Ganhando o controle sobre suas finanças

Comentamos em artigos anteriores que para ficar rico, você precisa pensar e agir! Talvez tomado por tal espírito de iniciativa, você finalmente decidiu que é hora de fazer algo sobre suas finanças pessoais. O problema é que você realmente não sabe por onde começar. Bem, a sorte está do seu lado hoje, porque o artigo que se segue vai lhe dar algumas dicas sobre boas coisas que você pode fazer imediatamente para ajudá-lo a voltar para o caminho certo.

Dicas para manter o controle sobre suas finanças

No mundo de hoje é fácil apenas correr por aí e comprar as coisas sem pensar nas consequências. Você gasta o dinheiro e realmente não percebe o quanto foi gasto. Bem, o primeiro passo para gerir o seu dinheiro é descobrir o quanto você está gastando. Portanto, manter o controle de seus ganhos e, no final da semana verificar se estão de acordo com quanto você gasta. Tente manter em seu controle as informações de forma separada, assim você sabe exatamente quanto vai para alimentação, vestuário, etc. Isso, então, pode ajudá-lo a decidir onde você pode fazer algumas mudanças.

Tente fazer cortes onde for possível. Provavelmente você não precisa gastar tanto com suas contas de telefone fixo, celular e acesso à internet. Você também poderia viver sem TV a cabo. Veja as coisas de que você poderia se livrar ou minimizar para ajudar a aumentar quanto de dinheiro sobra em seu bolso.

Aproveite bem o tempo na hora de comprar. Muitos itens podem ser comprados online com um desconto significativo. Além disso, muitas destas lojas ainda oferecem frete grátis. Verifique se você pode obter certas coisas online em vez de ir a uma loja local e acabar pagando mais caro. Se você for a uma loja local, verifique os preços. Procure em anúncios locais quais itens estão à venda. Você também pode perguntar nas lojas se elas oferecem catálogos por correio, o que pode poupar-lhe tempo e até mesmo algum dinheiro.

Tente não fazer compras em seus cartões de crédito. Muitas vezes é muito fácil perder o controle dessas compras e se empolgar. Qualquer compra que é feita no cartão de crédito estará mais para um empréstimo, na medida em que pode levá-lo a usar o famoso crédito rotativo. Se você não mantiver o controle de quanto você está gastando, é fácil acabar extrapolando seu limite mensal. Se você usar cartões de crédito, certifique-se de manter o controle de quanto você está gastando mensalmente – e quanto é o seu limite mensal para tal. Não só vai ajudá-lo a manter-se mais responsável com seus gastos, mas também irá ajudá-lo a se certificar de que você terá dinheiro suficiente para cobrir suas despesas.

Certifique-se de pagar suas contas assim que recebê-las. Ao pagar suas contas antes da data de vencimento, você não precisará pagar juros. Cada dia que passa após o vendimento você terá um valor maior para pagar. Se você pagar atrasado, não só você tem que pagar juros sobre os dias extras, mas também será cobrada uma taxa de atraso.

Muitas vezes, o primeiro passo para fazer uma mudança é o mais difícil. O artigo acima deu-lhe algumas ideias sobre alguns passos simples que você pode tomar para ajudar a sua situação financeira. Então dê o primeiro passo hoje ganhando o controle sobre suas finanças.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print