Ganhando dinheiro no Squidoo – parte 3

Boa noite a todos! Espero que o aviso de hoje funcione mais como uma advertência a possíveis desavisados que, buscando na Internet, encontrem pessoas a “vender o peixe” sobre como ganhar dinheiro no Squidoo escrevendo artigos. Para resumir o objetivo deste artigo: concentrar-se no Squidoo como principal fonte de renda para artigos em língua portuguesa está praticamente impossível!

Antes de vir escrever, claro, decidi realizar uma busca na web para ver se outros bloggers haviam apresentado resultados mais recentes de suas empreitadas com squidoo lenses, mas o que constatei foi que, excluindo artigos traduzidos automaticamente (e com uma péssima tradução!), fui um dos últimos a publicar resultados sobre o uso do mesmo para textos em língua portuguesa!

Aos que frequentam nosso clube a menos tempo, aqui vão os links para os artigos anteriores bem como um breve resumo sobre os resultados de meus experimentos:

  • Ganhando dinheiro no Squidoo – parte 1 – na época em questão, muitos diziam alcançar excelentes resultados por meio de squido lenses em língua portuguesa e o próprio Custódio Fernandes, do Dinheiro Oportunidade, mencionava a possibilidade de bons resultados por lá. Comecei a testar, mas até então, apontava-o como sendo melhor para linkbuilding do que para ganhar dinheiro diretamente;
  • Ganhando dinheiro no Squidoo – parte 2 – já aqui, em 2012, apontei os vários problemas que comecei a perceber na plataforma, como o banimento de páginas em língua não-inglesa (duas ou três de minhas páginas foram removidas de lá, entretanto outras, também em língua portuguesa, ainda permanecem!), links externos recebendo sempre “nofollow” (o que reduz sua eficiência para efeitos de SEO) e a redução drástica no volume de buscas que aquela plataforma de conteúdo teve.

E aqui estou, para apontar quais os resultados até agora e, sinceramente, minha visão desde a época em que escrevi a segunda parte do artigo continua a mesma. Deixe-me apontar alguns dados:

  • Ganhos e pagamentos – até a presente data, tudo o que ganhei foi cerca de USD 15.00 e outros USD 3.72 que estão lá, esperando eu completar o limite de USD 5.00 para receber em minha conta Paypal, o que, a julgar pelo rendimento mensal, deve levar uns… Dois anos? 😀
  • Featured lenses – quando uma lens não é destacada (isto é, não se torna featured), ela não aparece nos resultados de pesquisa por lenses, você não pode divulgá-la em fóruns, enfim, você precisará fazer todo o trabalho de divulgação da mesma (sem contar que ela ainda corre o risco de ser bloqueada ou mesmo banida). Nos últimos meses, com o objetivo de melhorar a qualidade do conteúdo lá publicada, o Squidoo passou a “destacar” menos lenses e adivinhe só? Isso mesmo, páginas em português foram novamente bastante prejudicadas… Neste momento, tenho somente 7 featured lenses, um número que, no passado, já chegou a 30!
  • Tráfego – bem, no passado alcancei um total de mais de 200 visitas semanais em minhas lenses, mas acabo de conferir e o total de visitas nos últimos sete dias é de… 23! Tudo bem, eu sei que no passado eu trabalhei um pouco mais a parte de divulgação de minhas lenses, mas a queda também se dá pelo fato de que algumas das minhas páginas bloqueadas recebiam mais de 70 ou mesmo 100 visitas semanais. Além disso, como todo mundo sabe, conseguir bons SERPS (posições nos motores de busca) está cada vez mais difícil, então quando juntamos tudo… dá nisso.
  • Linkbuilding – como já disse lá em cima, os links agora são geralmente “nofollow”, então o impacto dos mesmos na estratégia de linkbuilding é título de SEO é baixo. Entretanto, hoje estou buscando empregar linkbuilding com o intuito de divulgar diretamente meus blogs em outros websites, então se ao menos o tráfego proveniente daquelas páginas para meus blogs fosse razoável isso seria interessante, mas acabo de olhar aqui no Google Analytics e, para o período de 01 de janeiro de 2013 até a data atual (10 de agosto de 2013), somando-se as visitas provenientes do Squidoo para os meus cinco principais blogs, temos um total de… 113 visitas. Contra 430 visitas do mesmo período, porém do ano de 2012. Enfim, uma queda bem visível (no lugar de um crescimento gradual)!

Enfim, se me perguntar se estou ganhando dinheiro no Squidoo, já sabe que… não. E se procurar na Internet, você perceberá que não há textos recentes em língua portuguesa citando bons resultados (os que falam que dá para ganhar geralmente são textos mal traduzidos, nem mesmo foram revisados!), enfim, acredito que ninguém está ganhando com páginas em língua portuguesa neste momento. Na verdade, os únicos que vejo ainda dizerem que ganham dinheiro por lá, mesmo em língua inglesa, são pessoas a venderem e-books sobre “como ganhar dinheiro no Squidoo”… por que será, não é? 🙂 .

Mas, a fim de não limitarmos somente à minha experiência, agora pergunto: algum dos meus leitores está ganhando dinheiro no Squidoo? Se sim, qual a estratégia sendo adotada? E domingo à noite publicarei artigo sobre a primeira etapa do livro As 5 Etapas do Planejamento Financeiro, aguardem!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print