens, como o artigo que aqui publiquei e supracitei, mas nada de apontar para a minha página Squidoo. 🙁

Em outras palavras, somente escrever, sem uma boa estratégia de marketing para posicionar seu conteúdo nos mecanismos de busca, não vão ajudá-lo muito.

Digo então que esse primeiro round de minha “luta” no Squidoo terminou empatado e favorável a ambos, já que eu somente havia publicado umas duas ou três páginas por lá.

Round #2 – Christiano 0 x 1 Squidoo

Alguns meses depois, estava eu passeando pelo Squidoo quando vi relatórios de uma pessoa comentando ganhar cerca de USD 700.00 no Squidoo, mais uma quantia equivalente no Hubpages, sendo ela uma dona de casa com duas filhas e não poder sair para trabalhar. Achei excelentes os resultados e decidi, então, voltar e dar mais uma tentativa.

Como blogger, sei que um só artigo, por melhor que ele seja, não pode trazer-lhe resultados muito altos, mas aliando a quantidade com a qualidade pode ser incrível. Então, decidi escrever mais páginas. Cerca de 30 páginas, se bem me lembro.

Diversifiquei também quanto ao idioma, traduzindo algumas páginas para a língua inglesa, e esperei por dois meses para ver o resultado. Como único esforço para divulgá-las, criei um blog Squidoo Mania onde divulgo algumas das minhas lenses.

Qual foi o resultado? Zero de rendimentos dois meses seguidos! É, o Squidoo ensinou-me que se quero relmente ganhar dinheiro com ele, preciso aprender não somente a escrever, mas também a divulgar, marketear meus artigos.

Haverá um round #3?

Com certeza! Ao contrário de outras pessoas que procuram somente um método fácil de ganhar dinheiro, prezo por encontrar um onde eu compreenda porque estou recebendo, qual o benefício prestado, e o Squidoo possui isso bem claramente – você é pago pelas vendas que suas páginas conseguem realizar, bem como pelas propagandas que são clicadas.

Desta forma, mesmo que nos últimos meses não tenha ganhado nada consistente, não vejo porque desistir agora. Entretanto, é claro que não vou concentrar-me exclusivamente nisso – meu maior foco são meus blogs (principalmente este 🙂 ) e meu emprego, claro.

Como se inscrever no Squidoo e começar a ganhar dinheiro

Se você se interessou e quer começar a escrever no Squidoo e ganhar dinheiro, basta clicar no sequinte botão:

Após clicar nele, você será levado a uma página onde você começará a configurar as informações acerca do assunto que quer escrever. Daí para começar a escrever o artigo em si é um pulo (ou três passos, melhor dizendo).

Dicas para quem quer ganhar dinheiro no Squidoo

Claro, falei até agora sobre minha tentativa e onde falhei, o que não é suficiente para lhe dizer como acertar, agora, aqui estão algumas dicas quentes para que comece a olhar o Squidoo com um olhar de empreendedor:

  • Se você possui algum tipo de negócio ou infoproduto que precise de visibilidade na Internet, você deveria escrever uma ou mais páginas a respeito disso. Muitas das pessoas que vejo faturando um bom dinheiro por lá dizem ganhar mais por meio das vendas que consegue fechar por lá do que pelas propagandas, sendo assim, você tamém deve considerar o Squidoo como sendo um canal para aumentar a exposição do seu produto/negócio;
  • Artigos devem conter cerca de trezentas palavras ou mais. Quando se fala em blogs, é comum ouvir que o máximo de palavras deveria ser 1000 palavras. Entretanto, pelo que pude perceber, os artigos com maior destaque no Squidoo eram sempre mais extensos e bastante completos quanto ao tema tratado;
  • Escrita + marketing. Só escrever não basta. Você precisa aliar as habilidades de escrita com estratégias de marketing, caso contrário, terá os mesmos resultados que eu tive: poucas visitas, pouco ou nenhum rendimento;
  • O Squidoo trabalha com publicidades de eBay, CafePress e várias outras lojas que vendem produtos. Sendo assim, artigos recomendando ou ensinando como melhor usar os produtos que lá serão expostos são melhor recebidos e convertem muito mais em vendas do que os artigos sobre “coisas que você gosta” e tantos outros temas que o Squidoo geralmente recomenda.

Agora é com você: siga à risca essas quatro dicas aqui apresentadas e diga-nos quais foram os resultados por você alcançados. E então, conseguiu ganhar um bom dinheiro no Squidoo?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print